A Arte da Guerra

A Arte da Guerra

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça o tratado militar escrito pelo estrategista chinês que influenciou diversos líderes mundiais

TechTudo
por TechTudo em 25/01/2010 19h53

A Arte da Guerra foi escrito no século IV por um estrategista militar chinês conhecido como Sun Tzu. Trata-se de um tratado abordando os aspectos estratégicos da guerra em treze capítulos. Historiaores acreditam ter sido usado por personalidades históricas como Napoleão Bonaparte, Mao Tse Tung e pelo general Alberto Cardoso.

"Conhece teu inimigo como conhece a ti mesmo, e nunca porás a vitória em dúvida. Conhece o terreno, conhece o tempo, e a tua vitória será total". Sun Tzu acreditava que, na guerra, o ideal é vencer sem combater. Segundo ele, o êxito de uma organização, seja um exército ou uma empresa, depende de quatro condições: objetivo comum, sensibilidade ao ambiente, liderança capaz e fluxo de informações eficiente.

Em A Arte da Guerra fica claro que tudo precisa passar pelo líder, e a autoridade deste deve provir de seu caráter e de sua conduta, não da posição que ocupa. E quem pode ser líder? Quem cultiva cinco virtudes, de acordo com Sun Tzu: integridade, coragem, gentileza, disciplina e sabedoria.

O empresário que busca analisar constantemente os objetivos de seu negócio, e elaborando estratégias sob o ponto de vista de Sun Tzu, poderá enfrentar a guerra com muito mais tranqüilidade e sabedoria, do que enfrentar a guerra com todas as suas armas empunhadas.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura