A Viuvinha

A Viuvinha

Leia na íntegra um dos romances urbanos mais importantes da literatura

O jornalista, político, advogado, romancista e teatrólogo cearense José Martiniano de Alencar (1829 - 1877) é um dos grandes representantes da literatura brasileira. Escreveu para publicações impressas, produziu romances urbanos, regionalistas, históricos e peças de teatro. Marcou assim presença no retrato da sociedade de sua época, inclusive tocando no tema indígena como um dos elementos mais importante em muitas de suas obras mais importantes.

A Viuvinha

A obra A Viuvinha é o segundo romance urbano do escritor. Ao lado do outro clássico de sua autoria, O Guarani, é não só uma das obras de maior sucesso do autor, mas também uma das obras literárias mais importantes da história brasileira. Lançado em 1890 o livro é um reflexo dos costumes e tradição da sociedade carioca da época, em pleno Segundo Reinado.

Hoje ponto comum no aprendizado da literatura do Brasil, o romance conta a história de um jovem casal de namorados, Carolina e Jorge, prestes a se casar. Às vésperas do matrimonio o jovem descobre que seu pai, após falecer, deixou dívidas que ameaçam Jorge de encontrar a miséria e desonra. Os dois casam mesmo assim, mas, temeroso e culpado, Jorge foge na noite de núpcias, forjando sua morte para ter tempo de limpar o nome de sua família. Carolina, acreditando ser viúva, mantem-se fiel e passa a só utilizar roupas pretas. Por isso, passa a ser chamada de a viuvinha da cidade. Depois de restabelecido, Jorge retorna e, sem revelar sua identidade, volta para seu grande amor.

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Lançamento

25/05/2010

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Educação? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Educação →