Adobe Illustrator

Adobe Illustrator

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Adobe Illustrator CC traz ferramentas poderosas e recursos funcionais

Renato Carvalho
por Renato Carvalho em 20/08/2013 15h30

O Adobe Illustrator é um programa utilizado por designers gráficos com foco em ilustrações, para Mac e Windows. A última versão lançada do serviço é o Illustrator CC, com suporte para a Creative Cloud da empresa, que permite uma interação maior entre usuários e desenvolvedores, além de oferecer recursos inéditos. O programa é pago, porém os interessados podem efetuar o download de uma versão para testes através do site do Adobe.

Menus

O Adobe Illustrator traz menus similares aos apresentados pelos outros programas de editoração eletrônica produzidos pela empresa. No topo da tela principal são relacionados os atalhos que permitem funções como criar e salvar novos arquivos, editar objetos e medidas, alterar e gerenciar fontes, entre outras funcionalidades.

Os efeitos especiais disponibilizados estão relacionados no mesmo local. São oferecidas possibilidades de edição em objetos que simulam três dimensões e mais uma série de recursos exclusivos do programa. Na mesma aba são relacionados os efeitos que também são oferecidos através do Adobe Photoshop.

Ferramentas

A barra lateral, inicialmente localizada na extremidade esquerda da tela, conta com as ferramentas essenciais para uma edição completa no programa. Os usuários encontram no campo recursos de seleção, criação variada de objetos, organização do conteúdo, efeitos de perspectiva, de visualização e mais uma série de itens que oferecem um suporte consistente para a criatividade do desenvolvedor.

No topo da tela os interessados podem acessar o atalho de janelas. Nele são disponibilizadas as janelas móveis, que podem facilmente ser ocultadas para facilitar a visualização do campo do trabalho. Acesse sempre o ícone para acionar os campos não utilizados anteriormente.

Diferenciais da versão Illustrator CC

Além de contar com um suporte maior do que as versões convencionais, o Illustrator CC traz novas ferramentas que prometem facilitar ainda mais o processo criativo dos utilizadores. Entre as que merecem mais destaque estão a ferramenta Touch Type, a nova função dos pincéis, a reformulada pesquisa de fontes, a possibilidade de inserção de variados arquivos de uma única vez e a extração de CSS.

Baixe a versão de avaliação do Adobe Illustrator CC para conhecer as novas ferramentas e desenvolver projetos gráficos ainda mais complexos.

Nossa opinião

O Adobe Illustrator CC é sem dúvidas a ferramenta mais funcional da série lançada pela empresa. Agregando recursos solicitados pelos usuários e funcionalidades extremamente criativas, o serviço oferece uma experiência mais intuitiva, com mecanismos avançados e variadas possibilidades de criação.

Ao entrar no programa os usuários irão observar um conceito bastante próximo ao apresentado no Adobe Illustrator CS6. A área de trabalho é composta por um tom de cinza escuro e as ferramentas são oferecidas na mesma disposição. Fica claro que será preciso explorar o programa de maneira mais profunda para retirar o melhor que o serviço tem para oferecer.

Os resultados são animadores. Além dos recursos passados, as novas ferramentas são funcionais ao extremo. A função Touch Type oferece ao usuário a “Datilografia”. O recurso permite uma edição intuitiva dos textos, dividindo palavras em letras separadas para tornar todo o processo mais dinâmico.

Gerar criações em CSS é uma das principais apostas da Adobe para a edição. O recurso funciona bem, possibilitando que os utilizadores desenvolvam sites com uma rapidez maior. Basta que o usuário acione, copie e cole o código apresentado diretamente no editor da web para que as alterações sejam aplicadas.

Além dos recursos adicionais de criação e desenvolvimento avançado, o Adobe Illustrator traz uma integração com o Behance. Os interessados poderão compartilhar projetos finalizados ou em andamento de forma intuitiva, recebendo respostas em tempo real de inúmeros profissionais especializados da indústria.

O novo Adobe Illustrator é completo. Os profissionais que acompanharam a evolução do software compartilharão a sensação de extrema liberdade criativa. Baixe agora mesmo a versão de testes do programa e tente não ficar impressionado com as inúmeras funcionalidades apresentadas pela Adobe.

Prós
  • Novas ferramentas
  • Recursos avançados de edição de fontes e vetores
  • Interação com outros serviços
  • Suporte constante
  • Desenvolvimento básico para web
Contras
  • Não há

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Adobe

Lançamento

31/03/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

O Adobe Illustrator CC é sem dúvidas a ferramenta mais funcional da série lançada pela empresa. Agregando recursos solicitados pelos usuários e funcionalidades extremamente criativas, o serviço oferece uma experiência mais intuitiva, com mecanismos avançados e variadas possibilidades de criação.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Imagens ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Imagens