AVA - Alliance of Valiant Arms

AVA - Alliance of Valiant Arms

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Torne-se um herói de guerra em A.V.A., um FPS gratuito de alto nível

Felipe Velloso
por Felipe Velloso em 15/11/2013 17h11

Alliance of Valiant Arms (ou A.V.A) é um game, disponível para Windows, conhecido por ser um dos poucos F2P MMO que oferecem bons gráficos e uma jogabilidade com profundidade. A comunidade de A.V.A. alega que este é um dos poucos first person shooters capazes de rivalizar com outros games pagos do gênero, como Counter Strike e Call of Duty.

Na história de AVA, o presidente da Rússia, Vladmir Mashkov, lidera os países da antiga União Soviética, passando a unir forças e assim criando uma nova ordem chamada de NRF (Neo Russia Federation). O objetivo dessa união é retomar os territórios que algum dia pertenceram aos países envolvidos na facção e manter-se supremo em toda a Europa.

Com o início dos conflitos, a NRF consegue ocupar um sexto de todas as nações do mundo e assumir, assim, o posto de terceira maior nação, estando atrás da China e Índia. Como uma forma de tentar impedir a dominação global, o resto da Europa se mobiliza e pede ajuda internacional. Assim nasce uma nova facção, a EU (Eastern Europe), que está pronta para contra-atacar os russos.

Rodado com a Unreal Engine 3, a mais popular engine gráfica desta geração, AVA é capaz de produzir gráficos muito realistas e satisfatórios. O título tem fases relativamente grandes e conta com diversos personagens. O game apresenta uma boa variedade de modos, que são parte seu principal atrativo. Alliance of Valiant Arms apresenta sempre duas equipes distintas, The European Union (EU) e a New Russia Federation (NRF).

Não economize hardware

Para rodar AVA na qualidade máxima, é necessária uma boa placa de vídeo. Isso porque - diferente de outros jogos de tiro online e gratuitos - ele foi desenvolvido em um motor gráfico nada modesto, que é a Unreal 3. Isso proporciona uma movimentação realista dos personagens, na qual é possível ver muitos detalhes tanto dos cenários quanto dos soldados.

Por falar em cenários, estes são baseados em localizações reais da Europa, com muitos esconderijos a serem explorados. Contudo, não existe uma grande interação com os elementos do cenário, ou seja, é possível atirar em uma lâmpada e não quebrá-los.

Jogabilidade

Existem três classes de soldado que definem o estilo de jogador em AVA. Elas são o "Rifle Man", que tem maior resistência a ataques e armas pesadas em seu arsenal, como rifles e granadas. Outra classe é o "Point Man", que é especialista em combates em curta distância, portando uma escopeta, uma faca e uma submetralhadora.

Por fim, existe a classe "Sniper", que pode atacar de longas distâncias sem ser descoberto e tem como arsenal os rifles de alta precisão. Esta é uma classe boa para analisar pontos de concentração inimiga e orientar seus colegas de time durante as partidas.

Modos de Jogo

A.V.A apresenta uma grande variedade de modos de jogo, competindo de frente com jogos pagos do gênero. Em "Annihilation" (Aniquiliação) há o tradicional deathmatch, ou seja, os dois times se enfrentam em vários estágios diferentes e aquele que conseguir 80 ou 180 pontos ganha.

Já o modo no "Demolition" (Demolição), você deve implantar uma bomba em algum lugar enquanto o time rival deve tentar desarmá-la. Em "Escort" (Escolta), uma das esquipes deve escoltar um tanque enquanto ele se move lentamente. A outra, com lança-foguetes tem a missão de destruí-lo.

A opção "Free for All" (Livre para todos) dá aos jogadores a liberdade para matarem uns aos outros e "Domination" (Dominação) faz com que eles assegurem um ponto estratégicos para defendê-lo. Há ainda o modo "Sobrevivência", no qual é cada um por si, com somente uma única vida, e "Convoy" (comboio), no qual um dos times deve encontrar e capturar uma maleta que é protegida pelo outro.

Além dos modos, a jogabilidade de AVA é exatamente igual aos principais FPSs do mercado, com diferentes classes, perks e todos os conceitos que se tornaram padrões para este gênero, incluindo até mesmo achievements para as suas principais realizações durante a partida. Faça o download de A.V.A - Alliance of Valiant Arms e se prepare para um jogão!

 

Nossa opinião

AVA é, sem dúvidas, um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa gratuitos. O game é capaz de rivalizar com os clássicos do gênero em quase todos os sentidos. Visualmente, aproveita dos claros benefícios de Unreal Engine 3, até hoje uma das melhores engines visuais desta geração.

Todos os cenários são muito bem detalhados e a animação dos personagens é muito realista. Desde as cidades destruídas até os ambientes selvagens, tudo parece ter sido desenvolvido com atenção e cuidado para imergir melhor os jogadores no campo de batalha. O som é igualmente relevante, ainda que as músicas tema sejam um pouco repetitivas e carentes de originalidade.

Em termos de jogabilidade, o título funciona como quase todos os FPSs militares. Há diversas classes para se escolher, com habilidades que vão sendo liberadas de maneira progressiva. Você pode mudar sua classe depois de cada uma das suas mortes.

Podemos destacar ainda seus diferentes modos de jogo. De aniquilação até o Free-for-all, eles oferecem a importante variedade que tornam este FPSs uma opção mais interessante que os seus rivais.

Um dos maiores defeitos de AVA é que a falta de um nível maior de customização para cada um dos personagens, algo que a cada dia parece ser mais comum em jogos deste gênero. Fora as classes, certas habilidade e um número de mudanças na aparência, você nunca sente realmente que está jogando com um personagem seu.

Enfim, AVA é certamente uma das melhores opções para aqueles jogadores que procuram por um bom game de tiro em primeira pessoa. Ele é gratuito, possui uma ampla variedade de modos diferentes e um visual que rivaliza aqueles de clássicos pagos.

Prós
  • Grande variedade de modos
  • Visual realista e detalhado
  • Comunidade ativa com jogadores disponíveis a qualquer hora do dia
Contras
  • Falta originalidade em termos de jogabilidade
  • O jogo peca por possuir poucas opções de customização
  • O som de AVA não chama a atenção

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Redduck

Lançamento

12/11/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

AVA é, sem dúvidas, um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa gratuitos. O game é capaz de rivalizar com os clássicos do gênero em quase todos os sentidos. Visualmente, aproveita dos claros benefícios de Unreal Engine 3, até hoje uma das melhores engines visuais desta geração.

Opinião dos usuários

Fórum

AVA - Alliance of Valiant Arms

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos