Amazon Chime

Amazon Chime

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Amazon Chime permite fazer reuniões virtuais com até 100 pessoas

Paulo Alves
por Paulo Alves em 15/02/2017 12h18

Amazon Chime é um aplicativo para Android, iOS, Windows e Mac que permite fazer chamadas de vídeo em grupo simultaneamente. Com acesso pelo celular e computador, membros podem conversar com áudio ou texto, além de compartilhar arquivos e a tela do PC para fazer apresentações online. O software é um poderoso concorrente com o famoso Skype. 

Interface

A interface é dividida em três funções principais: Join Meeting, para entrar em uma reunião virtual já criada; Instant Meeting, para criar sua própria sala e convidar contatos; e Message, para conversar com usuários adicionados previamente na sua agenda do Chime.

As reuniões têm várias ferramentas que facilitam a interação entre os membros. Na função de chat, é possível conversar durante a apresentação de alguém para fazer perguntas e enviar e receber arquivos importantes. O moderador tem poderes especiais para colocar integrantes da reunião no mudo e impedir conversas paralelas. Para isso, pode tirar proveito do “Modo Evento”.

Recursos

O recurso Join Meeting permite participar de uma reunião de duas formas: clicando em um link recebido por e-mail ou digitando um código de ID da reunião. Ao entrar, o usuário tem opção de usar áudio e vídeo do computador, áudio e chat pelo smartphone em modo conferência ligando para um número de telefone – nesse último caso, vale usar qualquer celular, mesmo sem ser um smartphone.

Um mesmo usuário pode criar salas virtuais para diferentes propósitos: uma para o time de vendas, outra para a criação, e assim por diante. É possível manter um calendário em cada sala para organizar eventos futuros agendados por alguém de uma mesma equipe.  Todas as conversas, que podem ser gravadas para consulta posterior, têm criptografia avançada em 256 bits para proteger os dados trafegados.

Preço

O serviço é gratuito somente para chamadas entre duas pessoas pelo computador ou celular. Por US$ 2,50 mensais por moderador, o plano Plus oferece conversas em vídeo com até 16 pessoas ao mesmo tempo via computador, e 8 pessoas pelo smartphone. Já a assinatura Pro permite criar salas de reunião com até 100 integrantes, e custa US$ 15 moderador por mês. A Amazon oferece 30 dias gratuitos do plano Pro e sem exigir cartão de crédito.

Nossa opinião

Pronto para bater de frente com o Skype for Business, o Amazon Chime é uma tentativa interessante de oferecer uma plataforma de vídeo em grupo. No entanto, mais do que videochamadas, a solução foca em reuniões virtuais, com vários recursos que permitem a um moderador gerir sua audiência e controlar a apresentação sem ser interferido pelos demais integrantes.

A qualidade de transmissão de vídeo agrada. Em testes conduzidos em rede 4G pelo celular e rede Wi-Fi de velocidade baixa no computador (cerca de 1,5 Mbps), a videochamadas ajustou a qualidade da transmissão e evitou quedas da ligação. O mesmo aconteceu com o compartilhamento de arquivos: mesmo em situações em que a internet não ajuda, o Chime consegue transferir documentos relativamente pesados sem acusar erro.

A usabilidade requer alguma paciência para se acostumar. Diferente do Skype ou de soluções famosas em empresas como o GoToMetting, o Amazon Chime não é tão fácil de operar logo de cara. É algo que se torna ainda mais complicado com a falta de versão em português: são tantas opções de controle de reuniões e configuração das salas e chamadas que um usuário não familiarizado com o idioma inglês pode se perder.

O programa não é feito para usar com amigos, já que tem foco empresarial. Funções como compartilhamento de tela e de convites deixam claro que não se trata de uma ferramenta para competir com o Skype comum. Se você precisa de uma solução de videochamadas em grupo para o trabalho, pode valer a pena testar para conhecer. No entanto, sem localização para o Brasil – como a função de conferência, cujo número de conexão é americano – fica difícil justificar o uso em estágio tão inicial.

Prós
  • Chamadas em grupo com áudio, vídeo e chat
  • Compartilhamento de tela
  • Controles avançados para moderadores
  • Convites personalizados de reuniões
  • Controle de salas de reuniões virtuais
Contras
  • Sem opção em português
  • Função de conferência telefônica restrita no Brasil
  • Poderia ser mais fácil de usar
Serviço tem versão gratuita e permite teste da assinatura Pro gratuitamente por 30 dias; veja os recursos.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Amazon

Lançamento

15/02/2017

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Pronto para bater de frente com o Skype for Business, o Amazon Chime é uma tentativa interessante de oferecer uma plataforma de vídeo em grupo. No entanto, mais do que videochamadas, a solução foca em reuniões virtuais, com vários recursos que permitem a um moderador gerir sua audiência e controlar a apresentação sem ser interferido pelos demais integrantes.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Áudio e Vídeo ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Áudio e Vídeo