Avast Mobile Security & Antivirus

Avast Mobile Security & Antivirus

9.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Avast: proteja o celular contra malwares e curiosos

Paulo Alves
por Paulo Alves em 09/11/2015 19h48

Avast Mobile Security & Antivirus é um aplicativo para Android que escaneia o aparelho em busca de apps e códigos maliciosos em geral, de modo a evitar possíveis infecções por malware. O programa também conta com ferramentas extras, como escaner de roteador, proteção de apps com senha e sistema de gerenciamento de senhas multiplataforma. O app é gratuito para uso.

Como funciona

O antivírus usa uma base de dados online para fazer varreduras no aparelho, então o usuário tem a vantagem de não ter que se preocupar com atualizações constantes: como a assinatura é na nuvem, o registro de novos vírus e malwares está sempre atualizado. O escaner de vírus opera tanto em apps quanto em arquivos e pastas do sistema.

O Avast ajuda a proteger a privacidade do usuário ao procurar por permissões suspeitas de apps instalados, assim como configurações indesejadas no celular, que talvez possam estar ativadas sem o conhecimento do dono. Com um toque, o usuário pode fazer uma varredura e saber quais providencias deve tomar para tornar seus dados privados.

O bloqueio de apps permite definir uma senha padrão para qualquer app instalado no telefone, protegendo de possíveis curiosos quando o aparelho não está bloqueado. A senha pode ser configurada desde que o usuário crie uma conta Avast ou informe seu número de telefone para a ativação do perfil.

O mesmo ocorre com o sistema anti-roubo, embutido no app para que possa localizar o aparelho em caso de extravio, incluindo envio de comandos via SMS. Portanto, o sistema funciona mesmo quando o aparelho está sem conexão de dados, permitindo o desligamento e formatação completa do telefone para proteger seus dados.

Com o Firewall integrado, o app é capaz ainda de bloquear a conexão via Wi-Fi ou de dados para qualquer app instalado, de modo a se proteger contra possíveis invasores, caso o usuário verifique atividade suspeita; e a economizar a franquia da conta de telefone. Com acesso root, o usuário pode até criar regras avançadas de bloqueio de entrada e saída, como em um PC.

Outra maneira de controlar os dados que entram e saem do aparelho é utilizando o monitor de tráfego, que separa bytes trocados com servidores externos por cada aplicação instalada, facilitando a vida do usuário na hora de identificar apps que consomem muita banda. O mecanismo auxilia para controlar o pacote de dados, útil em aparelhos com Android antigo.

O Avast também serve como um gerenciador único de apps, permitindo ter o controle total sobre o espaço ocupado e todas as permissões que eles têm sobre o sistema. O gerenciamento de apps ainda oferece atalho para a desinstalação de programas indesejados, promovendo otimização da memória mal utilizada.

Nossa opinião

Mesmo com tantos motivos para usuários terem antivírus no celular – o Android é alvo de uma enxurrada de malwares novos todos os dias – softwares de proteção como o Avast vêm se reinventando, oferecendo cada vez mais funções extras. A versão para Android, além de buscar por infecções, oferece scanner de rede Wi-Fi, firewall, sistema antifurto e muitas outras ferramentas que se mostram úteis para quem se preocupa com segurança.

Há muitos itens a serem explorados, o que poderia dificultar a vida de usuários iniciantes. Porém, com uma interface organizada e bem estruturada em tópicos de menu simples, o app pode ser usado com facilidade mesmo por quem não tem muita experiência com esse tipo de programa no celular. Poucas restrições ficam por conta de configurações requeridas pelo firewall avançado e bloqueio de apps.

O design agrada tanto pela organização dos elementos quanto pelas animações, sempre importantes para fazer o usuário entender o que está ocorrendo no aparelho. O ponto alto vai para a animação de escaner de apps, que exibe os programas que estão sendo analisados, dando uma sensação de segurança.

O problema do Avast é, na verdade, o mesmo de quase todo antivírus para Android. Eles ocupam bastante memória e ficam ativados o tempo todo no plano de fundo, consumindo RAM desnecessária e prejudicando o funcionamento de celulares baratos, que têm hardware modesto. Além disso, ele prolonga o tempo de instalação de apps, pois rastreia um por um, o que pode ser uma dor de cabeça para quem tem conexão lenta.

No final das contas, ter o Avast ou outro programa do tipo no celular é uma precaução necessária para quem não tem cuidado suficiente na hora de baixar apps e arquivos para o celular, ou costuma ser presa fácil em sites com muitos banners de propaganda que podem levar a infecções. Para o restante dos usuários, manter o app na memória só significa consumo de recursos extras no celular, a não ser que você seja atraído pelas inúmeras funções que ele traz.

Nesse sentido, vale ficar de olho no bloqueio de apps, sistema antifurto e gerenciamento de senhas, que podem ser os recursos mais importantes do Avast, mais até que seu proposito inicial, que é proteger o aparelho de vírus.

Prós
  • Interface bem organizada
  • Recursos extras úteis
  • Base de dados na nuvem
Contras
  • Alto consumo de recursos
  • Prolonga o tempo de instalação de apps

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Jean Heusy Junior

10 de Abril de 2015
show de bola, avast always avast
avatar

Luciano de Oliveira Braga

02 de Julho de 2016
Muito show!!!
avatar

Luciano de Oliveira Braga

02 de Julho de 2016
Muito show!!!
avatar

Jean Heusy Junior

10 de Abril de 2015
show de bola, avast always avast
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

AW Solutions

Lançamento

05/11/2015

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

Mesmo com tantos motivos para usuários terem antivírus no celular – o Android é alvo de uma enxurrada de malwares novos todos os dias – softwares de proteção como o Avast vêm se reinventando, oferecendo cada vez mais funções extras. A versão para Android, além de buscar por infecções, oferece scanner de rede Wi-Fi, firewall, sistema antifurto e muitas outras ferramentas que se mostram úteis para quem se preocupa com segurança.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Antivírus ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antivírus