Avast Free Antivírus

Avast Free Antivírus

9.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Avast Free Antivírus: faça download, proteja-se e melhore o desempenho do PC

Paulo Alves
por Paulo Alves em 14/04/2016 16h11

Avast Free Antivírus é um antivírus para PC para Windows, Mac, e mobile para Android e iOS. Na versão 2016, uma série de recursos se somam às ferramentas extras já oferecidas em versões passadas. O programa, além de rastrear e eliminar malware do computador, também ajuda a manter o PC sempre atualizado e com bom desempenho, graças a um novo sistema que elimina o lixo eletrônico. É possível baixar o avast em versões tanto grátis (free) quanto pagas. 

SmartScan

O recurso mais básico do Avast é o SmartScan, responsável por buscar por ameaças no seu computador e na web. Localmente, o programa faz varreduras programadas e fica sempre alerta caso o usuário tente executar um arquivo suspeito. Na Internet, o antivírus monitora sites acessados e e-mails abertos para garantir que nenhum site possa infectar o computador.

Gerenciador de senhas

Uma das novidades do Avast 2016 é o gerenciador de senhas. O recurso obtém e analisa todas as senhas gravadas em navegadores e concede uma pontuação que aumenta de acordo com seu nível de dificuldade. Além disso, ele permite criar novas senhas para evitar que o usuário tenha que memorizar muitas combinações alfanuméricas – a ideia é concentrar tudo no Avast, seja no PC ou no celular.

Cleanup e atualizador de programas

Para melhorar a performance do PC, o Avast traz o Cleanup, que limpa a memória e o registro do Windows, além de um atualizador de programas embutido responsável por rastrear os softwares instalados e sugerir versões mais recentes para download – é possível por exemplo, baixar updates para o Flash, Chrome, Firefox, entre outros diretamente do antivírus.

Análise de rede doméstica

Para aumentar o nível de segurança, especialmente em ambientes onde a mesma conexão é usada por múltiplos usuários, o Avast oferece o Home Network Security, que busca por eventuais falhas em roteadores e emite alertas em caso de vulnerabilidades.

Sandbox e Safe Zone

A Sandbox embutida no Avast permite ficar longe de infecções executando programas suspeitos em um ambiente controlado. A Safe Zone é um recurso que entra em ação na web, na hora de acessar sites bancários – o antivírus isola o internet banking de outros websites, protegendo a conexão de potenciais invasores.

Firewall, VPN e acesso remoto

Presente desde versões antigas, o Avast 2016 também conta com firewall, capaz de liberar ou bloquear conexões de cada programa instalado; Secure Line para criação de VPNs, de modo que o usuário possa preservar sua privacidade na web e acessar sites com restrição territorial; e o recurso de acesso remoto, que fornece um PIN para que outra pessoa abra e manuseie sua máquina à distância.

Nossa opinião

A nova versão do Avast continua sendo uma das melhores do mercado, tanto para o usuário gratuito como o que paga, trazendo novidades que o tornam rival de apps como Ccleaner e 1Password.

Por mais que o Windows 10 tenha melhorado bastante a gestão de memória, a maioria dos usuários do novo sistema operacional da Microsoft ainda usa versões antigas, ou seja, precisando de programas de melhoria de desempenho, como Ccleaner e Advanced System Care. Nesse sentido, o novo Avast pode ser uma boa aposta de substituição, já que integra recursos de limpeza de disco junto com proteção contra malwares.

Boa parte de seus recursos extras está disponível somente em versões pagas do Avast, como o Internet Security, o Premier e o Pro. A versão gratuita não traz o Cleanup e o analisador de redes domésticas, por exemplo. Mas, a boa notícia é que, pelo menos, vem equipada com o gerenciador de senhas e o recurso de atualização de programas, que podem ser bem úteis para qualquer perfil de usuário no dia a dia.

O design também é agradável, trazendo refinamentos no visual da versão 2015, agora ainda mais limpo e fácil de usar. O desempenho continua satisfatório, embora não seja o melhor do mercado – em testes recentes feitos pela AV-Test, o Avast teve pontuação mediana em avaliações de assinaturas. Mas, como nenhum antivírus é capaz de evitar roubo de dados sozinho, continua nas mãos do usuário o papel de filtrar o conteúdo antes de acessar.

Prós
  • Design elegante
  • Gerenciador de senhas
  • Safe Zone protege dados bancários
Contras
  • Desempenho mediano de detecções
  • Algumas funções só estão disponíveis em versões pagas

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Moisés Teodoro Mendes da Silva

05 de Agosto de 2015
muito bom ele
avatar

Moisés Teodoro Mendes da Silva

05 de Agosto de 2015
muito bom ele
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Avast!

Lançamento

01/07/2014

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

A nova versão do Avast continua sendo uma das melhores do mercado, tanto para o usuário gratuito como o que paga, trazendo novidades que o tornam rival de apps como Ccleaner e 1Password.

Opinião dos usuários

Fórum

Avast Free Antivírus

Você ficou com alguma dúvida sobre Antivírus ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antivírus