Avast Free Antivírus

Avast Free Antivírus

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Avast usa poder da nuvem e fica mais leve para identificar vírus; saiba baixar

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 30/08/2016 11h53

Avast Free Antivirus é um software de segurança com versões que você pode baixar para Windows, Mac OS X, Android e iOS e ser usado em versões gratuitas e pagas. Além de cumprir com as tarefas convencionais de um bom antivírus, o Avast engloba ferramentas úteis para aumentar o nível de proteção dos dispositivos dos usuários.

O software também possui versões pagas de Avast para Linux. Confira os preços: Avast Core Security (para um servidor e durante 1 ano): R$ 326,19; AvastFile Server Security (para um servidor e durante 1 ano): R$ 407,74. 

Na versão mais recente, a Nitro, o Avast apresenta um mecanismo de varredura e identificação de vírus e ameaças em tempo real, que funciona na nuvem, o que torna o funcionamento do aplicativo mais leve para o computador.

A versão do Avast a partir da atualização Nitro Update promove a chegada de uma integração com a computação na nuvem.

O principal destaque é a análise de vírus realizada na nuvem, o que torna o Avast mais leve para o computador, já que o processamento necessário para essa tarefa acaba liberado para o usuário.

Outra novidade da atualização, relacionada com a implementação de suporte na nuvem, é o CyberCapture. A ideia aqui é que usuários tenham um canal ágil de análise de suspeitas com especialistas da Avast.

De acordo com os desenvolvedores, arquivos suspeitos podem ser isolados num ambiente seguro para envio a especialistas de segurança que irão examiná-los.

Com o diagnóstico sobre o status de segurança dos arquivos, a equipe da Avast retorna o contato com o usuário, estabelecendo se os itens suspeitos inspiram cuidados, ou se são seguros.

O SafeZone é um navegador de Internet seguro, que acompanha o Avast, e bastante indicado para o usuário que precisa acessar uma página de Internet que considera suspeita, ou que pode ser alvo da ação de invasores.

O SandBox é um mecanismo que isola uma parte do sistema, permitindo a execução de arquivos perigosos dentro desse espaço, impedindo que eventuais vírus se espalhem pela máquina.

Ferramentas elogiadas nas versões anteriores, o Cleanup, que promete manter o computador limpo e o registro do Windows em dia; atualizador de programas, que mantem os apps instalados na máquina atualizados e o gerenciador de senhas estão de volta na versão Nitro Update.

Nossa opinião

O novo Avast Nitro Update continua sendo uma das melhores opções de antivírus grátis do mercado. Com a novidade dos recursos de processamento de dados e análise de ameaças na nuvem, oferecidos até mesmo para quem usa o antivírus na modalidade free, o Avast busca se diferenciar da concorrência ao mesmo tempo que procura combater problemas de lentidão e baixa performance, vistos em algumas edições anteriores.

A ideia de rodar a análise de vírus na nuvem chama bastante a atenção porque em testes da AV-Comparatives, instituição que analisa frequentemente a performance e segurança de antivírus, computadores com Avast se mostraram mais rápidos do que aqueles que contam com o Windows Defender, o antivírus padrão da Microsoft.

O ganho de performance é bem vindo sobretudo porque sua chegada não compromete outras faces e recursos do Avast, que continua carregado de funções e complementos interessantes (ainda que o uso avançado de boa parte dessas funções dependa de assinaturas das versões pagas, como a Premier: Cleanup, analisador de segurança em redes domésticas e gerenciador de senhas ainda ficam vinculados ao pagamento de versões pagas (além do Avast Premier, há os pacotes Pro e Internet Security).

Mas encontramos lentidão para usar o navegador SafeZone. O ato de abrir o aplicativo em um computador com 8 GB de RAM se mostrou bastante lento, comprometendo inclusive o uso de outros aplicativos no mesmo instante.

Em resumo, o Avast continua sendo uma opção de qualidade entre antivírus gratuitos para Windows. As novas funções implementadas na versão mais recente justificam a atualização de quem já roda o aplicativo e podem ser interessantes para aqueles que procuram um novo antivírus.

Com bom equilíbrio de funções disponíveis gratuitamente e pacotes pagos interessantes, o Avast é um dos melhores antivírus para Windows da atualidade.

Prós
  • Perspectiva de rodar análise de vírus na nuvem promete tornar o antivírus mais rápido
  • CyberCapture útil para identificar arquivos suspeitos em tempo real
Contras
  • Uso do SafeZone poderia ser melhor
  • Funções como otimização do PC só disponível nas versões pagas

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Moisés Teodoro Mendes da Silva

05 de Agosto de 2015
muito bom ele
avatar

Moisés Teodoro Mendes da Silva

05 de Agosto de 2015
muito bom ele
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Avast!

Lançamento

01/07/2014

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O novo Avast Nitro Update continua sendo uma das melhores opções de antivírus grátis do mercado. Com a novidade dos recursos de processamento de dados e análise de ameaças na nuvem, oferecidos até mesmo para quem usa o antivírus na modalidade free, o Avast busca se diferenciar da concorrência ao mesmo tempo que procura combater problemas de lentidão e baixa performance, vistos em algumas edições anteriores.

Opinião dos usuários

Fórum

Avast Free Antivírus

Você ficou com alguma dúvida sobre Antivírus ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antivírus