Bonjour

Bonjour

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Bonjour configura acesso a redes e dispositivos sem dificuldade

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 12/06/2013 11h55

Bonjour é um serviço de autoconfiguração criado pela Apple que usa conceito de Zeroconf, ou seja, a identificação e configuração automáticos de componentes dentro de uma rede. Dentre os componentes que o serviço permite acessar estão computadores, impressoras, dispositivos e serviços.

O serviço permite a descoberta automática de dispositivos e serviços em uma rede local utilizando o protocolo IP padrão. Com isso, não preciso que o usuário configure endereços IP ou servidores DNS. Isso torna mais fácil descobrir, publicar e resolver serviços de rede com uma interface de programação sofisticada e fácil de usar, e que é acessível a partir de Cocoa, Ruby, Python e outras linguagens.

Esse pacote instala o Assistente de Impressora do Bonjour em “\Program Files\Bonjour Print Services” e cria um atalho na área de trabalho. Depois disso, os serviços de impressão do Bonjour para Windows permitem detectar e configurar impressoras compatíveis com o serviço a partir de um computador Windows através do Assistente de Impressora do Bonjour. Os serviços de impressão do Bonjour funcionam com impressoras de rede através de Wi-Fi ou Ethernet, impressoras USB compartilhadas através de um Mac ou uma estação base AirPort.

O protocolo de rede usado pelo Bonjour envia e recebe pacotes de rede pela porta UDP 5353.  O instalador do Bonjour irá configurar o firewall do Windows adequadamente durante a instalação nos sistemas compatíveis, mas se você tiver um outro firewall ativado, certifique-se de que a porta UDP 5353 está aberta para que o Bonjour funcione corretamente.

Para que tudo que o Bonjour funcione corretamente, também é preciso ter os componentes Java instalados e atualizados em seu computador. O ideal é que você instale o Java antes de instalar o Bonjour. Pode acontecer de alguns clientes VPN causarem interferência no funcionamento do Bonjour. Caso isso aconteça, experimente desativar seu cliente VPN para testar.

O Bonjour é totalmente gratuito. Baixe e instale esse incrível serviço em seu computador e diga adeus a configurações manuais de dispositivos compartilhados em rede.

Nossa opinião

Como se trata de um serviço de sistema, o Bonjour é um recurso fácil de instalar e usar. Não é necessário nenhum tipo de artifício técnico para fazê-lo funcionar.

O serviço tem um ponto negativo: não é possível instalá-lo em algumas versões do Windows XP. A única maneira de contornar isso é atualizando o sistema, algo demorado e passível de problemas.

A instalação de impressoras usando o assistente é uma tarefa muito fácil, podendo ser feita pela maioria dos usuários sem que seja necessário algum tipo de treinamento. Além disso, o programa descobre facilmente dispositivos na rede.

Entretanto, o serviço pode ser um pouco complicado na hora de desinstalar. Podem ocorrer erros e ele continuar instalado. Este tipo de dificuldade depõe contra a proposta de ser um serviço descomplicado.

Prós
  • Fácil de instalar
  • Fácil de usar
Contras
  • Complicado para instalar em algumas versões do Windows XP
  • Pode ser complicado para desinstalar.

Fotos

Você talvez até já use o Bonjour, só que nem mesmo percebeu isso. Entenda melhor como ele funciona.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

Como se trata de um serviço de sistema, o Bonjour é um recurso fácil de instalar e usar. Não é necessário nenhum tipo de artifício técnico para fazê-lo funcionar.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema