Cartão SUS Digital

Cartão SUS Digital

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Acompanhe sua saúde com aplicativo oficial do Governo

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 04/09/2015 16h39

Cartão SUS Digital é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, do Governo Federal, para o acompanhamento da saúde do cidadão. O usuário poderá substituir o cartão físico pelo digital, guardar todo o histórico de saúde, além de fazer avaliações nutricionais.

Nossa opinião

O app, voltado para celulares e tablets com sistema Android, é a versão digital do Cartão Nacional de Saúde, que vem com número de registro do paciente atendido pela rede de hospitais e postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao fazer o download, o usuário deverá colocar seus dados pessoais para a fazer a inscrição. É pedido o número do CPF, data de nascimento e email para que as informações sejam sincronizadas com os registros inscritos na Receita Federal.

Após a autenticação, já é possível ter acesso ao perfil no Sistema Único de Saúde pelo app, que oferece questionários para que o usuário insira informações sobre sua saúde, como pressão alta, medicamentos usados com frequência, exames realizados, dados sobre diabetes e até alergias. Todas as informações também vão para um sistema voltado para médicos e para o hospital, imitando um prontuário, só que em versão digital.

Além dos questionários, responsáveis por alimentar o banco de informações sobre a saúde do paciente, o app também dá um suporte gráfico que exibe o acompanhamento desses dados, permitindo uma visualização mais confortável sobre a saúde do usuário.

No menu principal, há uma opção bastante útil: “contato de emergência”, em que um contato pessoal é adicionado ao app. O botão permite que o paciente acione a pessoa em casos de urgência, podendo salvar sua vida.

O app está em versão beta e, dias após o lançamento, o aplicativo corresponde bem ao comandos, é fácil de mexer, e é simples, mas com interface agradável. Alguns botões, porém, ainda carecem de melhorias. O recurso de dados nutricionais, em que é preciso adicionar peso e altura, por exemplo, não funcionou em nosso teste. E ao acessar a opção “contato de emergência”, o app travou e fechou.

Por enquanto, a versão disponível é só para celulares Android, mas uma outra para dispositivos iOS é estimada para novembro de 2015 pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que o Cartão do SUS Digital aposenta o cartão físico, mas os usuários devem apresentá-lo junto com um documento de identificação com foto.

Prós
  • Interface bonita e prática
  • Funciona bem, como uma espécie de prontuário, só que digital
  • Botão para chamada de emergência direcionada a um contato próximo ao usuário
Contras
  • Alguns recursos não funcionam
  • App só para Android
  • Aposenta o cartão físico do SUS

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

DATASUS – Ministério da Saúde

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

O app, voltado para celulares e tablets com sistema Android, é a versão digital do Cartão Nacional de Saúde, que vem com número de registro do paciente atendido pela rede de hospitais e postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Utilitários ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Utilitários