Chrome OS

Chrome OS

Experimente o sistema operacional do Google

O Chrome OS é um avançado sistema operacional de código aberto baseado em Linux que é totalmente focado na web e nos serviços oferecidos pelo Google, a empresa que o criou.

Fruto do projeto Chromium OS do Google, o Chrome OS é diferente da maioria dos sistema operacionais que fazem tudo localmente. Ele já inicia se conectando à Internet e logo na inicialização, pede as configurações de idioma e teclado, além dos dados da conta Google que serão usadas pelo sistema.

A interface desse sistema é basicamente um navegador, o Chrome. E é a partir dele, logado com uma conta Google, que o usuário tem acesso à web e aos serviços do Google. Isso pode parecer estranho, mas é o foco do sistema, pois foi feito para ser usado por usuários que passam a maior parte do seu tempo usando o computador para navegar na Internet, algo bem comum atualmente.

Por padrão o Chrome OS não estará disponível como download para instalação, ele normalmente vem em hardwares específicos, fabricados por parceiros da Google. Os primeiros equipamentos que foram lançados com o Chrome OS instalado eram chamados de “Chromebooks”) e foram lançados em Junho de 2011. Entretanto, como o Google é obrigado a disponibilizar os fontes do sistema por causa de sua licença, em alguns sites é possível baixa compilações dele que podem ser instaladas em máquinas virtuais e pendrives.

O sistema do Google leva o usuário para uma prévia de como será a próxima geração de sistemas operacionais, onde tudo gira em torno da web. É uma maneira completamente nova de interagir e o Chrome OS é um dos pioneiros nessa nova fronteira. Baixe e experimente esse novo jeito de usar o computador.

Nossa opinião

O Chrome OS é uma excelente opção para quem quer apenas navegar na internet e usar os serviços do Google. Contudo, aqueles que desejam ir além disso podem se frustrar, principalmente por causa de sua abordagem focada na web e a excessiva amarração ao "Gigante de Buscas".

A falta de disponibilização de imagens do sistema operacional por parte do Google é algo que faz falta. Seria bem mais cômodo e seguro para os usuários se pudessem contar o fornecimento de uma versão oficial do sistema.

Uma desvantagem deste sistema operacional está no fato dele tornar-se praticamente inutilizado em locais onde não há conexão à internet. Seria interessante se houvesse uma opção para ser usado offline. O SO permite a instalação de aplicativos através da Chrome Web Store, o que é muito bom, pois transforma a experiência de usar um navegador em algo mais.

Outro ponto positivo do sistema é que os usuários que já estiverem acostumados com o navegador Chrome vão se sentir em casa. Isso ocorre exatamente porque o Chrome OS o utiliza como base para a sua interface principal.

Prós
  • Utiliza navegador Chrome como interface principal
  • Excelente opção para quem quer apenas navegar na internet e usar os serviços do Google
  • Permite instalar aplicativos através da Chrome Web Store
  • Os apps fazem parecer que está usando um sistema Desktop
Contras
  • Não existem imagens oficiais do sistema operacional por parte do Google
  • Em locais sem rede, o sistema torna-se praticamente inutil

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

O Chrome OS é uma excelente opção para quem quer apenas navegar na internet e usar os serviços do Google. Contudo, aqueles que desejam ir além disso podem se frustrar, principalmente por causa de sua abordagem focada na web e a excessiva amarração ao "Gigante de Buscas".

Fórum

Chrome OS

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais →