Crusader Kings II

Crusader Kings II

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Cruzader King II é jogo de estratégia vivido no tempo das Cruzadas

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 06/09/2013 17h06

Crusader King II é um jogo de estratégia para computadores com Windows, Mac ou Linux que se passa durante a Idade Média, mas especificamente entre os anos de 1066 até 1453. No jogo, você comanda seu próprio reino e deve partir em uma cruzada demandada diretamente por sua santidade, o Papa. Repleto de conteúdo histórico verdadeiro, Cruzader King II possui várias referência autênticas à história geral.

Após sair da Idade das Trevas, a Europa ainda está em chamas, com várias pequenas lutas entre senhores feudais. Na ânsia de domínio, vários deles se lançam uns contra os outros. É neste cenário turbulento que o jogador começa sua jornada. Iniciando como um senhor feudal cristão, o jogador precisa fazer seu feudo prosperar rápido. O objetivo do jogo é aumentar o seu domínio e exército, participar das Cruzadas e ajudar cristãos que estão sofrendo no Oriente Médio.

Crusader King II mantém a tradição da Paradox Interactive de jogos de estratégia intrincados, repletos de opções e com veracidade histórica. Outra marca dos jogos da Paradox é um mapa completo da Europa, onde o jogador poderá visualizar seu reino a partir de diversos aspectos: econômico, militar, territorial e muitos outros.

Repleto de opções de estratégia, Crusader King II permite ao jogador fazer acordos com senhores feudais vizinhos, tanto comerciais como militares. Faça pactos de “não agressão” e acordos de tréguas. Lance ofensivas contra inimigos e mova coalizões para enfrentar o Império Mongol. Crusader King II está disponível apenas em inglês.

Nossa opinião

Crusader Kings II é mais um jogo da Paradox Interactive, produtora que faz os jogos de estratégia mais extensos e complicados para computadores. Crusader Kings II não foge a regra. O jogo está em pé de igualdade com outros títulos como Europa Universalis 4. Crusader Kings II volta um pouco mais no tempo do que Europa Universalis, levando o jogador diretamente para o tempo das Cruzadas.

A primeira coisa ao encarar um jogo da Paradox é esquecer jargões do mercado como “Estratégia em tempo real” ou simulando um tabuleiro. Crusader Kings II é um jogo de estratégia amplo, que exige muito do jogador, ele chega a ter 100 mais recursos para administrar que outros jogos de estratégia comuns.
O exército e a posição dele será o menor dos seus problemas. A grande questão em Crusader Kings é ter que gerenciar tudo que existe dentro de um reino desde matérias-primas, passando pelas fazendas, até acordos comerciais entre outros reinos.

Crusader Kings II é cheio de medidores como honra, prestígio e riqueza. O objetivo é encher esses medidores através do tudo que o jogador tiver ao alcance. Um exemplo disso é ter um exército muito forte e ficar atacando outros reinos sem motivos. Com isso, o prestígio do seu reino cai, mas a riqueza aumenta. É preciso saber lidar com todos os elementos complexos do jogo através de acordos e pactos de paz.

O desenrolar da história no jogo acompanha o período das Cruzadas, ou seja, com muita tensão no Oriente Médio e com constantes apelos da Igreja para que você ajude os cristãos em Jerusalém. O jogador pode escolher não ajudar, mas perderá pontos com a Igreja e sua honra caíra.

Assim como outros jogos da Paradox, Crusader Kings II pode afastar até o fã mais apaixonado por estratégia. O jogo segue o padrão da empresa, hermético e complicado. A quantidade de coisas para fazer e elementos para gerenciar, torna Crusader Kings II um ótimo exercício de administração. Seu único “porém” é estar disponível apenas em inglês.

Prós
  • Muitos elementos para administrar
  • Precisão histórica impecável
  • Ótima representação da Europa medieval
Contras
  • Apenas em inglês

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Paradox Interactive

Lançamento

30/11/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

Crusader Kings II é mais um jogo da Paradox Interactive, produtora que faz os jogos de estratégia mais extensos e complicados para computadores. Crusader Kings II não foge a regra. O jogo está em pé de igualdade com outros títulos como Europa Universalis 4. Crusader Kings II volta um pouco mais no tempo do que Europa Universalis, levando o jogador diretamente para o tempo das Cruzadas.

Opinião dos usuários

Fórum

Crusader Kings II

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de RPG ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de RPG