DAEMON Tools

DAEMON Tools

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça download do DAEMON Tools, um emulador completo de CD, DVD e Blu-Ray

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 04/03/2015 09h14

Daemon Tools é um aplicativo para Mac e Windows que permite emular drives de CD, DVD e Blu-Ray. Ele é muito útil para pessoas que tem computadores e notebooks que não possuem leitor nativo dessas mídias, executando arquivos de imagens sem precisar instalar o driver no PC.

Funcionamento do DAEMON Tools

Depois de instalar o programa, ele cria um novo drive de CD ou DVD "virtual" no PC ou MAC. Nesse drive virtual criado você pode "montar" a imagem baixada como se fosse um disco normal, sem qualquer prejuízo na performance ou na reprodução dos arquivos presentes no CD/DVD.

É como se seu computador possuísse várias entradas de CD, DVD, HD-DVD e Blu-Ray na CPU, embora nenhuma delas exista fisicamente. Isso é muito útil para qualquer usuário que precise criar drivers virtuais com facilidade.

Para completar, o Daemon Tools suporta vários formatos de arquivos de imagens, o que o torna ainda mais versátil. Os formatos suportados são: B5T, B6T, BWT, CCD, CDI, CUE, ISO, MDS, NGR, PDI e a extensão MDX.

Usando o programa

Para usar o programa basta selecionar o drive virtual e depois escolher qual imagem de disco deve ser montada. Por último, selecione, no seu computador, o conteúdo do disco em questão. Com apenas esses passos o usuário já pode utilizar o emulador de drivers de CD, DVD ou Blu-Ray.

Para ter acesso ao menu dos arquivos de imagens do sistema, basta clicar com o botão direito sobre o ícone do DAEMON na bandeja do relógio.  Depois disso, é necessário posicionar o cursor do mouse em “Virtual CD/DVD-Rom” e em “Dispositivos Virtuais”. Em seguida, o usuário deve selecionar o dispositivo e clicar em “Montar Imagem”.

Versões

O programa tem quatro versões disponíveis: Lite, Standard, Advanced e Ultra.

Lite

A versão lite é a gratuita, desde que para uso pessoal. Ela tem capacidade para emular até quatro drivers de CD/DVD, contando com recursos de comprimir imagens, proteger arquivos com senha e gerenciar coleções. O software pode montar imagens nos formatos mdx, mds, mdf, iso, b5t, b6t, bwt, ccd, cdi, bin, cue, ape, flac, nrg e isz.

Standard

O Daemon Tools Standard é pago, mas o programa pode ser testado gratuitamente por 20 dias. Ele pode emular até 16 drivers virtuais de CD, DVD, DVD HD e Blu-ray. Esta versão trabalha com todos os formatos já mencionados, conseguindo montar as imagens em uma unidade virtual junto com ficheiros vhd, vmdk, TrueCrypt e ZIP. Com ela é possível criar perfis predefinidos, dividir ficheiros de imagem, gerar imagens VHD com tamanho fixo ou de expansão dinâmica, além das funções existentes no Lite.

Advanced

A versão Advanced também é paga e adiciona várias funcionalidades. Ele consegue converter imagens de todos os formatos suportados para mdf/mds, mdx e iso; executar imagens de discos comprimidos; abrir TrueCrypt; gravar imagens com dados RMPS; entre várias outras. Ele ainda pode emular até 32 dispositivos DT e SCSI, criar até 16 dispositivos virtuais HDD e usar quatro dispositivos virtuais IDE.

Ultra

A versão Ultra é a mais cara e mais completa. Sua principal característica é a capacidade de montar não apenas arquivos de imagem, como também discos rígidos virtuais. Isso permite testar as mídias virtualmente antes de gravá-las em discos óticos.

A licença Ultra conta ainda com várias funções exclusivas, incluindo o “Iniciador iSCSI”, que permite montar destinos iSCSI como imagens de disco usando dispositivos virtuais da Daemon Tools, além de simplificar o trabalho com ODD e HDD. Como na Advanced, ela pode emular até 32 dispositivos virtuais SCSI e quatro IDE.

Nossa opinião

Além de ser cheio de recursos, o programa é muito simples e fácil de usar. Sua interface é autoexplicativa e qualquer usuário consegue usá-lo rapidamente, sem precisar de qualquer tipo de orientação.

Seu maior diferencial é exatamente a grande variedade de tipo de de mídia e formatos de imagens suportados. Essa característica torna o programa um item obrigatório para quem precisa lidar com diferentes mídias e formatos.

Por mais incrível que possa parecer, o programa exige pouco do computador. Isso permite aproveitar melhor seus recursos e o próprio PC.

O único ponto negativo do programa é grande variação entre suas diferentes versões. Seria mais prático para o usuário se houvesse apenas duas, no máximo três versões, pois isso facilitaria a escolha e diminuiria a confusão sobre o que cada uma é capaz de fazer.

Prós
  • Simples e fácil de usar
  • Suporta uma grande variedade de tipo de de mídia e formatos de imagens
  • Exige pouco do computador
  • Pode ser testado por 20 dias
Contras
  • Possui muitas versões

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

DAEMON Tools

Lançamento

04/03/2015

Versão

5

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Além de ser cheio de recursos, o programa é muito simples e fácil de usar. Sua interface é autoexplicativa e qualquer usuário consegue usá-lo rapidamente, sem precisar de qualquer tipo de orientação.

Opinião dos usuários

Fórum

DAEMON Tools

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema