De Olho na Cidade

De Olho na Cidade

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Relate e veja problemas de onde você mora com De Olho na Cidade

Thiago Barros
por Thiago Barros em 23/01/2014 15h17

De Olho na Cidade é um aplicativo para Android que tem como objetivo ajudar cidadãos a reportarem problemas de administração pública de suas cidades. Com ele é possível relatar várias diferentes deficiências, como a falta de água, se há postes apagados, praça sem bancos entre outros. A ideia é ajudar a melhorar o local onde o usuário mora.

Gratuito, o aplicativo requer um cadastro antes de postar as reclamações ou sugestões. Caso você se cadastre e sua cidade não esteja disponível para relatórios no aplicativo, é possível assinar uma petição, solicitando ao prefeito do local a adesão à plataforma.

O cadastro de acontecimentos é simples, lembrando uma rede social. Na tela principal você pode navegar pelas atualizações dos amigos, destaques e últimas. Cada publicação é exibida com opções de curtir, não curtir e compartilhar. Para cadastrar um determinado problema, toque no ícone de “+”, localizado na parte superior do menu.

Depois, escolha a categoria em que o problema se encaixa (entre as opções estão esporte e lazer, mobilidade urbana, poluição sonora e outras) e, em seguida, insira os seus detalhes como o tipo do problema, foto do ocorrido e geolocalização da falha que está sendo relatada.

Baixe grátis De Olho na Cidade e ajuda a melhorar o local onde você vive!

Nossa opinião

A iniciativa é ótima, a execução nem tanto. De Olho na Cidade é um aplicativo que pode se tornar uma ferramenta excelente de diálogo entre população e autoridades em busca de melhorias para problemas em uma determinada região.

O objetivo é criar um canal onde os usuários podem divulgar informações sobre falhas que estão acontecendo em diversas categorias de suas cidades, como a mobilidade urbana e a distribuição de água, por exemplo.

O visual é bem interessante e o sistema de funcionalidades proposto também. Nele é possível não somente informar estes dados como também curtir e compartilhar o que acabou sendo postado por lá com os amigos da cidade.

O problema é que o desempenho do De Olho na Cidade não foi nada bom nos testes realizados pelo TechTudo em um Samsung Galaxy S3. Conectar-se com o Facebook não funcionou de maneira alguma. Houve várias mensagens de erro.

O cadastro com o e-mail funcionou, mas a grande maioria das cidades ainda não tem suporte oficial das prefeituras, então o aplicativo serve apenas como uma troca de informações entre os usuários – que ainda não são muitos.

Resumidamente, De Olho na Cidade é uma ótima ideia, mas que ainda precisa de alguns polimentos. Caso você se interesse pelo programa, vale baixá-lo e tentar auxiliar seus desenvolvedores a fazerem com que ele fique melhor no futuro.

Prós
  • Propõe contato direto de usuários com prefeituras
  • Sistema semelhante ao de uma rede social
  • Diversas opções de interação
Contras
  • Poucas cidades compatíveis
  • Problemas de conexão constantes

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Opala

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

A iniciativa é ótima, a execução nem tanto. De Olho na Cidade é um aplicativo que pode se tornar uma ferramenta excelente de diálogo entre população e autoridades em busca de melhorias para problemas em uma determinada região.

Opinião dos usuários

Fórum

De Olho na Cidade

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade