OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe Djay, app para Djs profissionais e amadores no iOS, Mac e Android

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 28/10/2014 14h04

Djay é um aplicativo para Android, iOS e Mac desenvolvido especialmente para Djs profissionais e amadores. Traz ferramentas completas para criação e edição de áudio, deixando o usuário com bastante liberdade para elaborar hits e mixagens.

É um concorrente direto e da mesma linha que o Traktor, portanto, traz um sistema organizado e de peso, melhor explorados para quem já tem conhecimentos sólidos no assunto. Mesmo assim, um de seus grandes destaques é a interface simples, que simula fielmente a mesa giratória de um DJ e torna o programa uma alternativa para iniciantes.

Entre as muitas funções do Djay está a permissão para misturar músicas da própria biblioteca. Outra é o modo Automix, responsável por misturar sozinho, automaticamente, músicas de um painel de reprodução favorito.

A facilidade de uso é o foco desta nova versão e junto com ela, a função harmonic, que é capaz de fazer a transição de uma batida para o próximo nível automaticamente. É como se houvesse um professor dizendo a hora de mudar um pouco o bate-cum da música para dinamizar o projeto.

Djay 2 – Novidades na versão para iPad

O projeto gráfico também se sobressai. Agora há múltiplas camadas de desempenho, uma delas para alternar os discos, samplear músicas e deixar o projeto totalmente profissional.

Com o Scrolling, por exemplo, você pode reproduzir até duas músicas ao mesmo tempo levando à total interação entre elas. Além disso tem o Colored Waveforms, um sistema de mapeamento de cores baseadas em frequência que deixa você encontrar um som preferido mais rapidamente. E se quiser achar logo o refrão da música para montar o seu hit é só usar a função Spectral Timeline, capaz de identificar a estrutura completa da música (refrão, determinados versos e até visualizá-la rapidamente, no estilo preview).

Navegação

O Djay garantiu na nova versão um sistema totalmente preciso e com funções bastante focadas. O modo novo de navegar numa música, 100% touch) não permite interrupções. O fluxo garante que o som se encaixe perfeitamente em outro momento da canção sem dar aquela pausa brusca.

Fazer um mix também pode ser bem mais fácil, já que é possível usar a biblioteca do iTunes para importar faixas para ouvir na hora ou gravá-las para usar em outro momento.

Para recurso de sampler, há 12 modos de amostra que incluem novos sons e o usuário tem total liberdade para escolher com qual música deseja trabalhar carregando arquivos da biblioteca e tendo total controle sobre ela. É possível ver a canção primeiro antes de arrastá-la para dentro da interface do Djay, fazer uma triagem por ordem de música, filtrando por artista, título ou até por tempo de duração da canção.

Compatibilidade

Como muitos aplicativos da Apple, o Djay também tem integração com o iCloud e permite mixagem através do AirPlay. Funciona com vários outros acessórios que podem transformar o aplicativo numa verdadeira mesa de trabalho de mixagem. Como o Griffin DJ Cable, por exemplo, com o qual o usuário poderá ter dois canais de som, um deles usado como uma caixa de saída que deixará o DJ ouvir uma música de base enquanto cria firulas e transições.

O programa é pago e roda em Mac (custa R$ 40,80) OS X 10.5 ou superior e também roda em iPad (custa R$22) com iOS 6.0 em diante.

Nossa opinião

Versão animadora! Manteve o aplicativo no alto escalão dos apps para Djs. A interface gráfica, muito mais fácil de mexer e bastante realista, é o grande trunfo do sistema.

O modo de exibição possui mais uma alternativa: há opção de mudar outra camada que traz ainda mais segurança e controle na hora de mixar ou combinar sons. Aliás, há um visualizador embutido e outra seleção de ruídos foram acrescentados para dar aquele diferencial em mixagens.

Consideravelmente melhor que em versões anteriores é o navegador, agora com previews nas trilhas, melhor deslizamento de tela, mais confortabilidade para trabalhar com camadas, sendo possível até obter saída de sons divididas, se for usado algum acessório de distribuição de canais.

Djs também podem monitorar os níveis de intensidade de cada música tocada nas pistas e contar também com o suporte ao iTunes para baixar músicas, gravar e ainda trazer músicas do iCloud.

Mesmo não tendo evoluções de um programa mais completo como o Traktor, Djay consegue de forma bastante tranquila, superar expectativas de usuários intermediários e avançados em mixagem. Pelo preço, por volta de 45 reais mas, vale a experiência.

A única desvantagem fica com a falta de suporte para carregar músicas do próprio computador, induzindo o usuário a acessar a internet toda vez que procurar uma canção que combine com seu novo projeto.

Prós
  • Gráfico excelente
  • Funções amplas para mixagem manual e automática de músicas
  • Bom preço para o que pretende
Contras
  • Não carrega músicas do próprio MAC

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Algoriddim

Lançamento

23/09/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

Versão animadora! Manteve o aplicativo no alto escalão dos apps para Djs. A interface gráfica, muito mais fácil de mexer e bastante realista, é o grande trunfo do sistema.

Opinião dos usuários

Fórum

Djay

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação