Dropbox

Dropbox

Faça download de Dropbox e armazene 2 GB de documentos e fotos grátis

O Dropbox é um serviço de armazenamento e sincronização que salva seus arquivos em servidores da nuvem. O programa está disponível para Windows, Mac, Linux e Chrome, além de aplicativos para Android, iOS e Blackberry.  Há, ainda, a possibilidade de gerenciar todos os seus arquivos através de um website seguro.

Cópias de segurança, controle de versão, e sincronização são alguns dos benefícios obtidos pelo usuário que deseja acessar seus documentos, fotos, vídeos e softwares através de computadores e dispositivos móveis. O serviço gratuito oferece, inicialmente, 2 GB de espaço para seus arquivos, mas é possível obter mais espaço convidando seus amigos para o serviço ou assinando os planos mensais de até 100 GB.

Após a instalação em seu computador, uma pasta do Dropbox é criada. Quando seus arquivos são copiados para a pasta em qualquer PC configurado, eles são enviados imediatamente para os servidores do Dropbox e para as demais máquinas configuradas.

Para otimizar o uso da sua banda de Internet e o tempo de sincronização dos arquivos, quando uma alteração é detectada, apenas as partes alteradas dos arquivos são transmitidas. No entanto, se o usuário considerar que o serviço está consumindo toda sua largura da banda da Internet, ele pode definir limites manualmente.

Como os arquivos são transferidos imediatamente para todos os computadores configurados, após a sincronização com os servidores do Dropbox, eles ficam disponíveis mesmo sem conexão à Internet. Isso é possível, pois os documentos são armazenados no disco rígido do seu PC. Tal comportamento não ocorre para os dispositivos móveis devido às limitações de armazenamento. Para esses aparelhos, é preciso marcar como favorito os arquivos que deseja ter acesso sem conexão com a Internet.

Compartilhamento dos arquivos

O software agora permite que o usuário tire screenshots da tela de seu computador e compartilhe com um clique. Apesar de ser uma função extremamente simples, ele ainda não podia fazer isso e esta atualização era aguardada há bastante tempo. Esta função está disponível tanto para usuários de Windows quanto para os usuários de Mac. Porém, para os usuários da Apple, a função é mais completa. Ao salvar um screenshot, o serviço também envia a foto salva direto para o aplicativo iPhoto.

As pastas compartilhadas permitem que as pessoas trabalhem juntas em documentos e projetos. Há a possibilidade de compartilhar uma pasta com qualquer número de usuários do serviço. Mas é importante ressaltar que, ao compartilhar uma pasta, o tamanho é descontado em todas as contas que a compartilham.

Com esta aplicação, o usuário não precisa enviar emails com os arquivos e controlar diversas versões diferentes dos seus documentos. Todas as alterações realizadas são disseminadas no momento em que são salvas para todos os parceiros, mantendo em sua pasta apenas a versão mais atualizada do arquivo.

Com a integração com o Facebook, não é preciso saber o email que seus amigos usaram para se cadastrar no Dropbox. Basta conectar sua conta do Facebook e convidar seus amigos da rede social para compartilhar uma pasta. Com o Twitter, é possível convidar seus seguidores para utilizar o programa e ganhar mais espaço caso eles aceitem o convite. Em qualquer caso, quando conecta sua conta do Twitter ou do Facebook, o usuário ganha um espaço extra no software.

Contudo, compartilhar uma pasta não é a única forma de enviar seus arquivos do aplicativo para os contatos. Caso queira que eles apenas recebam seus arquivos, basta enviar um link para acessarem o seu documento. Seus amigos podem, então, baixar seus dados a partir do navegador. Atualmente, mesmo os arquivos que não estão na pasta pública podem gerar links.

O compartilhamento de fotos também é facilitado. Nas novas versões, quando o usuário conecta uma câmera ou celular em seu PC, a aplicação envia as imagens e vídeos automaticamente para sua conta, na pasta “Camera Uploads”. Além do envio de fotografias, o sistema cria álbuns de fotos, com todas que o usuário adiciona na pasta “Photos”. Cada subpasta é um novo álbum e pode ser compartilhado com a opção “Copy the public gallery link”.

Versão móvel

Com os aplicativos para dispositivos móveis, é possível manter seus arquivos sempre na mão, em qualquer lugar. No entanto, não é necessário informar ao Dropbox quais arquivos deseja ter disponível off-line. Para isso, basta clicar na opção “Favorite” para cada um dos documentos que deseja.

Com a ferramenta, há a disponibilidade de editar seus arquivos em seu celular ou tablet. Basta possuir um programa editor para o seu documento. Baixe, edite e salve. O Dropbox se encarrega de enviar suas alterações para a nuvem e sincronizá-las em todos os seus computadores e dispositivos móveis configurados. Além disso, caso o arquivo pertença a uma pasta compartilhada, seus amigos recebem as alterações instantaneamente.

Quando o usuário captura fotos ou vídeos com seu dispositivo, o programa os envia tão logo quanto possível para sua conta na Internet. Além do compartilhamento simplificado dos seus arquivos, essa funcionalidade oferece segurança para que não perca as fotos quando sumir seu gadget ou um amigo pede para excluir uma foto.

Seus arquivos estão seguros

Com todas estas funcionalidades que fazem diversos arquivos pessoais serem sincronizados e compartilhados na nuvem, muitos podem pensar que o serviço é inseguro. No entanto, segundo a empresa que fornece o serviço, todos os arquivos são transmitidos com conexão segura, usando o padrão Secure Sockets Layer (SSL), largamente utilizado na Internet para segurança da informação.

Nos servidores, os documentos são armazenados com o padrão de criptografia adotado pelo ministério de defesa americano, o Advanced Encryption Standard (AES) com chave de 256 bits. Além das proteções contra acesso indevido aos seus dados, o software oferece segurança contra confusões e esquecimentos dos usuários.

Para isso, todas as versões dos seus arquivos são mantidas por um mês, mesmo os que forem excluídos. Assim, os usuários sabem quando um arquivo foi alterado ou excluído, podendo inclusive voltar para as versões anteriores. Após todas essas funcionalidades e facilidades, não perca tempo, faça o download de Dropbox e otimize o seu fluxo de trabalho!

Nossa opinião

O uso de serviços de armazenamentos de arquivos na nuvem é cada vez mais frequente entre os internautas, e o Dropbox é um dos serviços mais populares neste mercado. Os softwares desta ferramenta, tanto para desktops como para dispositivos móveis, são muito adequados para que os usuários tenham controle sobre suas contas nos servidores do site.

O programa tem um ponto negativo se comparado com a maioria de seus concorrentes: o espaço para armazenamento que ele oferece de graça para os usuários é de somente 2 GB (que podem chegar a 18 GB dependendo do número de indicações de amigos que a pessoa fizer). Caso o usuário escolha assinar um plano pagando mensalidade, aí sim, há bastante espaço para seus arquivos, como até 100 GB.

No Windows, Linux ou Mac, o programa do Dropbox, quando é instalado, cria um tipo de pasta no seu computador. Depois disso, quando quiser enviar um documento para sua conta no serviço, basta arrastá-lo e soltá-lo no diretório, como se estivesse movendo ele para uma pasta normal do seu PC. Não há qualquer dificuldade, a interface é a mais simples e intuitiva possível e isso dá muitos pontos positivos ao software.

A transferência dos arquivos, porém, não é das mais velozes. Arquivos pequenos podem subir para o servidor em poucos segundos. Mas fotos, por exemplo, se tiverem mais de 2 Mb, demoram um pouquinho para serem enviadas. De qualquer forma, o armazenamento na nuvem, seja no Dropbox ou em outro software, é uma excelente opção para realizar o backup de tudo de importante que o usuário possui no seu computador.

Nos dispositivos móveis, o aplicativo tem as mesmas funcionalidades, entretanto a sua forma de funcionar é um pouco diferente. Ele tem como principais atrativos o fato de poder fazer uma configuração de envio automático de fotos de seu smartphone. E, é claro, o acesso em qualquer lugar, a todos os seus arquivos que forem enviados de outras máquinas.

Prós
  • Muito fácil de usar
  • Recurso de arrastar e colar
  • Compatibilidade com diversas plataformas
Contras
  • Upload lento
  • Pouco espaço de armazenamento grátis

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O uso de serviços de armazenamentos de arquivos na nuvem é cada vez mais frequente entre os internautas, e o Dropbox é um dos serviços mais populares neste mercado. Os softwares desta ferramenta, tanto para desktops como para dispositivos móveis, são muito adequados para que os usuários tenham controle sobre suas contas nos servidores do site.

Fórum

Dropbox

Você ficou com alguma dúvida sobre Backups? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Backups →