ES File Explorer

ES File Explorer

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Gerencie seus arquivos em nuvens com ES File Explorer File Manager

Paulo Alves
por Paulo Alves em 07/02/2014 13h11

ES File Explorer File Manager é um aplicativo para smartphones e tablets com sistema Android, que serve para gerenciar e explorar seus arquivos guardados no aparelho, nas contas em serviços de armazenamento em nuvem, e até no seu próprio servidor.

Com recursos que vão desde a organização das pastas e arquivos com comandos de pressionar e segurar para arrastar, até opções avançadas como descompactação e inclusão de tocadores de diversos tipos de arquivos, esta é uma das opções do gênero mais completas para a plataforma móvel do Google.

Ao selecionar um arquivo ou pasta, você pode ainda copiar, mover, compartilhar, favoritar abrir em seu player preferido, adicionar a uma lista de reprodução, criar um atalho na homescreen e até ocultá-lo do explorador de arquivos.

Na interface do app, à esquerda localiza-se um menu com acesso rápido às suas fotos, vídeos, músicas, filmes e livros, além dos favoritos e outros locais importantes. Esses locais também ficam organizados na tela “Homepage”, que fornece detalhes sobre o espaço disponível no dispositivo, além de informações úteis como o número de apps instalados, entre outras.

ES File Explorer File Manager ainda oferece várias opções de visualização de pastas, que podem ser escolhidas ao pressionar o botão correspondente na barra de menu principal, no rodapé – lá também estão os botões para adicionar novos itens, buscar, atualizar e para excluir janelas.

Configure do seu jeito

ES File Explorer File Manager disponibiliza muitas formas de configurar o aplicativo, de modo que ele funcione de acordo com o seu uso. Isso inclui opções de visualização da tela inicial, exibição de botões, definições de limpeza de arquivos desnecessários, backup, definição de senhas, e muitos outros recursos.

O aplicativo consegue, também, controlar ferramentas do sistema como o gerenciador de apps e de downloads, possibilitando a definição de comportamentos padrão diferentes dos que vêm pré-configurados de fábrica, como as pastas de downloads e backup.

Se você deseja acessar alguns itens rapidamente, sem precisar navegar até a pasta, há várias maneiras de fazê-lo. Coloque o item na área de trabalho, na lista de favoritos, dentro do app ou configure um gesto para acessá-lo da tela inicial.

Outra função que pode ser ativada é a lixeira, que permite manter dados apagados por um tempo, possibilitando sua recuperação caso você se arrependa de tê-los deletado. Faça download do ES File Explorer File Manager, um aplicativo muito útil!

Nossa opinião

Com mais recursos do que a maioria dos usuários pode precisar, ES File Explorer File Manager é um dos gerenciadores de arquivos mais completos para Android. Com recursos extras de ocultamento de apps, janelas múltiplas, configuração de pasta padrão, acesso a arquivos por gestos, entre outros. Oferece tudo o que se pode esperar de um app do gênero.

Por mais que tenha muitas funções, ele executa as tarefas sem falhas ou engasgos, dando a impressão de um aplicativo leve na memória e rápido de operar. Seja ao compactar um arquivo ou ocultar itens em um cofre virtual, a experiência é sempre bem eficiente.

Além de seus inúmeros recursos, seu grande trunfo é a capacidade de personalização. Como ele tem muitas funções, você pode escolher ter acesso a somente uma delas ao abrir o app, tornando-o um candidato a app ideal para usuários avançados e inciantes.

Porém, seu problema está realmente na usabilidade. Com tantos recursos, ES File Explorer File Manager se atrapalha ao tentar colocar todos os botões possíveis na tela, o que pode confundir muito se o usuário não dedicar um tempo para aprender a usá-lo.

Seu design não chega a ser desagradável, mas também não é o mais bem pensado. Para iniciantes é extremamente necessário uma configuração personalizada, para que sua interface poluída não atrapalhe operações simples como encontrar um arquivo recém-baixado.

No entanto, após um período de aprendizado, ele pode se tornar muito útil, oferecendo controle total de seus arquivos guardados, exibindo até arquivos ocultos sem a necessidade de root – para esses usuários, aliás, há ainda mais recursos escondidos.

Se você está procurando por um gerenciador de arquivos completo, certamente ES File Explorer File Manager representa o melhor que a liberdade do Android pode oferecer – e tudo isso sem custo ou propaganda.

Prós
  • Gerencia arquivos locais, na nuvem e em servidor do usuário
  • Várias opções de personalização
  • Acesso a itens via gestos
  • Controle sobre os gerenciadores de apps e download nativos
  • Lixeira
  • Ocultador de arquivos
Contras
  • Interface poluída
  • Design não obedece os padrões de usabilidade do Android

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

ES APP Group

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Com mais recursos do que a maioria dos usuários pode precisar, ES File Explorer File Manager é um dos gerenciadores de arquivos mais completos para Android. Com recursos extras de ocultamento de apps, janelas múltiplas, configuração de pasta padrão, acesso a arquivos por gestos, entre outros. Oferece tudo o que se pode esperar de um app do gênero.

Opinião dos usuários

Fórum

ES File Explorer

Você ficou com alguma dúvida sobre Gerenciadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Gerenciadores