Farsa de Inês Pereira

Farsa de Inês Pereira

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Farsa de Inês Pereira: leia uma das mais famosas peças portuguesas

Milena Pereira
por Milena Pereira em 21/08/2013 14h22

Farsa de Inês Pereira ou Auto de Inês Pereira é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536). O autor é considerado o pai do teatro em Portugal. Além de escrever peças e poemas, ele também foi ator e músico nos palcos. Sua fama é grande também na Espanha, já que fez muitos textos em espanhol.

A obra tem uma história curiosa. Ela foi fruto de um desafio que Gil aceitou para provar o seu talento. O escritor disse que conseguiria escrever um paçea capaz de comprovar o provérbio "Mais quero um asno que me carregue, que cavalo que me derrube". A peça foi apresentada primeiramente para ninguém mais ninguém menos que João III de Portugal, o Rei da época. 

Considerada impecável em sua estrutura ( dividida em quatro partes principais ou em oito cenas), a peça não apresenta uma divisão clara em atos, como estamos acostumados. A personagem principal, Inês Pereira, nunca sai de cena, e o cenário é sempre o mesmo. A dinâmica fica por conta do entra e sai de personagens na conversa.

Na história, Inês é uma moça simples que deseja ardentemente ter um marido astuto. Sua mãe, preocupada começa a buscar pretendentes, mas a filha não se agrada. Entram em cena outros personagens casamenteiros, que conseguem convencer Inês a aceitar um dos homens. Ela casa-se mas sente-se infeliz.

Em certo momento, o marido vai para a guerra e morre. Inês então decide casar-se novamente. Acaba por casar com o pretendente que a mãe, lá no início, havia lhe sugerido. Mas são muitas as histórias que se desenrolam, e ainda há surpresas pela frente.

Para saber se o autor conseguiu ou não comprovar o provérbio, baixe Farsa de Inês Pereira e delicie-se nessa divertida história!

Confira o resumo do livro Farsa de Inês Pereira no Educação e prepare-se para o vestibular e para a prova do Enem.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura