FIFA 14

FIFA 14

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

FIFA 14 traz grandes mudanças na jogabilidade do ótimo jogo de futebol

Matheus Vasconcellos
por Matheus Vasconcellos em 23/07/2014 16h48

FIFA 14 é o mais novo game de futebol da popular série para PS3, Xbox 360 e PC. A versão 2014 traz avanços significativos na jogabilidade e ganha edição para AndroidiOS e Windows Phone. Para usar a versão demo é necesário ter conta na Origin e ter o instalador da loja oficial da EA Sports.

Jogabilidade

Assim como Fifa 13, o jogo foi dublado por Tiago Leifert e Caio Ribeiro e traz diversas novidades. Entre elas, a estréia de uma inteligência artificial mais moderna para tornar melhor a experiência das partidas. Com isso, os jogadores se movem de modo mais natural e real.  O sistema de impacto também foi melhorado para oferecer a sensação de controlar personagens reais e não “bonecos em uma tela”. É possível notar grandes diferenças entre os atletas controlados, principalmente quando executamos dribles e observamos o controle de bola.

Entre as novidades da nova inteligência artificial estão os jogadores virtuais, que agora fazem proteção à bola, passes com efeito e maior precisão, novos dribles, e muito mais. Marcar um gol também ficou mais difícil. Para aumentar o nível de realidade, o chute dependerá da posição do jogador, além da força exercida na finalização. Também haverá uma interferência direta de outros jogadores. Por exemplo: se ele foi atrapalhado por outros adversários, poderá perder o equilíbrio e prejudicar a execução da jogada.

Assim como a física influencia no chute e no comportamento do jogador, com a bola não poderia ser diferente. A “redondinha” agora é mais veloz de acordo com o gramado. Quando o movimento é executado de forma perfeita, é possível sentir a pelota mais precisa. Por isso, o game é mais difícil do que as versões anteriores e oferece desafios maiores. É preciso cadenciar mais o jogo para poder vencer uma partida. É cada vez mais distante a possibilidade de um “boneco” atravessar o campo driblando os adversários e fazer o gol, como era possível há alguns anos.

Modos de jogo

FIFA 14 conta com novidades no modo de jogo Ultimate Team. O modo da versão para Xbox 360 e Xbox One, contará com jogadores clássicos como Pelé, Bergkamp, Gullit e até craques mais recentes como Shevchenko. Esse modo permite que você crie times baseado em cartas de habilidades dos atletas e até complemente a falta de habilidade de alguns boleiros se outras cartas melhores forem colocadas no time.

Esse modo de jogo é tão real que alguns fatores influenciam no entrosamento do time. Se os atletas forem de uma mesma nacionalidade, ou tiverem vindo do mesmo time, o entrosamento será bom. Se forem de times rivais, o gamer pode demorar mais tempo para criar um bom ambiente dentro do time. Tudo isso é representado por linhas coloridas e informativos que aparecem na tela mostrando tudo que acontece.

O modo “Jogos de Habilidades” oferece desafios como: defender pênaltis, realizar cruzamentos na área, finalização, drible, cobrança de faltas e muitos outros. Alguns mesclam dribles com finalizações. À medida que o jogador vai avançando os desafios e ganhando mais pontos, a dificuldade aumenta. .

Gráficos

A aparência dos jogadores está naturalmente mais real, porém, os grandes avanços estão nas versões para o Playstation 4 e o Xbox One. As imagens divulgadas pela EA Sports apresentam um visual incrivelmente real.

O menu principal é bastante diferente dos últimos jogos lançados pela franquia. Em FIFA 14 você vai encontrar muito mais imagens. O game sofreu uma verdadeira revolução gráfica e nessa versão oferece muito mais informações, fotos e gráficos mostrando habilidades, táticas e posicionamento já no menu. A primeira impressão pode ser ruim para o jogador, porém, rapidamente, você se adapta e a interface passa a ser um atrativo a mais para o game.

Campeonato Brasileiro

O Brasil tem se tornado um dos principais mercados de game. Seguindo essa tendência o FIFA 14 terá todos os times da série A do Campeonato Brasileiro. Outra novidade é que depois de tantos anos, finalmente os uniformes dos times brasileiros serão os originais. Quem já jogou uma versão anterior sabe que os uniformes genéricos no geral são feios e, na maioria da vezes, decepcionam o torcedor apaixonado.

Android e iOS

Pela primeira vez na história, o Fifa 14 é gratuito, tanto para Android quanto para iOS. A versão mobile do jogo inclui as licenças de mais de 600 times oficiais e 33 ligas. Dentre esses 21 times são brasileiros, que receberão atualizações que renovarão a escalação dos clubes de acordo com novas contratações, lesões e afastamentos.

Uma das novidades na jogabilidade é a interação com a tela touchscreen. A EA Games promete que o controle será altamente intuitivo e facilitará a vida dos jogadores. Incluindo movimentos como arrastar o dedo para correr, chutar a bola empurrando-a na direção do gol e clicar no atleta do mesmo time para passar a bola, a versão mobile se torna uma excelente diversão.

Um dos pontos altos do game é o modo Ultimate Team, no qual o jogador monta seu próprio time e participa de campeonatos online. A atração é mais divertida na versão mobile do que nos consoles por ser mais fácil e mais intuitivo jogá-lo em uma tela touchscreen. Fifa 14 oferece um modo chamado Jogos da Semana, no qual o usuário pode obter informações sobre as partidas do campeonato escolhido e até jogá-las. Porém, alguns modos precisam ser pagos, por exemplo, o Manager Mode, o Jogo Clássico e o Torneio só são liberados depois de pagar U$ 4,99 (cerca de R$ 10,99).

Os menus e as informações do jogo estão em português, mas a narração só está disponível em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. Esse é um dos poucos pontos negativos da versão móvel do jogo, mas sem atrapalhar em nada. O jogo ocupa 1,35 Gb de memória, mas isso ainda é muito pouco para o tamanho da diversão que o game proporciona.

Versão Demo

Na versão liberada para testes o FIFA 14 traz apenas os clubes Barcelona, Milan, PSG, Borussia Dortmund, Manchester City, Boca Juniors, Tottenham Hotspur e New York Red Bulls. Além desses clubes o game só tem um estádio liberado para a partida, o Camp Nou.

A versão demo de FIFA 14 conta modos além da partida. Estão disponíveis o Ultimate Team, que conta com um set de cartas pré-determinadas com os maiores jogadores da atualidade para que os gamers entendam como ele funciona. As opções são simples, permitem apenas montar a equipe titular e disputar uma partida amistosa contra os clubes presentes no jogo.

Um modo divertido e que também está disponível na demo é o Treinamento Livre. Nele você pode arriscar chutes ao gol e treinar o novo sistema de finalizações do FIFA 14. Antes das partidas amistosas, é possível jogar novas modalidades de treinamento. Nela estão incluídas o treino de passes e lançamentos.

Uma das limitações da versão de demonstração do game é o tempo de jogo. As partidas estão definidas para tempos de 3 minutos, o que pode irritar jogadores. Apesar disso, a diversão não fica presa ao tempo da partida e isso não é impedimento para experimentar o novo game.

Atualização

A nova versão traz licenças oficiais das seleções da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, além de uniformes e a bola adidas Brazuca. Vibre com cada passe, com ainda mais emoção devido à Copa.

Baixe já o demo do FIFA 14 e seja o primeiro a jogar o game entre seus amigos!

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

EA Sports

Lançamento

24/09/2013

Review

NOTA tt
9.0

Game de futebol inova pouco, mas o suficiente para agradar os fãs e manter a hegemonia no gênero.

Opinião dos usuários

Fórum

FIFA 14

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de esporte ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de esporte