Flickr

Flickr

9.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

O Flickr gerencia e compartilha suas fotos com facilidade

Paulo Alves
por Paulo Alves em 07/05/2015 17h00

Flickr é o aplicativo oficial do serviço de imagens do Yahoo. O app é gratuito, está disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerryCom a atualização, agora usuários de iPhone, iPad, iPod, Apple TV e smartphones e tablets com Android tem a mesma plataforma usada na web. O software oferece ao usuário uma excelente opção de gerenciamento de suas imagens de qualquer lugar.

Leve, simples de usar e com uma interface agradável, o Flickr Mobile agora conta com uma nova versão e, tal como o visual da versão passada, é bem parecido no Android e no iOS. Em ambos, é possível compartilhar fotos, navegar em uma tela cheia por seus slideshows e álbums, além de adicionar informações de localizações de envios de fotografias clicadas no seu próprio celular.

Nova versão

Na atualização de 2015 o Flickr atualizou o Uploadr, a melhor forma de enviar fotos para o Flickr. O recurso promete uma experiência de armazenamento praticamente ilimitado. Agora, é possível fazer o upload de até meio milhão de fotos.

Outra novidade está no rolo da câmera na nuvem que agora permite que o usuário veja suas fotos, vídeos e álbuns de qualquer lugar, seja via web ou aplicativo mobile, e também pode navegar através de milhares de arquivos em segundos.

A tecnologia de reconhecimento de imagens também entrou em jogo para trazer uma busca inovadora por imagens. Você pode filtrar as fotos por cor, tamanho e orientação.

A rede compartilhamento de fotos do Yahoo, com milhões de usuários espalhados pelo mundo está de cara nova. No Android e iOS, seu aplicativo oferece uma forma intuitiva de capturar momentos e divulgar em seus álbuns do serviço. Com a sua recente reformulação, o app ganhou novo design e funções que o tornaram ainda mais útil.

Agora, é possível capturar vídeos diretamente com a câmera do celular, editá-los usando diversas ferramentas embutidas no programa, e compartilhar o resultado com sua rede de amigos do Flickr ou de redes sociais somo Facebook, Twitter e Tumblr.

A adição de filtros e efeitos em fotos e vídeos é fácil de usar. Permite escolher os itens em uma interface agradável e pré-visualizar rapidamente antes de aplicar as definições. Para compartilhar, basta então finalizar a edição, incluir uma legenda e selecionar as redes sociais para as quais deseja enviar.

Flickr também tornou a interface geral muito mais amigável e fácil de navegar pelas seções da rede social, como os álbuns do perfil, assim como o feed de conteúdo postado na rede conforme as preferências do usuário.

Busca de fotos aprimorada

É comum que usuários mantenham milhares de fotos em suas contas no Flickr, por isso, o serviço ganhou uma série de recursos que visam facilitar a busca de conteúdo. Além dos tradicionais geotagging e data e hora das imagens ou vídeos, Flickr também é capaz de saber onde as imagens foram capturadas.

Por meio de um sistema de identificação de cores, o sistema agrupa fotos e vídeos similares e os torna mais fáceis de serem encontrados, mesmo que o usuário não inclua tags manualmente aos arquivos. Com isso, fotos de viagens ou outros momentos importantes podem ser filtradas rapidamente e encontradas a qualquer momento.

Ainda para aumentar o nível de detalhes do conteúdo postado pelo aplicativo, Flickr fornece também informações importantes sobre cada foto ou vídeo, como as configurações exatas da câmera que capturou as imagens, incluindo distância focal, abertura etc. Com isso, ao navegar por fotos bonitas na rede, é possível saber qual equipamento foi usado.

1 Tb para carregar fotos na nuvem

A nova atualização do aplicativo oferece aos usuários 1 terabyte (1000 Gb) de memória para guardar fotos na nuvem, são aproximadamente 530 mil fotos de 6.5 megapixels, podendo ser enviadas de qualquer dispositivo. Além disso, o Flickr trouxe novos filtros e novas ferramentas profissionais de edição de fotos. No Android, são três menus: Activity, You e Contacts, além de um ícone de câmera para fotografar.

No iOS, é mais ou menos a mesma coisa, porém somente com imagens: um grupo de pessoas, indicando seu feed, um mundo, com o que há de mais popular, a câmera, para fotografar, uma pessoa sozinha, onde você encontra seus dados, e dois pontos circulares, onde é possível mexer nas configurações.

As opções para navegar são muitas e o programa é bem agradável de mexer. Se você já usa o Flickr na versão web, não deixe de conferir também a edição móvel do software. É bem completa e útil para os usuários do serviço. Use e veja como uma das maiores redes sociais de fotografia do mundo pode entregar uma experiência simples e atraente em dispositivos móveis; faça o download do Flickr!

Nossa opinião

O serviço de compartilhamento de fotos do Yahoo estava precisando de uma renovação, principalmente com o crescimento enorme de concorrentes como o Instagram. Por isso, as mudanças estéticas e funcionais são bem-vindas e agregam à experiência. Mas, é inevitável não comparar com o app líder no segmento, comprado pelo Facebook.

As referências ao Instagram são visíveis. Desde o design da tela de perfil do aplicativo até o mecanismo de edição de fotos e vídeo. Agora, tudo parece ter sido pego emprestado do concorrente, porém, a semelhança pode ser algo bom.

Usuários não gostam de mudanças drásticas. Por isso, ao oferecer uma interface similar ao famoso Instagram, o Flickr se torna uma alternativa viável para quem deseja mudar de ares sem que haja uma curva grande de aprendizado. Ademais, a solução do Yahoo traz mais vantagens que o destacam para quem realmente gosta de fotografar.

O app é atrativo pois é bem desenhado, seguindo a tendência por formas achatadas e linhas retas, muito ao estilo adotado pela Apple no iOS 7. Até no Android essa característica se mantém. Nas duas plataformas, a usabilidade é boa mesmo com várias seções e funções disponíveis.

Enquanto no iOS a navegação é feita muito por toques na tela, no Android o uso se dá mais por movimentos de arrastar, o que torna a transição de páginas mais rápida. Já para capturar imagens, o iOS deixa o acesso à câmera em uma posição mais central, como no Instagam, o que parece ser mais conveniente do que no Android, onde o ícone de câmera fica localizado no canto superior direito.

O desempenho do aplicativo, porém, ainda não está 100%. Em nossos testes, tivemos problemas de login, principalmente ao tentar usar contas do Google ou Facebook. Somente funcionou com uma conta Yahoo e, mesmo assim, a experiência foi estranha porque fomos levados ao site quando finalizamos o cadastro – algo nada conveniente para o mundo mobile.

De maneira geral, o app do Flickr é bem-vindo para os amantes da fotografia e complementa bem a experiência proporcionada pela versão web do serviço. Se isso vai ser suficiente para retomar o posto de líder do segmento é incerto, mas o passo dado foi importante.

Se você é um apaixonado por fotografia, certamente já tem uma conta no Flickr. Quem ainda não conhece o serviço, mas adora compartilhar cada captura incrível que registra, vai gostar de sua versão para dispositivos móveis, que facilita completamente a vida do usuário, pois há possibilidade de publicar na hora para que seus amigos vejam. Baixe!

Prós
  • Design agradável
  • Interface intuitiva
  • Captura, edição e compartilhamento de vídeos
  • Tagueamento automático de fotos e vídeos
Contras
  • Falha de login usando conta externa

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Yahoo!

Lançamento

09/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O serviço de compartilhamento de fotos do Yahoo estava precisando de uma renovação, principalmente com o crescimento enorme de concorrentes como o Instagram. Por isso, as mudanças estéticas e funcionais são bem-vindas e agregam à experiência. Mas, é inevitável não comparar com o app líder no segmento, comprado pelo Facebook.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Álbuns e organizadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Álbuns e organizadores