Foursquare

Foursquare

8.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Foursquare: encontre os seus estabelecimentos preferidos perto de você

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 12/12/2014 14h30

O Foursquare é um aplicativo de geolocalização para Android, iOS, Windows PhoneBlackBerry e Windows, que recomenda lugares interessantes, como bares e restaurantes.

Para fazer uma pesquisa, basta clicar na palavra-chave que aponta primeiro as indicações por causa de características peculiares de um local ou pela especialidade, como “pizzaria”, restaurante japonês”, entre outras.

O app também funciona como uma espécie de guia gastronômico porque, além de indicar estabelecimentos próximos, também mostra a opinião de usuários. Assim, no momento da buscar, você saberá a avaliação dos usuários. Caso o usuário vá a este estabelecimento pode fazer o “check-in”, ou seja, avisar que está fazendo uma visita ao espaço.

Atualização – Novas funções

A ferramenta recebeu uma nova atualização que o renovou totalmente. O Foursquare ganhou nova interface e até uma logo diferente. Algumas funções também foram mudadas. Essas funcionalidades relacionam-se com a chegada do Swarm: outro serviço que agora está atrelado ao app de geolocalização.

A versão Windows conta com algumas características exclusivas de tablets do Windows, como a integração com o calendário para planejar eventos sem sair do aplicativo, para facilitar as sugestões de locais.

Check-in e localização de contatos

A principal mudança é justamente o desmembramento do check-in. Antes, essa opção era um botão que ficava na página dedicada ao estabelecimento no Foursquare. Agora, o check-in foi transferido para o Swarm.

O botão de check-in continua no app, mas, ao clicar nele, o usuário é transferido para o Swarm. O usuário deve deve, portanto, instalar esse serviço no celular para que a ação do check-in seja concluída. Fotos - como imagens de pratos de restaurantes - também foram transferidas para o Swarm.

Além disso, a opção de localizações de amigos também passou a fazer parte desse outros app. A partir de agora, portanto, o Foursquare virou uma ferramenta dedicada apenas para localizar lugares.

Busca personalizada

Na nova versão, o usuário terá lugares sugeridos logo ao abrir o app. Palavras-chaves, como “bolinho de bacalhau”, “comida vegana”, “música ao vivo”, por exemplo, estarão logo na primeira página, antes mesmo do app encontrar os lugares. Ao clicar em alguma das palavras na interface, o Foursquare abre a página com os estabelecimentos indicados.

A opção da busca personalizada, na verdade, serve para o aplicativo conhecer o perfil do usuário e saber do que ele gosta. Por isso, a lista de sugestão de alguns tipos de comidas e de estabelecimentos antes do app ir para a lista de lugares próximos.

Os lugares apontados sempre serão os mais próximos da localização do usuário. A opção de busca livre, digitada manualmente, foi mantida. O usuário pode compartilhar um lugar com amigos, avaliar e salvar para visualizar depois. Um mapa ainda foi adicionado para ajudar o usuário a saber a distância de um estabelecimento para onde ele está.

Conheça a rede social. Baixe grátis Foursquare no TechTudo Downloads.

Nossa opinião

O Foursquare é, ao mesmo tempo, perfeito para quem não conhece uma cidade e também ideal para quem quer saber novidades do bairro onde mora. O app apresenta dicas preciosas de bares, restaurantes, museus etc.

Com a nova atualização, a plataforma virou um grande recomendador de lugares perto do usuário, que são explicados minuciosamente. No momento da busca, o usuário pode filtrar lugares usando palavras-chave.

Mesmo com a integração do Swarm, a partir do Foursquare, o usuário continua visualizando os comentários e as fotos. Com o Swarm, porém, ficaram, além das funções check-in, localização de amigos, a opção de comentar sobre um estabelecimento e de fazer upload de fotos.

A interface da nova versão foi renovada com cores mais fortes, o que agradou bastante. O serviço divide a tela com quatro opções: pesquisa de lugares bem específicos - como café da manhã, lugares românticos -, e almoço e jantar - muito prático para quem não tem tempo de checar especialidades dos restaurantes. Ainda está disponível o resumo de lugares, com informações superficiais, mas capazes de ajudar a entender do que se trata, além das dicas dos seguidores e a visualização das palavras-chaves que ficaram populares em um determinado lugar.

A boa novidade está aqui. Na versão antiga, quem dava vários check-ins era prefeito, agora qualquer um pode tornar-se um especialista. Quem dá mais dica sobre um assunto ganha um grau de especialidade, levando usuários a confiarem ou não nas dicas.

Por fim, agora é possível explorar uma lista quase interminável dos lugares aonde se pode ir no mundo inteiro. Encontrar especialistas em um assunto ou se tornar um e ainda contar com milhares de dicas interessantes sobre um determinado lugar fazem da nova versão um serviço muito mais útil e prático. O app ficou mais enxuto, mais focado e muito mais prático, embora usuários possam ter dificuldade em se acostumar com a migração de velhos recursos com o famoso botão check-in.

Prós
  • Nova versão é focada em busca de lugares
  • Boa interface
  • Sugere lugares de acordo com o perfil do usuário
Contras
  • Detectamos lentidão no processo de busca

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Alan Pastick

30 de Dezembro de 2015
Excelente app
avatar

Alan Pastick

30 de Dezembro de 2015
Excelente app
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Foursquare Lab, Inc

Lançamento

12/12/2013

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

O Foursquare é, ao mesmo tempo, perfeito para quem não conhece uma cidade e também ideal para quem quer saber novidades do bairro onde mora. O app apresenta dicas preciosas de bares, restaurantes, museus etc.

Opinião dos usuários

Fórum

Foursquare

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais