Google Home

Google Home

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Google Home é o aplicativo de controle do Chromecast e outros dispositivos conectados do Google

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 17/11/2016 15h36

O Google Home é o novo aplicativo de controle para dispositivos conectados do Google, como o Chromecast. Nesse sentido, o app, para Android e iPhone (iOS), substitui o Google Cast e promete uma experiência de uso mais horizontal e concentrada, já que foi criado para servir de plataforma de controle não apenas do Chromecast, mas de uma série de equipamentos do Google, como o Chromecast Audio e outros dispositivos integrados.

A mudança vai além da troca de nome e de ícone, já que o aplicativo ganhou nova interface gráfica e funcionalidades. O app agora organiza conteúdo relevante em vídeo, possui aba para dicas e sugestões de aplicativos compatíveis e recurso de busca de apps e conteúdo diretamente pelo Google Home, sem a necessidade de abrir outro aplicativo para encontrar resultados.

Nossa opinião

O antigo Google Cast era um aplicativo de alta qualidade para desempenhar as funções de controle do Chromecast a tal ponto que a atualização para o Google Home, num primeiro momento, parece desnecessária. Mas basta alguns minutos com a nova versão do aplicativo de controle dos dispositivos conectados do Google para perceber que as mudanças são bem vindas: a interface é mais organizada, o app apresenta informações relevantes e a usabilidade se mostra funcional e competente.

Numa comparação direta com o Google Cast para usuários do Chromecast, único dispositivo compatível com o app vendido no mercado brasileiro, as novidades são bem importantes: na aba de conteúdo sugerido, o Google Home exibe uma lista de material em vídeo de diversas fontes (do YouTube à Netflix) que são relevantes no momento, ajudando quem não tem ideia do que assistir a encontrar novidades.

Outra novidade é a aba Dispositivos, onde fica muito fácil visualizar os aparelhos disponíveis numa mesma rede e que podem ser controlados via Google Home.

Há também um mecanismo de busca e de sugestão de apps muito interessante: é possível encontrar aplicativos para usar com o Chromecast sem a necessidade de abrir lojas das plataformas (Play Store, no Android, e App Store, no iOS) para baixar e instalar os aplicativos. É o tipo de funcionalidade que simplifica o uso do produto e que faz do Google Home uma atualização bem-vinda ao já eficiente Google Cast.

Atualizações constantes e novidades que facilitam o uso do aplicativo e dos produtos a ele associados são sempre importantes e é difícil argumentar contra a sua relevância. Entretanto, a expectativa é de que o Google se contente com o Home por mais tempo, já que num curto período de tempo os usuários tiveram que se acostumar com transições do aplicativo Chromecast para Google Cast e, agora, Google Home. Como as atualizações ocorrem, em muitos casos, sem que o usuário perceba, a introdução dessas versões reformuladas dos serviços acabam sendo mais traumáticas do que o necessário.

O Google Home é uma atualização imprescindível para quem usa Chromecast e, no geral, promove mudanças interessantes ao app de controle do dongle. A interface bem resolvida e os recursos úteis para quem utiliza o acessório tornam o aplicativo bem completo e produtivo.

Prós
  • Novas funções tornam o app útil e fácil de usar
  • Perspectiva de integração com diversos dispositivos conectados do Google
  • Encontrar apps para Chromecast sem precisar abrir as lojas é bem útil
Contras
  • Embora útil e funcional, Google Home é mais uma reforma de um app que já havia mudado de nome, ícone e funcionalidades há pouco tempo

Fotos

Atualização traz novos recursos, melhorias no descanso de tela e promete reduzir o consumo de dados
Chromecast ganha melhorias em modo ambiente para menor uso de dados
App não tem compatibilidade nativa com o aparelho do Google, mas, ainda assim, é possível assistir a vídeos na TV pelo Wi-Fi
Rival da Netflix não tem suporte ao Chromecast de forma nativa, mas truque pode ajudar a espelhar o conteúdo do serviço na TV. 
O Google Cast mudou de nome a agora se chama Google Home. Veja neste tutorial como usar o aplicativo para Chromecast no celular, que está mais completo e com sugestões de filmes.
Quer mostrar apresentação de slides para amigos à distância? Google Chrome tem uma função que pode ajudar nisso.
Novos equipamentos compatíveis com a tecnologia chegam ao mercado ainda em 2015
Fabricante japonesa mostrou novidades na CES 2015, em Las Vegas; saiba o que há de novo.
Sony lança TV com Android, rival 4K da GoPro e o 'novo Walkman' na CES
Embora dedicado a vídeos online, o dongle do Google é capaz de transmitir na TV conteúdo armazenado no HD do computador. Procedimentos são simples e só requerem a instalação dos programas corretos.
Dispositivo do Google deverá facilitar a exibição de conteúdo criado na web. Aplicação mais óbvia é no meio corporativo, que ainda prioriza o uso de pendrives para transportar os arquivos de um PC para outro conectado à tela grande.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

O antigo Google Cast era um aplicativo de alta qualidade para desempenhar as funções de controle do Chromecast a tal ponto que a atualização para o Google Home, num primeiro momento, parece desnecessária. Mas basta alguns minutos com a nova versão do aplicativo de controle dos dispositivos conectados do Google para perceber que as mudanças são bem vindas: a interface é mais organizada, o app apresenta informações relevantes e a usabilidade se mostra funcional e competente.

Opinião dos usuários

Fórum

Google Home

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade