Google Earth

Google Earth

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Google Earth: visite o mundo inteiro sem sair de casa

TechTudo
por TechTudo em 02/12/2015 18h57

O Google Earth é um aplicativo de mapas em três dimensões mantido pelo gigante das buscas. Ele permite passear virtualmente por qualquer lugar do planeta, graças às imagens capturadas por satélite. Explore o mundo após fazer o download de Google Earth, programa grátis, em português e disponível para Windows, MacLinux, Android e iOS.

O programa traz a integração valiosa com o Street View (recursos que permitem andar por ruas) e o Google Maps e pode ser utilizado online e offline. Alguns locais têm imagens de satélite muito recentes, enquanto que a imagem de outras localidades é de cinco ou dez anos atrás. Porém, mesmo que a atualização do software não seja homogênea, ele é uma boa alternativa de conhecer outros lugares.

Como baixar e instalar o Google Earth

Para baixar Google Earth, clique em "download" no topo da página. Com isso, o usuário será redirecionado para uma página de termos de serviço do Google. Antes de iniciar a instalação, é preciso clicar em "Concordar e fazer download". Dessa forma, o download do Google Earth será iniciado automaticamente após alguns instantes.

My Places

Quase todos os dias as pessoas encontram novos lugares interessantes, seja uma nova lojinha a caminho do trabalho, ou um restaurante que visitou com os amigos no fim de semana. Agora, é possível recomendar esses lugares dando notas a eles no Google Maps. Com o My Places, o usuário pode, inclusive, adicioná-los a um mapa customizado com seus próprios ícones e anotações.

Street View

Enquanto o usuário estiver navegando pelo mundo e quiser ver exatamente como é determinada rua, aos olhos de um pedestre ou motorista, é só arrastar o famoso bonequinho laranja para o local desejado. Assim, ele verá tudo que foi gravado pelas câmeras do Google. A função sofreu alterações que aprimoraram o zoom da ferramenta, a fonte dos textos e a ferramenta de medidas. Saiba como compartilhar as fotos do Google Earth.

Detalhes e Previsão do tempo

A riqueza de detalhes é um ponto forte da aplicação. Ele não se limita a mostrar imagens de satélite, pois também reproduz texturas (como de florestas e serrados) e informações sobre terrenos. O serviço consegue até mesmo simular a intensidade de luz do Sol por todo o globo. Mais do que isso, o usuário terá previsões de localização do Sol para os próximos dias.

Com informações de condição do tempo integradas ao programa, ele não deve nada às previsões meteorológicas apresentadas em grandes emissoras de televisão. Na verdade, a plataforma já foi adotada por empresas como CNN, que utilizam suas imagens de satélite para mostrar posições de nuvens, especialmente na temporada de furações e tornados.

A presença de dados de temperatura também é garantida, de modo que é possível usar o software também para conferir a previsão do tempo. Parceiros do Google especializados nesse tipo de conteúdo enviam as medições de temperatura em tempo real, e não se resumem a grandes cidades. Praticamente qualquer ponto de planeta terá sua temperatura registrada pelo Earth, em graus Celsius ou Fahrenheit.

Os engenheiros responsáveis incluíram na versão mais atual a visualização de imagens históricas. Por meio dela, o usuário pode, por exemplo, procurar pelo estádio Allianz Arena, que fica em Munique, ter acesso a imagens de satélites do período anterior e, também, posterior à construção da arena esportiva.

De acordo com o Google, o novo recurso também pode ser usado para analisar mudanças decorrentes do aquecimento global. Além disso, é possível utilizá-lo para verificar o processo de urbanização das grandes cidades.

Fontes de consulta

Para a fonte de pesquisa ser completa, o serviço também conta com informações da Wikipedia, a maior enciclopédia do mundo. O usuário vai encontrar ícones do site em localidades importantes. Uma vez que clicar no ícone, este usuário lerá sobre um monumento ou momento histórico marcante relacionado com aquela localidade, sem sair do programa.

Entusiastas da arquitetura ou da modelagem em três dimensões terão um motivo a mais para adotá-lo aplicativo oficial para checar mapas: a visualização em 3D. Pessoas de todo o mundo já estão contribuindo com o envio de maquetes de prédios e monumentos famosos.

Embora a ferramenta faça uso de mais recursos de processamento e gráficos do computador, vale a pena porque permite ver determinados locais como realmente são. Mas o emprego de tecnologia 3D não se limita a construções. O Google também exibe informações de altitude e acidentes de terrenos, reproduzindo, assim, chapadas ou fundações no solo. Tudo isso ficará à disposição do usuário.

Oceanos, Marte e a Lua

Embora o nome do aplicativo leve a palavra "Earth", que significa "Terra" em português, os usuários irão às profundezas dos sete mares. Ele introduz uma nova forma de visualização que inclui oceanos. Há vídeos feitos por especialistas no assunto do National Geographic, que ensinam sobre espécies marinhas, animais em risco de extinção e mudanças ocorridas nos oceanos por conta do efeito estufa.

Marte e lua também estão presentes no seu computador ou smartphone. A empresa oferece, em parceria com a NASA, panoramas de 360º do planeta vermelho, vídeos produzidos pela agência norte-americana e mapas em 3D da superfície.

Saindo de Marte, é possível conhecer o nosso Sistema Solar e o espaço sideral, com suas nebulosas, estrelas e planetas. Esse recurso é particularmente interessante para aquelas pessoas que querem aprender um pouco mais sobre astronomia.

Além de "visitar" outros lugares, quem estiver usando o Earth também vai criar seu próprio tour pelo mundo. O freeware permite gravar a movimentação do mapa, inclusive com adição de narração, capturada a partir do microfone do PC.

Compartilhar lugares com amigos

Há a possibilidade de compartilhar lugares interessantes com os amigos por meio do app. Caso o usuário descubra uma característica importante da cidade, ele pode compartilhá-la com seus contatos através do Google+. Para isso, é necessário fazer o login na rede social. Feito isso, basta acessar o conteúdo desejado e clicar em “Compartilhar”. É possível enviar a localização por email ou no mural do Google+.

Atualização

As atualizações ou updates podem ser obtidas de duas formas: por meio do site oficial do produto ou quando o programa oferecer a atualização automática. Assim, pode-se ter acesso a todo o conteúdo mais atualizado, assim como no Google Maps, só que dentro do computador. Veja mais sobre o Google Earth para iOS no tutorial preparado pelo TechTudo e tenha o mundo na palma da sua mão.

Google Earth Pro

Entre as adições da versão Pro, estão o novo layout de impressão; uma ferramenta para criação de apresentações e gravação de vídeos simplificada. Além disso, há mais estilos para dados expandidos, que permitem maior controle sobre a aparência dos dados e um melhor suporte para infraestrutura de rede. Aproveite para baixar Google Earth agora mesmo e conheça um mundo de possibilidades!

Nossa opinião

O Google Earth é um aplicativo muito útil para a visualização de mapas e imagens de praticamente todos os cantos do planeta. Se o usuário gostar de geografia, sem dúvida, não tem como não se apegar a essa ferramenta super completa. A única desvantagem, no entanto, é que ele é um pouco pesado e requer muito do funcionamento da máquina.

O sistema de buscas é bem útil, simples de usar e funciona bem, de forma parecida a do Google Maps. Além disso, o usuário pode analisar cada local com uma grande riqueza de detalhes e algumas vezes ao vivo. O programa tem recursos de visualização em 3D e informa sobre os terrenos de cada localidade.

Os mapas ainda apresentam marcações de linhas de transporte e dos principais estabelecimentos e pontos turísticos das cidades. Os usuários podem também enviar fotos para enriquecer ainda mais os mapas.

O software também possui o recurso Google Street View, que permite uma espécie de visita virtual às ruas do planeta. O processo é simples: basta arrastar o bonequinho amarelo para o local desejado no mapa. A possibilidade de ver os oceanos e de explorar a Lua, Marte e constelações também é bem bacana e agrada os curiosos. Vale muito a pena baixar Google Earth e experimentar!

 

pro
online
2015
ao vivo
offline
Windows 8
portable

Prós
  • Visualização de mapas com vários detalhes
  • Usuário pode enviar fotos
  • Recurso Google Street View
  • Possibilidade de ver a Lua, Marte e constelações
Contras
  • Programa requer muito do hardware

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Jauro Batista de Melo

14 de Maio de 2016
Conheci o Google Earth. Em 2007 em Atlanta. Na epoca eu trabalhava numa empresa - Motorista. E passando pela Office em Atlanta GA. O Gerente de la me mostrou o Google Earth, nao via a hora de chegar em casa em Boca Raton, FL. para baixar e navegar. Para mim, uma grande invensao, imagine, vejo em alta definiçao na fazenda de papai onde fui criado, no interior de Gov. Valadares. MG, vejo tudo la. ate um coqueiro que plantei quando tinha 12 anos. hoje tenho 62 anos,
avatar

Jauro Batista de Melo

14 de Maio de 2016
Conheci o Google Earth. Em 2007 em Atlanta. Na epoca eu trabalhava numa empresa - Motorista. E passando pela Office em Atlanta GA. O Gerente de la me mostrou o Google Earth, nao via a hora de chegar em casa em Boca Raton, FL. para baixar e navegar. Para mim, uma grande invensao, imagine, vejo em alta definiçao na fazenda de papai onde fui criado, no interior de Gov. Valadares. MG, vejo tudo la. ate um coqueiro que plantei quando tinha 12 anos. hoje tenho 62 anos,
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Lançamento

31/10/2013

Versão

7.1.2.2041

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O Google Earth é um aplicativo muito útil para a visualização de mapas e imagens de praticamente todos os cantos do planeta. Se o usuário gostar de geografia, sem dúvida, não tem como não se apegar a essa ferramenta super completa. A única desvantagem, no entanto, é que ele é um pouco pesado e requer muito do funcionamento da máquina.

Opinião dos usuários

Fórum

Google Earth

Você ficou com alguma dúvida sobre Mapas ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Mapas