Google Slides

Google Slides

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com Google Slides, abra, crie e edite apresentações no celular e na web

Paulo Alves
por Paulo Alves em 30/07/2014 12h23

O Google Slides é um aplicativo para Android e Chrome destinado a abrir, criar e editar apresentações, tanto no formato proprietário do Google Drive quanto do Microsoft PowerPoint. Com versão também para web, no Android ele é um dos primeiros apps a ser desenvolvido com o novo visual chamado de Material Design.

Assim como foi prometido pelo Google durante o Google I/O de 2014, a versão atualizada do Google Sheets já tem disponíveis para os seus usuários novidades no layout - e não só.

O programa permite criar novas apresentações a partir de templates com diferentes tipos organização das informações. É possível fazer inclusão de textos e títulos, edição de arquivos PowerPoint para incluir fotos, formas, vídeos e redimensionamento de todos os elementos da página. Tudo isso usando toques na tela de smartphones ou tablets, ou via extensão no Google Chrome.

Em dispositivos móveis, a interface está completamente redesenhada, incluindo o botão de “nova apresentação” flutuando sobre a tela, no estilo Material Design inaugurado com o Android L. Na primeira janela, o usuário vê também as apresentações criadas e editadas organizadas cronologicamente, em grade ou lista.

Na web e no Android, o usuário pode compartilhar apresentações do Google Slides com qualquer pessoa e editar tudo conjuntamente. Além disso, no celular é possível compartilhar os slides de diversas maneiras, enviando links ou mesmo fazendo o download local para transferir via USB.

Como usar no celular e tablet

Para criar um novo arquivo, basta tocar no botão de “mais” no canto inferior direito da tela inicial. É preciso também escolher um título – em qualquer caixa de texto, um toque seleciona o campo para realizar edições de fonte ou parágrafo e dois permitem modificar o conteúdo.

Para adicionar um novo slide à apresentação, toque no botão inferior à direita da tela e escolha um template. Há, atualmente, seis opções de organização de conteúdo, com título e subtítulo, mais de uma coluna de texto, em branco, entre outras. Mova entre os slides arrastando a tela para os lados, e troque tudo de posição de desejado conforme vai criando sua apresentação – basta tocar e segurar sobre um slide e leva-lo para onde quiser.

Ao final, só é necessário tocar em “play” para ver o resultado final da apresentação em tela cheia. Os arquivos são salvos automaticamente no Google Drive e podem também ser armazenados localmente no dispositivo. Em caso de perda da conexão, é possível criar off-line e sincronizar só quando houver Internet ativa.

O menu superior ainda oferece opções de compartilhamento e salvamento – formatos do PowerPoint são suportados. As apresentações ainda permitem inserir anotações do apresentador. Um link no menu lateral leva o usuário diretamente para os arquivos marcados com estrela e a todas as pastas do Drive.

Instale a extensão no navegador ou baixe o app gratuitamente para seu dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet, e usufrua de todas as funcionalidades do programa de criação de apresentações do Google completamente otimizado para telas touch. Faça o download de Google Slides e confira!

Nossa opinião

O Google Slides está mais amigável do que nunca para uso em smartphones e tablets e, finalmente, pode editar com facilidade arquivos do PowerPoint. Tudo funciona muito bem e sem travamentos, mas ainda há limitações que o deixam aquém de concorrentes.

A principal delas é na hora de criar uma apresentação no celular ou tablet. Ainda não se pode substituir softwares mais robustos porque só permite a criação de slides simples, sem imagens ou opções diferentes de design. Com isso, ele ainda se torna mais um app para emergências do que um aliado real no dia a dia.

O pacote Office para Android e iOS, por exemplo, é muito mais funcional e permite a colaboração tão destacada pelo Google nos seus serviços – apesar de não estar no nível dos usuários de Gmail, há de se convir que funcionalidade pesa mais que edição colaborativa. Ou seja, a versão web ainda está bem na frente da versão móvel.

O programa, no entanto, está no caminho certo. Caso haja, no futuro, mais opções na hora de criar uma nova apresentação, ele será muito importante para transformar tablets e outros dispositivos Android e iOS em poderosas ferramentas de trabalho e estudo.

Em termos de design, o software agrada bastante. A interface é simples e bonita, já atualizada para a nova linguagem que o Google implementa na nova versão do Android. Ainda não há muitas transições animadas ou qualquer coisa do tipo, mas o visual é atraente.

Em resumo, se você tem um Android ou iOS (em breve), vale baixar o Google Slides e, ao menos, ter a garantia de que pode editar suas apresentações onde você estiver. O download é mais do que recomendado também na web.

Prós
  • Visual agradável
  • Simples de usar
  • Edita apresentações do PowerPoint
  • Abre e edita arquivos do Drive e armazenados no celular
Contras
  • Criação de slides limitada a edições simples no celular ou tablet

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O Google Slides está mais amigável do que nunca para uso em smartphones e tablets e, finalmente, pode editar com facilidade arquivos do PowerPoint. Tudo funciona muito bem e sem travamentos, mas ainda há limitações que o deixam aquém de concorrentes.

Opinião dos usuários

Fórum

Google Slides

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade