Google Talk

Google Talk

Utilize o Google Talk para conversar com seus contatos do Gmail

O Google Talk é o comunicador instantâneo do Google. Conversar com amigos, trocar arquivos e compartilhar links fica muito mais fácil com o aplicativo, que é baseado no protocolo de comunicação XMPP (antigamente conhecido como Jabber).

Qualquer pessoa que tem uma conta do Google pode usar o IM (Instant Messaging, ou mensageiro instantâneo). No entanto, usuários do e-mail do Google também podem se autenticar no Google Talk diretamente. Depois de estar conectado, o usuário já tem condições de mandar mensagens para seus amigos, familiares e colegas profissionais que também sejam adeptos do sistema de comunicação do Google.

Conversa por texto

O principal recurso do Google Talk Messenger é a conversação baseada em texto, como acontece no Facebook Messenger. Não há formatação especial do texto que vai ser enviado (como no Live Messenger) ou emoticons especiais para ocasiões distintas (como no AIM). O foco desse aplicativo sempre foi a simplicidade da comunicação.

No máximo, o usuário pode colocar em negrito o texto que vai enviar para um contato, utilizando asterisco (*) no início e fim do trecho que quer destacar.

Em vez de histórico armazenado no computador, usuários do Google Talk poderão contar com todo o poder de hospedagem do Google: o download Google Talk utiliza o Gmail para salvar as conversas. O marcador Chats (Bate-papos) vai agrupar todas as mensagens e deixá-las disponíveis em qualquer lugar onde haja uma conexão com a internet. O usuário ainda ganha a excelente busca presente no Gmail.

É possível, ainda, selecionar as pessoas com as quais você conversar, podendo bloquear contatos. Você também pode saber se foi bloqueado por algum contato no GTalk.

Chamadas de voz

Assim como o Skype, o Google Talk Messenger oferece chamadas de voz gratuitas entre usuários devidamente cadastrados no serviço. O internauta vai poder falar com a família que mora no exterior (ou mesmo em outro Estado brasileiro) sem se preocupar com altas taxas telefônicas e cobranças em outras moedas.

O programa não tem recursos mais sofitiscados, como conferência com várias pessoas ao mesmo tempo ou compartilhamento do que está sendo visualizado no monitor. Ainda assim, cumpre bem a função básica de permitir chamadas de voz.

E o melhor: o Google Talk suporta secretária eletrônica. Isso significa que o se o contato com que você quer falar não estiver online no momento, você vai poder gravar uma mensagem que será entregue a ele por e-mail. Quando ela for recebida, o amigo poderá retornar a ligação.

Transferência de arquivos

Embora o Google Talk seja primordialmente para conversa em texto, a equipe de desenvolvedores do Google optou por adicionar ao mensageiro a opção de transferência de arquivos. Dessa forma, fica muito fácil enviar um arquivo para um contato que está conectado ao GTalk, em tempo real e sem necessidade de confirmação de recebimento (como normalmente acontece quando arquivos são enviados por e-mail).

Visualização multimídia

Uma vez que é integrado a outros serviços do Google, o Google Talk facilita bastante a vida de quem manda muitos vídeos e imagens por meio do comunicador. Links para esse tipo de conteúdo seja incluído na conversa serão automaticamente convertidos num exibidor de fotos ou player do Youtube. O interlocutor pode ver imediatamente o que o autor da mensagem queria mostrar.

Notificações do Gmail

Quem usa o Gmail com frequência e recebe muitos e-mails por dia poderá ser avisado das novas mensagens diretamente a partir do GTalk. O programa não só tem um contador de mensagens não lidas, como também avisa quando novos e-mails chegam na caixa de entrada e ainda exibe o nome do remetente e o assunto da mensagem.

Para Celular

O aplicativo que substitui o Gtalk para celular é o Hangouts, mensageiro totalmente gratuito e traduzido para o português, disponível para dispositivos Android e iOS.

Na web

O Gtalk é um programa de computador, mas também tem funcionalidades baseadas na web. O usuário que estiver distante do PC ainda vai poder falar com seus contatos por meio do widget do Google Talk Messenger na barra lateral do Gmail. Não vai ser possível enviar arquivos instantaneamente nem ter conversação por voz, mas é melhor do que perder contato total com os amigos, a família e os colegas de trabalho.

 

Faça já o download do Google Talk, o mensageiro do Google com várias funcionalidades que vão revolucionar o seu bate-papo.

Nossa opinião

O Google Talk virou uma opção bastante interessante em um novo cenário para programas deste tipo. Com a queda do uso do ICQ e do MSN (ou Windows Live Messenger), o Google Talk cresceu e se tornou um dos softwares mais utilizados na troca de mensagens entre internautas.

Os seus principais diferenciais são a praticidade, a integração com o Gmail e as opções de bate-papo por voz ou vídeo simples e eficientes. O design do Google Talk não lembra em nada o MSN, por exemplo, que tinha diversas opções de cores, temas e etc. Ele é o mais direto possível. Clean, somente com as ferramentas necessárias para você e seu contato conversarem.

Isso ajuda não somente a deixar a interface do programa mais amigável, como também facilita a utilização do mesmo. O seu desempenho também se destaca, com eficiência em transferência de arquivos, visualização de mídias de serviços do próprio Google (do YouTube e do Picasa, por exemplo). O programa é bem rápido para executar todas as tarefas e isso também conta muito a seu favor. Tudo funciona bem e o GTalk cumpre o prometido sem maiores problemas.

Ou seja, se você gosta de conversar com seus amigos e familiares pela internet e quer fazê-lo utilizando um programa simples, rápido e com recursos interessantes, não deixe de baixar o Google Talk.

Prós
  • Interface clean e amigável
  • Chamadas por vídeo e voz
  • Integração com Gmail
Contras
  • Diminuição do número de usuários nos últimos anos

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Lançamento

20/06/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
10

O Google Talk virou uma opção bastante interessante em um novo cenário para programas deste tipo. Com a queda do uso do ICQ e do MSN (ou Windows Live Messenger), o Google Talk cresceu e se tornou um dos softwares mais utilizados na troca de mensagens entre internautas.

Fórum

Google Talk

Você ficou com alguma dúvida sobre Mensageiros? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Mensageiros →