ICQ

ICQ

9.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

ICQ: faça download do tradicional mensageiro totalmente renovado

TechTudo
por TechTudo em 10/10/2014 11h22

ICQ é um mensageiro que fez história e está disponível para Windows, Mac, Linux, Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e online. Nos primórdios da internet, tornou-se uma importante ferramenta de comunicação que permitia que dois contatos se falassem em tempo real por meio de texto. Com o tempo, foi perdendo mercado para o Windows Live Messenger, no Brasil. No entanto, agora ressurge com uma nova versão que promete algumas novidades: a principal delas é o "Feed de Amigos".

Assim como em outras redes,  no ICQ o "Feed" é o local dentro do aplicativo em que internautas podem receber atualizações de todos os amigos, publicadas nas principais redes sociais do mundo. Twitter, Facebook, Flickr e YouTube são os serviços suportados atualmente, que permitem saber em tempo real o que os amigos, familiares e colegas estão postando, sem ter que ir a cada um desses sites.

A funcionalidade não se resume a visualizar as atualizações. É possível também comentar tweets interessantes e ver fotos que foram publicadas no álbum virtual. Publicar informações nas redes sociais também vai ser mais fácil com o programa. A Caixa de Status permite que o usuário envie fotos e tweets diretamente a partir do software, sem ter que abrir o Twitter ou o Flickr.

Os amigos que tiverem instalado o ICQ para PC ainda podem visualizar todas as atualizações. Se alguém quiser comentar nas fotos e tweets do usuário, ele saberá imediatamente. O mensageiro apresenta o recurso "Minha Caixa", que concentra informações sobre o que os contatos comentaram sobre o conteúdo publicado na internet, utilizando o ICQ como cliente.

Nova versão para iOS

Com a útima atualização feita no aplicativo, os dispositivos com o sitema operacional iOS que tenham instalado o ICQ ganharam novos recursos. Agora os usuários poderam desfrutar de novos temas, suporte para envio de diversas fotos ao mesmo tempo, lista de contatos aprimorada, assim como novas possibilidades de customização do app.

O bate-papo também recebeu algumas melhorias: os usuários não podem selecionar apenas as mensagens antigas e citá-las ou copiar e colar, agora poderão selecionar e excluí-las. A boa notícia para quem curte compartilhar imagens é que agora será possível enviar múltiplas fotos ao mesmo tempo. O recurso está disponível tanto para bate-papo com uma só pessoa ou em grupos.

Outro ponto que merece ser destacado é a lista de contato totalmente aprimorada. Como novidades, o ICQ traz uma lista de contatos muito mais bonita visualmente, além de indicar quem está online, bem como o momento de sua última conexão - isto para quem não estiver disponível no momento. Quanto as mudanças na lista telefônica não é tudo. A nova versão permite que a lista separe contatos em abas: uma com usuários do ICQ e grupos de bate-papos, outra com contatos telefônicos que podem receber SMS gratuitos pelo bate-papo do ICQ.

Na nova versão, os criadores  não se esqueceram de dar uma ajeitada no quesito armazenamento, deixando-o mais econômico. Como? Ao instalar a atualização, usuários poderão estabelecer parâmetros para download de fotos, vídeos e outros arquivos, simples assim. Essa medida fará com que o app economize o tráfego de Mb com o uso de internet 3G, por exemplo. Com isso, o ICQ vai permitir baixar somente arquivos que você escolher; vai acontecer o mesmo ao salvar arquivos automaticamente, até para quem tem bastante espaço de armazenamento disponível no apararelho.

Perfil novo

O novo perfil de usuário do ICQ dá ao internauta o poder de contar para seus amigos exatamente o que achar necessário. Entre as informações que podem ser disponibilizadas para os contatos estão: idade, país onde reside, números de telefone e endereços de e-mail. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre a sua imagem de exibição é possível encontrar uma opção para editar o seu perfil.

A apresentação mais moderna do perfil permite que visitantes saibam de quem aquela pessoa é amiga e vejam fotos. Dessa forma, fica mais fácil reconhecer um antigo colega de faculdade que não é visto há muito tempo mas que aparentemente está presente no serviço.

 

Compartilhamento de fotos

As fotos ganharam atenção especial da equipe de programadores do app. O usuário que optar por usar o comunicador instantâneo vai mostrar as fotos que tem armazenadas no computador sem apelar para algum site de álbum de fotos ou serviço similar. Com ele, as imagens são transmitidas diretamente de um PC para o outro. 

O contato que estiver vendo as imagens pode, ainda, ampliar ou reduzir as fotografias e navegar pelo conteúdo de forma bastante intuitiva. Para descomplicar ainda mais, a aplicação utiliza a funcionalidade de arrastar e soltar. Isso permite integração total com o Windows, para que o usuário possa abrir uma pasta, selecionar as imagens que quer compartilhar, clicar nelas e arrastar até a janela do serviço. O aplicativo fará todo o resto.

Bate-papo em vídeo

O foco do ICQ sempre foi o texto, mas a nova versão do programa apresenta também funcionalidades multimídia. Com ele, é possível conversar com a família por meio de áudio e vídeo, desde que tenha os acessórios necessários para isso (uma webcam e um microfone, pelo menos).

Uma vez que os periféricos estejam instalados, o software vai configurar tudo para que o usuário tenha o mínimo de trabalho ao acertar os ajustes para transmitir áudio e vídeo. E o melhor: o chat com voz e imagem é completamente grátis, assim como os demais recursos que ele oferece.

Importação de contatos fácil

As pessoas hoje em dia estão presentes em várias redes sociais e serviços. Pensando nisso, os desenvolvedores criaram uma forma mais fácil que ter que perguntar para cada contato qual é o seu número de usuário. O resultado é uma ferramenta de importação de contatos que trabalha diretamente com Facebook, Gmail, Windows Live e Yahoo!, entre outros.

Basta informar o nome de usuário e senha de um desses serviços para que o mensageiro faça uma busca e descubra quais contatos já estão presentes na rede. Caso não estejam, o usuário ainda vai ter a chance de enviar convites para que eles baixem o programa e conheçam as novas funcionalidades.

Personalização e emoticons

Todo mundo gosta de personalizar o mensageiro preferido. Com os usuários do ICQ não poderia ser diferente. Não é por acaso que os desenvolvedores oferecem várias cores e formas de personalização da janela. A nova versão do programa traz novos temas pré-instalados

Sons personalizados podem ser adicionados ao software, assim como skins, aquelas "peles" que dão nova cara ao aplicativo e o deixam mais agradável de usar. Ainda entre as personalizações está a inclusão de emoticons, imagens divertidas que ajudam a manter a conversa por meio de texto mais informal. O novo serviço tem suporte a emoticons, para que os usuários usem e abusem das carinhas felizes que são marca registrada da comunicação digital.

Jogos

Os jogos que estão disponíveis para o mensageiro são: Sinuca, Damas, Gamão, Slide-a-Lama, Zoopaloola, Warsheep, Pôquer e Dardos.

Programa multiplataforma

Finalmente, ICQ saiu para outras plataformas, além do Windows. O mensageiro para Mac e Linux ainda estão em versão beta e são feitas em Adobe Air. Então é preciso instalá-lo para rodar o programa.

Além disso, o app ganhou versões para dispositivos móveis com iOS, Android e Windows Phone. Nelas, é possível trocar mensagens gratuitamente entre aparelhos, falar com os amigos no Facebook e Google+, fazer chamadas de voz e muito mais. Clique em "Baixar" para fazer o download do ICQ agora mesmo!

Nossa opinião

Quem viveu o começo dos anos 2000 e final dos 1990 sabe bem o que significa essa sigla. O ICQ era o comunicador mais popular da época e deixava o MSN – e qualquer outro – no chinelo. Hoje, o programa ganhou um aplicativo para dispositivos móveis que é muito mais que um comunicador.

Um dos focos do app está no envio de mensagens de texto entre smartphones, para diminuir o gasto com mensagens SMS e MMS. O usuário consegue economizar muito, afinal, com o software é possível receber mensagens do computador e enviar mensagens para outros celulares, pagando apenas pela internet. A aplicação também prima pela integração com outros serviços, garantindo o suporte para conversas pelo Google Talk e do chat do Facebook.

A interface é bem simples e não confunde. Há apenas quatro opções para navegar pelo programa, o que facilita a procura por algo específico. Assim como o WhatsApp, o ICQ utiliza o número do celular para vincular o cadastro feito com o UIN. Se o usuário não receber o SMS de confirmação, ainda assim, é possível criar o cadastro apenas com o nome – ou número – de usuário. Esta opção ainda garante a conversa entre computador e dispositivo móvel, por exemplo.

Por fim, o programa agora oferece uma lista de novidades que exibe as atualizações de redes sociais cadastradas, como o Facebook, Twitter, YouTube e Flickr. Tudo de uma forma bastante intuitiva e com acesso aos respectivos sites. Se você procura uma outra forma de economizar centavos no envio de mensagens com foto, de SMS ou quer sentir a nostalgia de voltar a usar o ICQ, esta é uma ótima pedida.

Prós
  • Interface colorida e simples de entender
  • Versão para celular funciona como uma alternativa para enviar SMS e MMS
  • App recebe mensagens mesmo fechado
  • Integração com Facebook e Google+
Contras
  • Poucos usuários no Brasil
  • Mais um app, para viver junto de outros semelhantes
  • Muitas contas de redes sociais deixam o feed confuso

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

ICQ LLC

Lançamento

01/10/2014

Versão

8.2.7138

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

Quem viveu o começo dos anos 2000 e final dos 1990 sabe bem o que significa essa sigla. O ICQ era o comunicador mais popular da época e deixava o MSN – e qualquer outro – no chinelo. Hoje, o programa ganhou um aplicativo para dispositivos móveis que é muito mais que um comunicador.

Opinião dos usuários

Fórum

ICQ

Você ficou com alguma dúvida sobre Mensageiros ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Mensageiros