iOS 10

iOS 10

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

iOS 10 tem visual renovado e Siri mais inteligente

Caio Bersot
por Caio Bersot em 13/06/2016 17h44

O iOS 10 é a décima versão do sistema do iPhone, considerada pela Apple como a maior atualização de todos os tempos para o sistema móvel. O lançamento da plataforma deve ocorrer durante o outono dos Estados Unidos, entre setembro e dezembro. Por enquanto, somente a versão beta para desenvolvedores foi lançada. As principais mudanças no software em relação à versão anterior, o iOS 9, estão no visual, que tem destaque, principalmente, nas notificações e no desbloqueio de tela.

No sistema, há maior interação com as notificações na área bloqueada, assim como quando o iPhone está aberto. Com isso, é possível, por exemplo, reproduzir vídeos e responder conversas sem precisar desbloquear ou sair da central de notificações. 

Além disso, a assistente virtual Siri voltou mais inteligente, com direito a integração com o macOS. A inteligência do iOS 10, porém, não se limita à assistente, mas também ao novo teclado, o QuickType, capaz de entender mais de um idioma ao mesmo tempo e com sugestões intuitivas.

O sistema como um todo tem a característica de funcionar como um assistente que se adapta à realidade do usuário, e isso também acontece com o app de fotos. Com reconhecimento de lugares e pessoas na galeria, o iOS vai criar álbuns automaticamente, divididos entre as categorias de lugares e pessoas. Um dos destaques da apresentação do sistema, na WWDC 2016, em São Francisco, foi a função de criar vídeos temáticos com imagens da galeria.

Quanto à usabilidade, uma das novidades do software é a mudança na notificação de chamadas de apps, ou seja, ao receber uma ligação no WhatsApp ou Skype, usuários vão poder atender normalmente, como se fosse uma ligação via operadora. Isso diminui as chances de perda de chamadas importantes. Para completar, o iOS 10 tem uma só central de ligações, com o histórico de chamadas em todos os aplicativos, assim como a possibilidade de escolher qual programa usar para ligar depois de escolher um número. 

No aplicativo de mensagens, a surpresa é o foco maior no entretenimento do que na usabilidade. Com recursos divertidos, como stickers, emojis três vezes maiores, escolha do tamanho da fonte e animações, o iMessages ganhou funções que lembram aplicativos de mensagem como Facebook Messenger e até Snapchat.

Outros programas importantes do iOS 9 também receberam atualizações no iOS 10, como é o caso de Apple Music, News e Notas. O serviço de streaming de músicas da Apple teve o design renovado, com interface mais simples e suporte a letras de músicas - é válido lembrar que ainda não há detalhes sobre o update do aplicativo para Android; o visual do News também mudou, para ficar integrado com o restante da estética da companhia de Cupertino; por fim, o Notas ganhou uma função que lembra o Google Keep, permitindo editar um documento em grupo.

O iOS 10 tem suporte ao iPhone 6siPhone 6s PlusiPhone 6iPhone 6 PlusiPhone SEiPhone 5siPhone 5c, iPhone 5, iPad Pro, iPad Air, iPad Air 2, iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad mini, iPad mini 2, iPad mini 3, iPad mini 4, iPod touch 5 e iPod touch 6.

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não

Opinião dos usuários

Fórum

iOS 10

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais