iOS 8

iOS 8

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça o iOS 8, o novo sistema operacional móvel da Apple

Anna Kellen Bull
por Anna Kellen Bull em 09/09/2014 11h11

O iOS 8 é o novo sistema operacional móvel da Apple lançado em 2014. Apesar de parecer com o iOS 7, ele traz algumas novidades, como o HealthKit, um app voltado para a saúde, e o novo teclado QuickType, além de mudanças lógicas e intuitivas. A interface de notificações também recebeu uma grande atualização.

Agora, o usuário não precisa mais sair de um app em uso para responder uma mensagem, basta descer a barra de notificações e digitar. O uso do sistema está mais acessível. Com um duplo toque na tela, é possível ver os contatos mais frequentes do smartphone. Além disso, há uma maior integração entre serviços, como, por exemplo, o e-mail, notificações e Spotlight.

O teclado recebeu melhorias e trouxe funções que o SwiftKey oferecia apenas no Android. Com o QuickType, ele está mais rápido e é capaz de capturar o assunto, para quem, quando, que horas e ainda sugerir palavras. Além disso, a Apple agora permite a instalação de teclados de terceiros.

A Siri também ganhou uma nova funcionalidade. O assistente virtual da Apple responde ao comando "Hey, Siri" sem tocar no telefone. Já as pessoas que possuem um iPhone 5s terão uma vantagem à parte. O Touch ID foi otimizado e, além de desbloquear o gadget, a digital também funciona em apps terceiros. Com isso, o usuário pode optar pela digital em vez de senha em aplicativos, por exemplo.

Integração com Mac OS

A empresa da maçã deu um grande passo com objetivo de integrar todos os dispositivos da marca. A partir desta versão, o usuário pode começar uma atividade no smartphone e continuar no Macbook ou vice-versa. Você pode escrever um e-mail no iPhone e continuar no Mac ou ainda no iPad. Isso é possível apenas associando os dispositivos na mesma conta do iCloud.

Uma outra grande novidade é a possibilidade de atender uma ligação no computador. O usuário também pode visualizar no Mac o nome, o número e a foto de quem está ligando. Também há a possibilidade de fazer ligações com o Mac ou iPad, basta clicar no número desejado em Contatos. Para fazer a ligação, não é necessário configurar o dispositivo, pois ele usará o número do seu iPhone. No novo sistema, é possível também fazer uma ligação remota enquanto usa Safari no computador, apenas selecionando um número no navegador.

HealthKit

O HealthKit é um aplicativo de saúde que estará presente no novo iOS. De acordo com a Apple, ele veio para acabar com a segmentação das informações sobre saúde. Com ele, o usuário pode monitorar suas atividades e gerenciar outros apps do mesmo segmento. Por exemplo: é possível medir a pressão e adicionar no software e, então, ele pode chamar um médico se o bem-estar do paciente estiver em risco.

iMessage

A partir de agora, o usuário pode usar o iMessages para enviar mensagens de áudio, basta acessar um botão à direita, como no WhatsApp. Além disso, há a possibilidade de bater papo em grupo, enviar vídeos para os contatos e ainda escolher se deseja salvá-los ou não.

Family Sharing

O Family Sharing é um serviço que permite compartilhar uma série de arquivos com outros membros da família, como fotos, vídeos, apps, músicas e o que for comprado com o mesmo cartão de crédito. Se um membro da família comprar algo no cartão de crédito do usuário, o dono será notificado. A ferramenta suporta, aparentemente, até seis pessoas.

Fotos

A ferramenta de edição de fotos do sistema está mais intuitiva e rápida. É possível corrigir as cores e o brilho das imagens com somente dois cliques e, em seguida, salvá-las diretamente no iCloud. Um outro recurso interessante adicionado foi o de visualizar o “antes e depois” das fotografias. Todas as imagens, edições e álbuns agora ficam no iCloud e é possível vê-los em todos os seus dispositivos automaticamente.

App Store

Há uma nova aba disponível na App Store. Chamada de Explore, ela permite que o usuário busque por novidades e pacotes de aplicativos que podem ser comprados de uma vez só. Há também um recurso, chamado de TestFlight, que serve para testar softwares em versão Beta e mandar o resultado diretamente para os desenvolvedores.

HomeKit

Com o HomeKit, a Apple deseja que tudo na casa seja controlado pelo iPhone ou iPad, como garagens, portas e luzes. A ferramenta ainda possui integração com a Siri. Dessa forma, basta o usuário comunicar que vai dormir para desligar todas as luzes, aparelhos e até fechar a porta da garagem.

O iOS 8 estará disponível nesta primavera, mas os desenvolvedores já podem testar a versão Beta. Ele será compatível com o iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5s, iPod geração 5, iPad 2, iPad com tela de retina, iPad Air, iPad mini e iPad mini com tela de retina.

Fotos

Seu iPhone gasta muita bateria? Confira 20 dicas simples para economizar energia e aproveitar melhor o smartphone.
Instalou o iOS beta e se arrependeu? Aprenda a voltar para a versão estável do sistema.
Nova versão do sistema da Apple trouxe uma série de pequenas novidades. Confira o compilado com as novas funções.
Tenha acesso rápido aos seus contatos favoritos no iOS diretamente da Central de Notificações
Novo serviço de streaming da Apple vem para competir com grandes aplicativos como Spotify, Rdio e Deezer.
Veja como usar o aplicativo Saúde, que reúne suas informações médicas e sobre estilo de vida no iOS 8.
Veja como assinar postagens do Facebook pelo celular para receber notificações de novos comentários.
Veja como sair de uma conta do Google Drive em seu iPhone para logar uma outra conta do serviço.
Veja como utilizar o Shazam no iPhone para descobrir o nome de uma música que está tocando no ambiente.
Veja como visualizar as cutucadas recebidas e cutuque de volta no Facebook pelo Android ou iOS.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Opinião dos usuários

Fórum

iOS 8

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais