iOS 8

iOS 8

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça o iOS 8, o novo sistema operacional móvel da Apple

Anna Kellen Bull
por Anna Kellen Bull em 09/09/2014 11h11

O iOS 8 é o novo sistema operacional móvel da Apple lançado em 2014. Apesar de parecer com o iOS 7, ele traz algumas novidades, como o HealthKit, um app voltado para a saúde, e o novo teclado QuickType, além de mudanças lógicas e intuitivas. A interface de notificações também recebeu uma grande atualização.

Agora, o usuário não precisa mais sair de um app em uso para responder uma mensagem, basta descer a barra de notificações e digitar. O uso do sistema está mais acessível. Com um duplo toque na tela, é possível ver os contatos mais frequentes do smartphone. Além disso, há uma maior integração entre serviços, como, por exemplo, o e-mail, notificações e Spotlight.

O teclado recebeu melhorias e trouxe funções que o SwiftKey oferecia apenas no Android. Com o QuickType, ele está mais rápido e é capaz de capturar o assunto, para quem, quando, que horas e ainda sugerir palavras. Além disso, a Apple agora permite a instalação de teclados de terceiros.

A Siri também ganhou uma nova funcionalidade. O assistente virtual da Apple responde ao comando "Hey, Siri" sem tocar no telefone. Já as pessoas que possuem um iPhone 5s terão uma vantagem à parte. O Touch ID foi otimizado e, além de desbloquear o gadget, a digital também funciona em apps terceiros. Com isso, o usuário pode optar pela digital em vez de senha em aplicativos, por exemplo.

Integração com Mac OS

A empresa da maçã deu um grande passo com objetivo de integrar todos os dispositivos da marca. A partir desta versão, o usuário pode começar uma atividade no smartphone e continuar no Macbook ou vice-versa. Você pode escrever um e-mail no iPhone e continuar no Mac ou ainda no iPad. Isso é possível apenas associando os dispositivos na mesma conta do iCloud.

Uma outra grande novidade é a possibilidade de atender uma ligação no computador. O usuário também pode visualizar no Mac o nome, o número e a foto de quem está ligando. Também há a possibilidade de fazer ligações com o Mac ou iPad, basta clicar no número desejado em Contatos. Para fazer a ligação, não é necessário configurar o dispositivo, pois ele usará o número do seu iPhone. No novo sistema, é possível também fazer uma ligação remota enquanto usa Safari no computador, apenas selecionando um número no navegador.

HealthKit

O HealthKit é um aplicativo de saúde que estará presente no novo iOS. De acordo com a Apple, ele veio para acabar com a segmentação das informações sobre saúde. Com ele, o usuário pode monitorar suas atividades e gerenciar outros apps do mesmo segmento. Por exemplo: é possível medir a pressão e adicionar no software e, então, ele pode chamar um médico se o bem-estar do paciente estiver em risco.

iMessage

A partir de agora, o usuário pode usar o iMessages para enviar mensagens de áudio, basta acessar um botão à direita, como no WhatsApp. Além disso, há a possibilidade de bater papo em grupo, enviar vídeos para os contatos e ainda escolher se deseja salvá-los ou não.

Family Sharing

O Family Sharing é um serviço que permite compartilhar uma série de arquivos com outros membros da família, como fotos, vídeos, apps, músicas e o que for comprado com o mesmo cartão de crédito. Se um membro da família comprar algo no cartão de crédito do usuário, o dono será notificado. A ferramenta suporta, aparentemente, até seis pessoas.

Fotos

A ferramenta de edição de fotos do sistema está mais intuitiva e rápida. É possível corrigir as cores e o brilho das imagens com somente dois cliques e, em seguida, salvá-las diretamente no iCloud. Um outro recurso interessante adicionado foi o de visualizar o “antes e depois” das fotografias. Todas as imagens, edições e álbuns agora ficam no iCloud e é possível vê-los em todos os seus dispositivos automaticamente.

App Store

Há uma nova aba disponível na App Store. Chamada de Explore, ela permite que o usuário busque por novidades e pacotes de aplicativos que podem ser comprados de uma vez só. Há também um recurso, chamado de TestFlight, que serve para testar softwares em versão Beta e mandar o resultado diretamente para os desenvolvedores.

HomeKit

Com o HomeKit, a Apple deseja que tudo na casa seja controlado pelo iPhone ou iPad, como garagens, portas e luzes. A ferramenta ainda possui integração com a Siri. Dessa forma, basta o usuário comunicar que vai dormir para desligar todas as luzes, aparelhos e até fechar a porta da garagem.

O iOS 8 estará disponível nesta primavera, mas os desenvolvedores já podem testar a versão Beta. Ele será compatível com o iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5s, iPod geração 5, iPad 2, iPad com tela de retina, iPad Air, iPad mini e iPad mini com tela de retina.

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Opinião dos usuários

Fórum

iOS 8

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais