iPhoto

iPhoto

8.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

iPhoto: visualize, edite e compartilhe suas fotos em qualquer dispositivo

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 28/10/2013 12h58

O iPhoto é o aplicativo de fotos da Apple para Mac e iOS. Com ele você pode ver, organizar, editar e compartilhar as suas fotografias em poucos minutos em qualquer um dos aparelhos e de qualquer lugar.

O programa é muito útil, principalmente para quem tem diversas imagens e a cada dia produz muitas outras. Ele recebeu uma reformulação e ganhou uma nova aparência, que traz modos de visualização em tela cheia para Eventos, Rostos, Lugares e Álbuns. Isso permite aproveitar cada milímetro da tela de seu dispositivo.

Criando

Ao usar o programa, você pode facilmente criar livros de fotos e apresentações de slides com qualidade profissional. Com os novos cartões em baixo relevo, você pode combinar suas fotos e textos com elegantes ilustrações impressas. É possível, também, acrescentar movimento e música às fotos com 12 temas dinâmicos para apresentações.

Na hora de envio de imagens por e-mail, transforme seu correio eletrônico em algo realmente especial com a ajuda de dez modelos criados pela Apple, como Aviso, Cartolina e Cartão Postal. O software suporta os serviços de e-mails mais conhecidos e possibilita anexar fotografias com apenas um clique. Além de manter um histórico de compartilhamento por e-mail.

Compartilhando

A ferramenta fornece diversas formas de compartilhar e mostrar suas fotos. Você pode publicar na sua linha do tempo do Facebook, ver e responder os comentários dos seus amigos diretamente no aplicativo. No modo de visualização Álbuns, é possível visualizar todos os seus álbuns da rede social.

A aplicação possui suporte para várias contas e permite ver um histórico de compartilhamento do Facebook. Ela também trabalha com o serviço Fotos do iCloud. Isso permite que as imagens capturadas com seus dispositivos iOS apareçam automaticamente no iPhoto para que, assim, você possa compartilhá-las com outras pessoas.

Compatibilidade com o Aperture

O serviço tem uma nova fototeca unificada que serve para ele e para o Aperture. Desta maneira, não é mais necessário fazer a importação ou exportação. Agora Eventos, Rostos, Lugares, álbuns e compartilhamento web funcionam nos dois aplicativos.

Versão par iOS

O programa possui uma versão para iOS que é bem mais simples, porém, conta com muitas funcionalidades que permitem fazer quase tudo que se faz na versão desktop. Uma das funções mais importantes desta versão, é o suporte ao iCloud, que possibilita ter suas imagens sempre a disposição para ver e editar, em qualquer dispositivo ou local. Além dela, boa parte das opções essenciais podem ser feitas no app para iOS.

Como a edição nos gadgets utiliza o suporte a multi-touch, você pode tocar e arrastar partes de uma foto que gostaria de mudar, usar movimentos para ajustar as cores, como o azul do céu e o verde das paisagens, e arrastar a lupa de balanço de brancos para fazer correções de cores precisas. O melhor de tudo é que todos os ajustes nas fotografias são reversíveis.

Com esta ferramenta, você pode criar diários de fotos para contar suas histórias de um jeito diferente. Ela transforma as suas imagens em um layout totalmente personalizável. Basta tocar e arrastar para colocar legendas, mapas, datas, temperatura, bandeiras e até a moeda local . Depois de pronto, publique seus diários fotográficos no iCloud como páginas web e compartilhe com estilo.

Com o iPhoto, além de guardar todos os momentos, você organiza e deixa como quer, porque, afinal, é a sua vida. Por isso, faça o download e confira todas as novidades oferecidas!

Nossa opinião

O programa aproveita bem as caracteristicas dos dispostitivos em que ele é instalado, seja no iPad, iPhone ou Mac. A interface dele é bonita, bem intuitiva e segue o padrão do sistema, como não poderia deixar de ser, afinal trata-se de um produto da própria Apple. Um bom exemplo da padronização da interface – no caso do iOS -  é o botão que leva direto de volta a janela principal do programa.

O que merece destaque nesse programa são as ferramentas de edição e efeitos. Com elas é possível fazer uma série de correções ou melhoramentos nas imagens, como girar 90 graus, modificar exposição, cor e outras opções. Vale ressaltar que uma das ferramentas mais úteis é o botão que permite retornar á imagem original, desfazendo as alterações.

Ao contrário do app nativo de fotos do iOS, que só permite compartilhar imagens no Facebook, Twitter e e-mail, no iPhoto você pode compartilhar também no Flickr, Cards, iMovie e algumas outras opções. Você pode enviar diretamente para outro dispositivo iOS que esteja nas proximidades ou até mesmo criar um diário.

O iPhoto tem boas ferramentas de organização e localização, que incluem por exemplo, a capacidade de identificar fotos semelhantes com um toque duplo. Tem o recurso de sinalizar, favoritar ou colocar etiquetas personalizadas nas fotos, para facilitar a localização e organização delas. É possível também ocultar fotos, algo bastante útil em algumas situações.

O app também traz os “Diários” para a criação de coleções de fotos atraentes que podem ser compartilhadas no iCloud. Esse recursos tem tudo para ser bastante utilizado e é um dos pontos fortes do programa.

Apesar de todas as vantagens encontradas no programa, ele traz algumas limitações em seus ajustes e efeitos, principalmente quando comparados com os recursos de programas como o Snapseed e o Photoshop para iOS. Ademais, mesmo com toda facilidade embutida na sua interface, alguns usuários podem se perder na primeira vez que usarem o iPhoto, algo que pode ser contornado com um pouco de tempo e manuseio.

Prós
  • A interface é bonita
  • Tem boas ferramentas de edição e efeitos
  • Boas opções compartilhamento
  • Tem boas ferramentas de organização e localização de fotos
  • O recurso Diários permite criar e compartilhar álbuns de fotos atraentes
Contras
  • Os ajustes e os efeitos são limitados em comparação com Snapseed e o Photoshop Touch
  • Usuários de primeira viagem pode se confundir na tela de edição do programa

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

18/06/2012

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O programa aproveita bem as caracteristicas dos dispostitivos em que ele é instalado, seja no iPad, iPhone ou Mac. A interface dele é bonita, bem intuitiva e segue o padrão do sistema, como não poderia deixar de ser, afinal trata-se de um produto da própria Apple. Um bom exemplo da padronização da interface – no caso do iOS -  é o botão que leva direto de volta a janela principal do programa.

Opinião dos usuários

Fórum

iPhoto

Você ficou com alguma dúvida sobre Álbuns e organizadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Álbuns e organizadores