IrfanView

IrfanView

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

O IrfanView é um dos mais leves editores de imagem no mercado

TechTudo
por TechTudo em 24/06/2014 13h22

O IrfanView é um visualizador e editor de mídia de muita qualidade para Windows. De maneira simples e acessível este programa será capaz de realizar todo tipo de alteração e maquiagem nas suas fotos, filmes, músicas e desenhos. Tudo isso em uma plataforma leve, gratuita e capaz de ler vários arquivos de mídia diferentes.

O foco deste software é a edição de imagens, apesar disso ele também apresenta algumas opções para edição de arquivos de vídeo e som. Todas elas podem ser melhoradas com a instalação de certos plugins.

Neste quesito o IrfanView demonstra que sua simplicidade as vezes pode ser um pouco reducionista pois o programa não consegue realizar nada além das alterações mais básicas em arquivos multimídia. Por esta razão não recomendamos que ele seja baixado para esta finalidade.

O IrfanView consegue ler e reproduzir muitos arquivos diferentes de mídia como MP3, AVI, audio CD e WMA, e pode ser uma boa opção para quem procura por um player leve e rápido.

A edição de Imagens

Além de lhe permitir fazer coisas básicas como cortar e editar diretamente a imagem, o IrfanView também possui os principais recursos avançados de edição como esfumaçar, afiar, blur, panoramas, uma ampla galeria de filtros de efeito e etc…

Com apenas um clique no mouse é possível aplicar mudanças simples e significativas na sua imagem, como alterar as cores e adicionar novas texturas. O irfanView também vem com ferramentas de utilidade prática e rápida como a remoção de olhos vermelhos por flash nas fotos.

Tudo é apresentado de maneira bem simples, basta o usuário acessar o menu de opções do arquivo e seguir com calma a lista pelos diversos recursos de edição. Não esqueça que você pode sempre fazer uma cópia do original para não ter receio de alterá-lo e perder alguma coisa.

Na guia de opções você pode acessar a opção “File” e em seguida “Batch Conversion/Rename” para converter o seu arquivo em diferentes formatos. Uma das melhores coisas sobre o IrfanView é a ampla variedade de formatos aceitos por ele, desde JPEG, PGN, ICO, BMP até TIF e GIFs animados (que podem ser separados frame por frame neste software).

Opções da nova versão

Com o lançamento da última atualização do IrfanView várias melhorias foram acrescentadas a ele. Primeiramente o número de plugins destinados ao software aumentou muito, acrescentando mais versatilidade nas suas opções. Outra mudança significativa foi o acréscimo da opção de capturar telas (screenshot), o que ajuda muito na hora de editar estas imagens, que não precisam mais passar por outro programa primeiro.

Outras mudanças interessantes foram a melhoria no carregamento de imagens TIF, a opção de rotacionar imagens mantendo as proporções e a conversão de documentos para o formato PDF.

Um acréscimo muito importante também foi adicionado na nova versão, os atalhos de teclados já tradicionais de outros editores de imagem como Ctrl + A, que seleciona e uma imagem completa; Ctrl + Shift + W, onde a imagem é esticada até ocupar todos os monitores; Ctrl + botão direito do mouse, que arrasta imagens que não cabem na tela e por fim o Shift + roda do mouse para movimentar as imagens em sentido horizontal.

IrfanView disponível em Português

Apesar de ser um dos editores mais conhecidos e antigos do mercado, apenas na última versão do programa ele ganhou uma tradução para o português. Desta maneira, se você não conhece nada de editores de imagens e quer aprender em um programa que te ajuda e fala a sua a língua, esta pode ser a oportunidade ideal.

Outras Funções

Além de tudo o que já foi descrito o IrfanView também é capaz de criar slideshows complexos, com audio de fundo e todo tipo de arquivo de imagem. Basta escolher esta opção no menu principal e adicionar diretamente os arquivos desejados (ou uma pasta cinteira) para um novo slideshow. O melhor é que o arquivo fica salvo em um formato executável, que pode ser reconhecido de qualquer computador sem o IrfanView instalado.

Cuidados na instalação

Uma prática muito comum nos programas gratuitos hoje em dia é a instalação de outros softwares da mesma empresa que aparecem de forma automática no instalador. Durante a instalação do Irfan View, você receberá um pedido para instalar a Google Toolbar, lembre-se sempre que você não é obrigado a adicioná-la.

Nossa opinião

Como o IrfanView surgiu como visualizador de imagens, suas opções de edição são limitadas. Ele apresenta um bom leque de filtros, contando com todos os mais populares, como névoa e pixelado, e oferece todos os recursos essenciais para ajuste de cor, mas não dispõe de funções que permitam montagens mais elaboradas. Por outro lado, ele suporta filtros do Photoshop, o que aumenta muito seu poder de edição.

Ele é um programa levíssimo e consegue desempenhar todas as funções com extrema rapidez. Opções como conversão em lote e slideshow não apresentam travamento mesmo quando há uma quantidade muito grande de imagens. Seu nível de consumo de memória quase nunca passa dos 20 MB, assim como o processamento chega, no máximo, a 3%.

O programa tem um layout bastante simples, rudimentar até. Mas sua interface pouco moderna não se traduz em facilidade de uso, infelizmente. Em todas as janelas abertas há muitas opções de configuração, o que intimida o usuário menos experiente. Além disso, há poucos elementos gráficos que facilitem a interpretação intuitiva do uso das ferramentas, e sua tela com fundo preto cansa a vista. Em compensação, a nova versão ganhou pacote de tradução para o Português, o que já ajuda muito a resolver esse problema.

Na realidade, ele muitas vezes lembra visualmente um áudio player, o que pode ser justificado pelo fato de ele abrir também arquivos de aúdio e vídeo. Essa é uma das grandes vantagens do IrfanView, que suporta uma extensa lista de formatos diferentes, bastando instalar o plugin correspondente antes.

Prós
  • Suporte a diversos arquivos, inclusive de aúdio e video
  • Suporte a filtros do Photoshop
  • Muito leve
  • Baixo consumo de memória
  • Livre de bugs
Contras
  • Interface rudimentar
  • Pouco intuitivo
  • Janelas com opções de configuração em excesso para iniciantes

Fotos

Veja como é possível abrir, editar ou converter arquivos .PSD sem utilizar o Adobe Photoshop.
Redimensionar fotos é uma tarefa chata, principalmente se você tiver várias delas. Mas não se preocupe, com esse tutorial do TechTudo você não terá essa dor de cabeça. Acompanhe o passo a passo e veja como é fácil fazê-lo com o IrFanView.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Irfan Skiljan

Lançamento

24/06/2014

Versão

4.38

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

Como o IrfanView surgiu como visualizador de imagens, suas opções de edição são limitadas. Ele apresenta um bom leque de filtros, contando com todos os mais populares, como névoa e pixelado, e oferece todos os recursos essenciais para ajuste de cor, mas não dispõe de funções que permitam montagens mais elaboradas. Por outro lado, ele suporta filtros do Photoshop, o que aumenta muito seu poder de edição.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Editores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Editores