KDEnlive

KDEnlive

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

KDEnlive: Editor de vídeos multiplataforma sempre no mesmo ambiente

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 05/01/2014 13h52

KDEnlive é um editor de vídeo não linear, gratuito e de código aberto, criado para o ambiente KDE, mas que funciona na maioria dos ambientes gráficos do Linux e no FreeBSD, NetBSD e Mac OS X.

O programa fornece gerenciamento de projetos e ferramentas de edição que podem ajudá-lo nos seus trabalhos de edição. Ele suporta edição DV, AVCHD e HDV e para funcionar depende de outros projetos de código aberto, como o FFmpeg , o MLT video framework e Frei0r effects.

O KDEnlive atende todas as necessidades, desde a edição de vídeo básica até o trabalho semi-profissionnal. Com ele você pode misturar diferentes tipos de mídia como vídeo, áudio e imagens de acordo com a sua criatividade, pois o programa utiliza as ferramentas MLT e FFmpeg, que oferecem recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia. Você pode misturar diferentes meios de comunicação, sem prévia de importação, que podem ser quaisquer arquivos de imagem de vídeo, áudio suportado pelo Kdenlive e perfis personalizados, incluindo resoluções, taxas de quadros, PAR e DAR.

O programa suporta uma ampla variedade de codecs e formatos, que incluem Mpeg2, mp4 e vídeo h264, MP2, MP3 e áudio AC3, codecs de vídeos sem perdas, como lSNOW lossless codec e codecs de vídeos livres, como Ogg Vorbis. Na parte de hardware, o programa suporta várias câmaras de vídeo e máquinas fotográficas,

O KDEnlive possui edição Multitrack com uma timeline e um número ilimitado de faixas de vídeo e áudio. As faixas de vídeo e áudio são faixas organizadas em camadas. O programa possui ferramentas para criar, mover, recortar e excluir vídeos, clipes de áudio, clipes de texto e clipes de imagem. Além disso, ele tem uma grande variedade de efeitos e transições e a capacidade de adicionar efeitos personalizados e transições. Para completar, o programa tem atalhos de teclados e layouts de interface configuráveis.

A renderização é feita usando um aplicativo, onde você pode parar, pausar e reiniciar o processamento. Assim, você pode continuar a trabalhar em seu projeto sem qualquer possível perda de dados.

Na hora de exportar, o programa suporta os formatos padrão DV (PAL e NTSC), Mpeg2 (PAL, NTSC e HDV) e AVCHD (HDV), H264 de alta qualidade e formatos não destrutivos.

Se você precisa de uma ferramenta de edição de vídeo gratuita e que funciona em mais de uma plataforma, então o KDEnlive é um forte candidato para sua escolha. Acesse o link com as instruções de instalação, baixe gratuitamente e instale em seu sistema.

Nossa opinião

Kdenlive requer uma conexão FireWire para usar dispositivos de captura de vídeo ao vivo e também necessita de um computador relativamente recente. Equipamentos mais velhos podem resultar em uma experiência desagradável ao usuário.O programa pode ser uma ótima ferramenta se você tem um trabalho sério de vídeo para fazer, principalmente se for usar diferentes plataformas operacionais, mas você precisa testá-lo completamente antes de tentar qualquer tarefa de edição de missão crítica.

Por outro lado, o programa exige algum esforço para aprender. Isso ocorre especialmente se você tem pouca experiência com outro software de edição de vídeo. Nesse caso, o KDEnlive pode ser um pouco demais para ser usado como uma ferramenta de edição de nível básico.

Em compensação, o suporte a uma grande variedade de formatos, dispositivos externos, timeline, as possibilidades de mistura, o conjunto de efeitos e transições, a opção de adicionar transições e efeitos personalizados, e todas as outras funcionalidades do programa, dão ao usuário um poderoso recurso de edição, que permite criar, mover, cortar e excluir videoclipes, clipes de áudio, clipes de texto e clipes de imagem.

Mas a funcionalidade do programa que mais se destaca é o seu sistema de renderização, que por ser separado, pode parar, pausar e reiniciar o processamento. Esse recurso é importante, pois não impede o usuário de continuar usando o programa e produzir seus trabalhos.

A configuração atalhos de teclado e layouts de interface também é uma funcionalidade importante, que coloca nas mãos do usuário o poder de decidir como o programa deve ficar para se ajustar ao seu uso.

Prós
  • Pode ser uma ótima ferramenta se você tem um trabalho sério de edição de vídeo
  • Multiplataforma
  • Possui boas opções e recursos para edição de vídeo
  • Gratuito
  • Sistema de renderização separado é bastante útil
  • Configuração de atalhos de teclado e layouts de interface permite uma boa personalização
Contras
  • Necessita de um computadore relativamente recentes
  • É preciso testar bem a ferramenta antes de tentar qualquer tarefa de edição de missão crítica
  • Para iniciantes, o programa exige algum esforço para aprender
  • Não é a ferramenta adequada para um trabalho básico

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

KDEnlive Team

Lançamento

03/01/2014

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

Kdenlive requer uma conexão FireWire para usar dispositivos de captura de vídeo ao vivo e também necessita de um computador relativamente recente. Equipamentos mais velhos podem resultar em uma experiência desagradável ao usuário.O programa pode ser uma ótima ferramenta se você tem um trabalho sério de vídeo para fazer, principalmente se for usar diferentes plataformas operacionais, mas você precisa testá-lo completamente antes de tentar qualquer tarefa de edição de missão crítica.

Opinião dos usuários

Fórum

KDEnlive

Você ficou com alguma dúvida sobre Áudio e Vídeo ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Áudio e Vídeo