Knights of Pen and Paper

Knights of Pen and Paper

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Knights of Pen and Paper simula um RPG de mesa no seu celular

TechTudo
por TechTudo em 07/03/2013 18h14

Lembra da época que o RPG de mesa, com livros e dados, era incrivelmente popular? O jogo Knights of Pen and Paper, para iOS e Android, traz de volta essa época, com uma simulação completa do que seria uma mesa clássica de RPG, com mestre, jogadores, escudo do mestre, livros, dados e muita aventura.

O game te coloca para controlar um grupo inteiro de jogadores de RPG, composto inicialmente por apenas duas pessoas. Com o tempo você pode expandir este grupo para até cinco participantes, comprando novos membros com dinheiro obtido dentro do próprio jogo. Jogar com cinco participantes torna as coisas mais fáceis e equilibradas durante a aventura.

Como em um RPG de mesa, a aventura é narrada pelo Mestre, que controla o jogo e divide os papéis dos jogadores. É possível entrar em missões específicas ou apenas ficar realizando batalhas em ambientes hostis para ganhar experiência e subir de nível.

As batalhas lembram RPGs mais clássicos, como Phantasy Star e Dragon Quest, nos quais os personagens ficam de frente para os inimigos e os ataques ocorrem em turnos. Como os personagens são divididos em classes (mago, guerreiro, ladrão etc), cada um tem um tipo específico de ataque, o que varia a estratégia do game.

Tudo isso ocorre com gráficos retrô, que também lembram aqueles RPGs da época do Super Nintendo e Mega Drive. Knights of Pen and Paper é ideal para relembrar os velhos tempos ou reforçar o seu “vício” de RPG de mesa.

Nossa opinião

Knights of Pen and Paper é um game que mistura RPG de mesa com RPG eletrônico, de forma bem inusitada e divertida. Por ser todo feito com gráficos no estilo “8-bits”, o jogo passa a impressão de ser um produto antigo, e aí está um de seus grandes charmes.

O visual, apesar de simples, é interessante ao mesmo tempo, por mexer com a criatividade do jogador. A história é muito rica e, ao acompanhá-la, é necessário ter imaginação para aceitar todas as descrições que são passadas, além de batalhas que ocorrem em turnos.

Com a figura do “mestre de jogo” no centro da mesa, é necessário ler bastante para entender as missões e o funcionamento do título, e isso pode incomodar alguns jogadores, que não curtem “perder tempo” e querem logo partir para a ação.

Porém, para quem dedicar alguns minutos acompanhando os textos e entrar de cabeça na brincadeira, vai se divertir bastante com Knights of Pen and Paper. Apesar de simples, o jogo é altamente viciante e não exige tanta dedicação para que a história avance.

Prós
  • Gráficos com charme de antigamente;
  • Uma boa história;
  • Ideia interessante de misturar RPG de mesa com RPG de games;
  • Simples e que não exige muita dedicação.
Contras
  • Muito texto pode afastar alguns jogadores;
  • Missões podem ficar repetitivas.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Behold Studios

Lançamento

04/01/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

Knights of Pen and Paper é um game que mistura RPG de mesa com RPG eletrônico, de forma bem inusitada e divertida. Por ser todo feito com gráficos no estilo “8-bits”, o jogo passa a impressão de ser um produto antigo, e aí está um de seus grandes charmes.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de RPG ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de RPG