LibreOffice

LibreOffice

8.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

LibreOffice: conheça pacote livre de programas de escritório para o seu PC

Raquel Freire
por Raquel Freire em 02/12/2015 16h24

LibreOffice 5.0 é a nova versão da popular suíte de escritório de código aberto e livre para download. O pacote conta com editor de texto (Writer), planilhas (Calc), criador de apresentações (Impress), editor de desenho e fluxogramas (Draw), banco de dados (Base) e editor de equações (Math). Os programas são compatíveis com os arquivos do Microsoft Office e vêm com conversor de PDF, entre outros recursos. Há uma versão portable para baixar para pendrive ou DVD.

Nossa opinião

A interface é bastante parecida com a do Microsoft Office. Além da compatibilidade com os arquivos da Microsoft, a ferramenta permite que os usuários leiam e editem documentos criados na suíte paga de forma gratuita.

O layout ficou mais limpo, e os ícones sofreram pequenas alterações. A tela inicial foi redesenhada, apresentando uma barra lateral com os botões que dão acesso ao Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math.

O LibreOffice 5.0 ganhou algumas melhorias, mas ainda não está estável. Isso significa que ele não é recomendado para uso empresarial ou para pessoas que precisem de um software livre de falhas. Apesar disso, não houve registro de bugs ou erros durante os testes.

Entre os aperfeiçoamentos estão a interoperabilidade com o formato OOXML – e em particular com o DOCX -, além do Apple iWork. Há uma nova versão de 64 bits para o Windows, além do conjunto de programas terem sido pensados para mobilidade no Android e no Ubuntu Touch.

O pacote ganhou mais recursos, como fórmulas complexas, funções, formatação condicional, recorte de imagens e endereçamento de tabelas. O conversor em PDF nativo, um dos atrativos da suíte, agora permite aplicar um carimbo de tempo nos arquivos gerados pelo LibreOffice.

Outras particularidades se mantém, como a capacidade de carregar documentos Abiword, processador de texto usado em distribuições GNU/Linux. Com isso tudo, é possível afirmar que o LibreOffice 5.0 é uma versão até melhor que o Microsoft Office, dependendo do seu perfil de usuário, e certamente faz jus à boa fama que tem.

Prós
  • Série de recursos úteis
  • É gratuito
  • Fornece ferramentas avançadas
Contras
  • Interface pode causar certa estranheza inicial aos usuários do MS Office

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

The Document Foundation

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

A interface é bastante parecida com a do Microsoft Office. Além da compatibilidade com os arquivos da Microsoft, a ferramenta permite que os usuários leiam e editem documentos criados na suíte paga de forma gratuita.

Opinião dos usuários

Fórum

LibreOffice

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade