Linux Lite

Linux Lite

8.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Linux Lite é uma distribuição extremamente leve para ressuscitar PC antigo

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 24/08/2016 16h29

Linux Lite é uma distribuição baseada no Ubuntu com foco na simplicidade para promover acesso a funcionalidades novas e a um sistema operacional atualizado em computadores com hardware antigos.

O sistema é muito simples, não pesa na memória, nem no processador, mas é uma opção eficiente num espaço que conta com grande quantidade de alternativas, que vão desde abordagens mais radicais, como o Chrome OS e sua dependência da nuvem, a roupagens de Linux mais badaladas, como o Endless OS.

O Linux Lite é simples de usar, tem interface gráfica construída em torno do ambiente Xfce e têm aplicativos e ferramentas suficientes para que o usuário comum tenha recursos para trabalhar, estudar, navegar na Internet, curtir mídia e receber e-mails – tudo sem a necessidade de instalação de novos apps. 

O Linux Lite ganha pontos também pela abordagem amigável que procura evitar que o usuário precise recorrer ao Terminal: funções corriqueiras do Linux são acessíveis via interface gráfica e a existência de uma boa quantidade de apps pré-instalados, que vão de componentes do LibreOffice ao VLC, garantem que novatos não tenham necessidade de executar comandos via prompt.

Nossa opinião

Há diversas distribuições Linux focadas em tornar computadores mais antigos em novos, com acesso a interfaces gráficas mais modernas e eficiência do ponto de vista da economia de ciclos do processador, espaço em disco e de memória enquanto rodam na máquina.

O Linux Lite é mais uma dessas opções, apresentando simplicidade e relativa falta de recursos como uma grande vantagem competitiva para o perfil de usuários que desejam um sistema operacional simples e funcional.

Até certo ponto, o objetivo é bem sucedido: o uso do Linux Lite é extremamente simples e, mesmo quando confrontado com um hardware bem fraco de um laptop de 2 GB de RAM, o sistema se mostrou ágil, pronto para responder e extremamente capacitado na hora de gerenciar diversas aplicações rodando simultaneamente.

Mas há alguns pecados nessa perseguição pela simplicidade. Para começar, as opções de customização da aparência do sistema são muito simples, consistindo basicamente em trocas de paleta de cor para as janelas e alterações bem suaves nos aspectos dos botões de janela, como o maximizar e fechar.

Outro problema diz respeito à tradução para o português do Brasil. Alguns aplicativos apresentam informação contextual – fundamental, porque descreve para que servem – ainda sem tradução, algo que pode elevar o nível de confusão no uso para iniciantes.

Iniciantes, aliás, que podem acabar se perdendo na hora de buscar novos aplicativos. Ao contrário de outras distros, e do próprio Ubuntu em que é baseado, o Linux Lite não oferece acesso claro a uma loja de aplicativos. Para conseguir novos apps, o usuário precisa usar o “Instalar e Remover Software” para aplicar a instalação de aplicativos Synaptic.

Em resumo, o Linux Lite é uma boa opção para quem busca um sistema operacional eficiente e adequado às modestas ambições de um computador com hardware mais antigo e menos poderoso.

Mas há opções muito boas nesse nicho e a verdade é que em comparação com o Endless OS e o Lubuntu, o Linux Lite parece ainda em processo de desenvolvimento.

O Linux Lite talvez não seja o Linux mais leve que existe, mas está entre os mais completos nesse espaço ocupado por uma série de distribuições para computadores econômicos. E, para quem está em dúvida, é sempre possível rodar o sistema a partir do pendrive, como em outras distribuições Linux, e testá-lo antes de se comprometer com uma instalação completa.

Prós
  • Sistema se mostra extremamente eficiente em computadores antigos
  • Apresenta bom nível de aplicativos pré-instalados
  • Abordagem amigável para uso doméstico, não é preciso encarar o Terminal
Contras
  • Interface tem poucas opções de customização
  • Tradução para o português precisa ser revista
  • Não há acesso claro há uma loja de apps

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Linux Lite Free Operating System

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

Há diversas distribuições Linux focadas em tornar computadores mais antigos em novos, com acesso a interfaces gráficas mais modernas e eficiência do ponto de vista da economia de ciclos do processador, espaço em disco e de memória enquanto rodam na máquina.

Opinião dos usuários

Fórum

Linux Lite

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais