Lubuntu

Lubuntu

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Sistema Linux baseado no famoso Ubuntu se destaca pela leveza e facilidade de uso.

Helito Bijora
por Helito Bijora em 23/06/2015 13h46

O Lubuntu, como o nome indica, é um sistema Linux baseado no popular Ubuntu, destacando-se dos demais pela simplicidade, facilidade de uso e leveza. Pesando pouco mais de 700 MB e com requisitos de hardware modestos, o sistema é a solução ideal para quem quer dar sobrevida àquele computador antigo que está encostado.

Nossa opinião

Tanto o sistema quanto os aplicativos inclusos, que foram escolhidos com foco em velocidade e eficiência energética, fazem do Lubuntu a solução ideal para computadores antigos. Os requisitos de hardware, como processador Pentium 4 e apenas 512 MB de memória RAM, confirmam isso e permitem que o sistema rode em praticamente qualquer computador com até dez anos.

A instalação do Lubuntu é rápida e amigável, lembrando bastante a do Ubuntu. Todo o processo pode ser realizado em português do Brasil, bastando selecionar o idioma durante a inicialização. O usuário também pode testar o sistema pelo próprio CD ou pen drive, sem precisar instalar nada no computador.

Embora sejam totalmente diferentes, o Lubuntu lembra muito as versões antigas do sistema da Microsoft, como o Windows 98. No canto inferior esquerdo da tela, um botão dá acesso ao menu do sistema, onde o usuário pode abrir os aplicativos e as configurações. Na barra inferior são exibidos alguns atalhos para os aplicativos e as janelas abertas e, à direita, o relógio e ícones de notificação do sistema.

Apesar de simples, o gerenciador de arquivos do Lubuntu é bastante poderoso e inclui suporte a abas e diversos atalhos no teclado. Na barra lateral esquerda das janelas, são exibidos atalhos para as pastas mais importantes do sistema, mas o usuário pode personalizá-los livremente.

O Lubuntu já traz de fábrica todos os aplicativos que o usuário médio precisa para realizar suas tarefas diárias – editor de textos e planilhas, software de manipulação de imagens, leitor de arquivos PDF, cliente Torrent, reprodutor de músicas e vídeos, navegador e muito mais. Caso necessite de algo mais específico, basta usar a Central de Programas do Lubuntu para pesquisar e instalar um dos milhares de softwares gratuitos que estão à disposição do usuário.

O ambiente gráfico LXDE, que é usado pelo Lubuntu, é totalmente focado em leveza e velocidade. Por conta disso, o sistema não traz muitas opções de personalização, como temas para área de trabalho e janelas. Entretanto, o usuário pode personalizar os itens básicos, como o papel de parede e a proteção de tela do computador.

Além da leveza, uma outra grande vantagem do Lubuntu é que o usuário poderá dispensar o uso de antivírus. Por ser baseado no kernel Unix, o sistema já possui um alto nível de segurança e, devido ao número diminuto de usuários, é muito pouco visado pelos criadores de vírus.

Prós
  • Sistema leve e rápido
  • Totalmente gratuito
Contras
  • Interface 'antiquada'

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

lubuntu.net

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

Tanto o sistema quanto os aplicativos inclusos, que foram escolhidos com foco em velocidade e eficiência energética, fazem do Lubuntu a solução ideal para computadores antigos. Os requisitos de hardware, como processador Pentium 4 e apenas 512 MB de memória RAM, confirmam isso e permitem que o sistema rode em praticamente qualquer computador com até dez anos.

Opinião dos usuários

Fórum

Lubuntu

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais