Mac OS X Lion

Mac OS X Lion

9.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

OS X Lion marca com semelhanças com iOS, sistema operacional do iPhone

TechTudo
por TechTudo em 13/06/2016 16h01

A nova versão do sistema OS X, o OS X Lion, já está disponível para download e traz mais de 250 novidades para atualizar o seu Mac. Intitulado pela própria Apple como "O sistema operacional mais avançado do mundo", o Mac OS X Lion foi lançado no dia 20/7/2011 e promete poderosos recursos para os usuários do sistema operacional Mac.

Dentre as principais novidades do OS X Lion, o suporte ao recurso multi-touch está entre os principais destaques. Com ele, fica muito mais fácil realizar tarefas em seu Mac, que ganha um ambiente mais natural e permite uma manipulação mais rápida e prática dos elementos da tela.

Com a possibilidade de executar apps em tela cheia, a interação com o Mac fica ainda mais interessante. Os aplicativos são especialmente desenvolvidos e configurados para aproveitar ao máximo a área da tela, permitindo uma experiência mais prazerosa na leitura de e-mails, navegação na web e visualização de fotos em alta definição.

E não para por aí! O novo Mac OS X Lion possui o recurso Mission Control, que reúne, em um único ambiente, as aplicações em execução do seu Mac, facilitando a visualização e garantindo maior controle do que está aberto no sistema. De uma só vez, é possível ter uma visão detalhada dos apps em tela cheia, do Dashboard e de outros ambientes.

Já o Launchpad permite o acesso instantâneo a todos os aplicativos instalados no seu Mac, e todos os apps baixados da Mac App Store são automaticamente exibidos nele. Dessa forma, fica muito mais fácil localizar qualquer aplicativo instalado e, com apenas um clique, selecioná-lo para realizar a tarefa desejada.

Semelhanças com o iOS

Algumas das novidades do OS X Lion possuem características similares as do iOS, sistema operacional presente no iPhone, iPad e iPod Touch, demonstrando um interesse da Apple em aproximar ainda mais as duas plataformas. Algumas semelhanças - como os recursos multi-touch, tela cheia e Mission Control - já foram citadas acima, mas um outro recurso, igualmente inovador, também entra nessa lista.

Trata-se da função Resume, queridinha dos proprietários de aparelhos móveis da Apple. Agora, da mesma forma que já ocorria no iPhone, você poderá reiniciar um arquivo ou aplicativo no ponto exato em que ele foi fechado. É o fim das preocupações com travamentos ou desligamentos inesperados.

Igualmente inéditos, os recursos AirDrop e Mail também chegam para aprimorar ainda mais o novo sistema operacional. Com o AirDrop, você poderá compartilhar seus arquivos na "nuvem" apenas arrastando-os para o local desejado. Já o Mail traz modificações na antiga ferramenta e ganha melhorias de busca, navegação e visualização de mensagens, que são agrupadas como no Gmail.

Nossa opinião

A grande quantidade de novas funcionalidades disponibilizadas por essa versão do sistema operacional da Apple exige um certo tempo do usuário para se acostumar. Apesar de importante, esse excesso de novidades não é muito bom, seria melhor se fossem diluídas em pequenas atualizações, o que daria tempo para as pessoas se adaptarem aos poucos.

Dos recursos anunciados nesta edição, o “Resume” e o “Auto Save” são daqueles que nos fazem pensar: “por que não fizeram isso antes?” e, depois, “será que isso presta?”. Sim, eles funcionam muito bem e, mais que isso, são bastante úteis. Afinal, quem nunca quis que seus programas voltassem exatamente ao ponto em que estavam quando o computador foi desligado ou que as alterações nos documentos fossem gravadas automaticamente, sem fazer perguntas caso seu editor estivesse em segundo plano.

Outro mecanismo importante e que mostrou-se muito bom é o AirDrop. Nos testes, ele funcionou bem e permitiu fazer a troca de arquivos entre dispositivos sem complicações. Não foi preciso um administrador de sistemas, nem realizar configurações complexas. Mas ele mostrou que tem suas limitações, como o fato de funcionar apenas com Macs, além de ainda não ser muito rápido ao transferir os itens.

Talvez o que mais agrade no Lion é exatamente o preço, bem abaixo dos valores cobrados pelo sistema operacional mais usado do mercado. O seu valor só não angaria usuários do Windows, porque, infelizmente, o Mac OS só pode ser instalado em computadores da Apple. No geral, ele demonstrou ser um sistema estável, com bons recursos e, se continuar melhorando nesse ritmo, tem um potencial para atrair mais usuários de outras plataformas e acirrar a disputa na preferência dos sistemas operacionais desktop.

Prós
  • Traz muitas funcionalidades novas
  • "Resume" e o "Auto Save" ajudam bastante
  • Novo recurso AirDrop é muito simples
  • O preço do sistema é bem em conta
Contras
  • Algumas novidades talvez nem venham a ser usadas
  • AirDrop só funciona com Macs e fica devendo na velocidade

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

20/07/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

A grande quantidade de novas funcionalidades disponibilizadas por essa versão do sistema operacional da Apple exige um certo tempo do usuário para se acostumar. Apesar de importante, esse excesso de novidades não é muito bom, seria melhor se fossem diluídas em pequenas atualizações, o que daria tempo para as pessoas se adaptarem aos poucos.

Opinião dos usuários

Fórum

Mac OS X Lion

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais