Mac OS

Mac OS

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Mac OS é o sistema da Apple para computadores; conheça suas características

Aline Jesus
por Aline Jesus em 03/06/2014 10h56

Mac OS é o sistema operacional da Apple, usado em todos os seus produtos de computação. O iOS, dos celulares e tablets, é, de certa forma, inspirado nele. Sua primeira versão foi há 30 anos, em 1984, e hoje ele é o Mac Os X, cuja introdução aconteceu em 2001. Sua versão atual é a 10.9, conhecida como Mavericks.

O sistema tem uma base UNIX e foi desenvolvido com uma série de diferenciais justamente para os usuários aproveitarem os aparelhos da linha Mac. Alguns deles são o Power Nap, para manter o computador atualizado mesmo dormindo, suporte para o controle multi-toque no trackpad e tecnologias de economia de energia, como Time Coalescing e App Nap.

Após o lançamento do Mac OS X em 2001 (ele foi renomeado para OS X em 2012), já foram lançadas diversas versões do sistema com atualizações em cima da original: 10.8 (“Mountain Lion”), 10.7 (“Lion”), 10.6 (“Snow Leopard”), 10.5 (“Leopard”), 10.4 (“Tiger”), 10.3 (“Panther”), 10.2 (“Jaguar”), 10.1 (“Puma”) e 10.0 (“Cheetah”).

O Mac OS tem uma interface bem diferente dos outros sistemas. Sua barra de ferramentas é na parte inferior da tela, com diversos ícones, e na parte superior ele tem um guia semelhante ao de um programa aberto, que vai se sobrepondo a cada software, ganhando novas propriedades de acordo com aquele programa.

Ele também conta com diversos programas pré-instalados, como o navegador Safari, a loja de aplicativos App Store e o Facetime, para realização de chamadas com vídeo. Além disso, se o Windows tem o Explorer, o Mac OS tem o Finder, que abre todas as suas pastas para navegação.

Visualmente, o Mac OS tem um aspecto moderno, com multijanelas eficiente, efeitos de transição em ações simples, como a de excluir algum conteúdo ou passar o mouse por cima dos ícones da barra inferior. É bem diferente para quem não o utiliza, e é preciso um pouco de tempo para pegar algumas particularidades.

Até a digitação chega a ser um pouco diferente, com a tecla Command entrando no lugar do Ctrl para diversos tipos de comandos, como o tradicional copiar e colar (Ctrl + c e Ctrl + v). Por outro lado, para quem está acostumado com o iOS, não há um choque tão grande, especialmente em termos visuais, porque eles são parecidos.

Além disso, o Mac OS tem total integração com o iPhone e o iPad, diversos recursos de acessibilidade e até compatibilidade com o Windows Exchange Server, para que o usuário que trabalha no Windows e tem um Mac em casa, por exemplo, possa fazer a transferência de arquivos entre eles.

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Opinião dos usuários

Fórum

Mac OS

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais