Machinarium

Machinarium

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conduza o robozinho até a cidade grande para salvar sua namorada

TechTudo
por TechTudo em 10/04/2015 19h30

O Machinarium é um jogo de aventura, para Android, iOS, Windows PhoneWindows, no estilo point and click, com gráficos soberbos e tratamento artístico diferenciado. Aclamado pela crítica e bem recebido pelo público, o jogo surpreende por ter sido feito por uma produtora independente, a Amanita Design.

Na trama, você é um robô que foi jogado no lixo e quer voltar para a cidade grande, com o objetivo de salvar a namorada. No percurso, você vai encontrar outros robôs de diferentes tipos e formas. Todos os comandos são acionados pelo mouse, e é assim que você vai interagir com o cenário.

Nesta versão demo, você joga apenas a primeira parte de Machinarium, que consiste em reconstruir o robozinho, recolhendo os seus pedaços espalhados e entrar na cidade. Após essa etapa, somente na versão completa.

Você pode jogar online direto do seu navegador. Para baixar a versão completa e comercial, basta clicar em "Download Full Version" dentro da página do game.

 

Nossa opinião

O Machinarium é um exemplo atual de que games adventure com quebra-cabeças não muito triviais ainda tem espaço. Com cenários belíssimos, é difícil jogá-lo sem considerá-lo uma arte.

Em Machinarium, estimado por muitos o melhor game independente de 2009, você controla o simpático robô Josef (o nome do personagem foi dado em homenagem a Josef Capek, o pintor que criou a palavra “robô”). O nosso herói acorda em um ferro-velho, sem braço e bem longe de sua cidade. O jogo te dá poucas dicas no início, e isso não é algo muito confortável, pois Josef está em um espaço bem limitado e com ações bastante restritas. Mas, a medida que vai entendendo como o jogo funciona, como você levanta ou abaixa o robô, vai adentrando na história que envolve nosso personagem.

Boa parte do game se passa na cidade que dá nome ao jogo. Você descobre um plano de três robôs, os mesmos responsáveis por você ter ido parar no ferro-velho. Você terá que realizar muitas tarefas, como ajudar os cidadãos de Machinarium, até conseguir reencontrar sua namorada e frustrar os planos dos anti-heróis.

O jogo tem cenários belíssimos, que vão te levar para um mundo habitado apenas por robôs – e alguns pássaros e insetos. A arte produzida pelo estúdio checo é de encher os olhos e, para ajudar ainda mais na imersão do game, a trilha sonora é excelente. Os controles são bastante simples e não irão ser problema, até porque você não controla os movimentos do personagem, mas apenas aponta e diz para onde ele deve ir.

Os quebra-cabeças não são triviais, e alguns vão tomar bastante tempo do jogador devido a sua dificuldade. Não espere, no entanto, que os mais difícies ficarão para o final. Ao contrário, você terá grandes desafios durante toda a jogatina. Um dos pontos fracos dos games desse estilo é que, quando finalizados, não trazem muito apelo para fazer com que o jogador enfrente toda a jornada novamente. Depois que você terminar o jogo pela primeira vez, jogá-lo novamente não trará ao usuário desafios, já que resolver os quebra-cabeças será bem simples. A única razão para visitar Machinarium novamente é viajar para aquele mundo único.

Ele é um game atemporal e merece ser jogado por quem curte desafios, música ou pintura. O game tem todas essas características e, além de te prender por algumas horas, será uma experiência gratificante, que será lembrada por muito tempo.

Prós
  • Cenários exuberantes
  • Personagens cativantes
  • Quebra-cabeças desafiadores
  • Músicas super agradáveis
Contras
  • Quebra-cabeças difíceis podem desanimar o jogador

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Amanita Design

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O Machinarium é um exemplo atual de que games adventure com quebra-cabeças não muito triviais ainda tem espaço. Com cenários belíssimos, é difícil jogá-lo sem considerá-lo uma arte.

Opinião dos usuários

Fórum

Machinarium

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura