macOS

macOS

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça a nova geração do sistema operacional da Apple: macOS

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 04/07/2016 12h46

macOS é a nome da nova geração do sistema operacional da Apple. Ele é o substituto natural do antigo Mac OS X (ou simplesmente OS X). A fabricante anunciou a mudança de nome na sua conferência para desenvolvedores, a WWDC 2016. Com isso, o novo sistema operacional para computadores da linha Mac agora se chama macOS, e o primeiro representante dessa nova geração será o macOS Sierra. A mudança é na verdade um alinhamento do nome do sistema operacional desktop da Apple, com os sistemas das outras plataformas da empresa que já possuem a terminação OS em seus nome: iOS, watchOS e tvOS. Além disso, a nova versão do sistema operacional, dá continuidade à tendência de receber nomes que homenageiam locais da Califórnia, usada nas três últimas versões do Mac OS X.

O novo software tem foco em recursos baseados em torno da continuidade entre dispositivos, como por exemplo, desbloqueio automático, ApplePay (para alguns países), vídeo PIP (picture in picture) e a assistente virtual Siri. Essas funcionalidades prometem estender a experiencia de usuário do iPhone para os desktops (e vice-versa), além de integrá-los ainda mais.

Como se trata de uma nova geração em fase inicial, o produto ainda está em desenvolvimento. A versão Developer já está disponível para os desenvolvedores e o download do primeiro beta público tem previsão para chegar em julho de 2016.

Nossa opinião

Apesar da mudança de nome, a numeração do sistema dá continuidade á do Mac OS X. Prova disso é que nas primeiras telas do sistema é possível ver claramente a numeração 10.12 na janela sobre do macOS Sierra. Isso indica que a mudança é mais voltada para o lado do marketing e operacional, do que uma mudança de direção.

Em se tratando de aparência o sistema não muda muito em relação a geração anterior, pelo contrário, melhora ainda mais o visual. Embora isso pareça uma contradição diante da mudança de nome, é na verdade um compromisso da Apple com a continuidade da experiência do usuário no sistema.

Seguindo a tradição usada pela Apple nos últimos lançamentos, o macOS começa com um anuncio, seguido de algumas versões de teste, e finalmente, um beta público que antecederá o lançamento oficial. Essa particularidade, permite apresentar ao público, adicionar funcionalidades, testar muito, e entregar um produto bem acabado.

Um ponto positivo do novo sistema é que ele manterá compatibilidade com a maioria dos hardwares da Apple, mas precisamente, aqueles lançados a partir de 2009. Equipamentos que em outras plataformas, estariam datados ou ficariam muito lentos.

Prós
  • Aparência o sistema não muda muito em ralação geração anterior
  • Sistema chega com a mesma sequencia de anuncio, testes, lançamento usada pela Apple
  • Manterá compatibilidade com a maioria dos hardwares da Apple
  • Gratuito
Contras
  • Mesmo mudando o nome, a numeração do sistema dá continuidade á do Mac OS X

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Apesar da mudança de nome, a numeração do sistema dá continuidade á do Mac OS X. Prova disso é que nas primeiras telas do sistema é possível ver claramente a numeração 10.12 na janela sobre do macOS Sierra. Isso indica que a mudança é mais voltada para o lado do marketing e operacional, do que uma mudança de direção.

Opinião dos usuários

Fórum

macOS

Você ficou com alguma dúvida sobre Vida Digital ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Vida Digital