McAfee LiveSafe

McAfee LiveSafe

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

McAfee LiveSafe: suíte de segurança da Intel possui vários recursos

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 27/04/2016 18h48

McAfee LiveSafe é a suíte de softwares de segurança da Intel Security que permite ao assinante usufruir das ferramentas de proteção da marca em diversos dispositivos com Windows, Mac, iOS e Android. No Brasil, o McAfee LiveSafe é vendido por R$ 148 num pacote que engloba basicamente todos os recursos de proteção e segurança disponíveis em outros produtos da marca, como o McAfee Internet Security e o McAfee Total Protection.

O LiveSafe da Intel Security conta com recursos que vão além do antivírus puro e simples, já que oferece ferramentas de gerenciamento de senhas para logins seguros na rede e recursos de otimização do computador. Um ponto de destaque do LiveSafe é a perspectiva de uso da ferramenta para proteger celulares. O acesso à versão mobile do McAfee é garantido pela mesma licença que o usuário registra para usar o antivírus no computador.

Intel TrueKey

Em relação aos recursos e ferramentas, o McAfee se destaca pela inclusão do Intel TrueKey. O gerenciador de passwords oferece vantagens, como a possibilidade de criação de cinco métodos diferentes de autenticação, com direito a reconhecimento facial e assinatura digitais em dispositivos de confiança, inclusive. 

Personal Locker

Assinantes do McAfee LiveSafe ganham acesso ao Personal Locker: um espaço de 1 GB de armazenamento na nuvem para que o usuário guarde seus dados mais sensíveis num espaço protegido por criptografia extremamente robusta. Além disso, para acessar o Personal Locker, é necessário autenticar o login em um processo de reconhecimento facial e de voz de dois passos. O Personal Locker pode ser baixado a partir do controle de conta do usuário dentro do site do McAfee: basta fazer login e solicitar um link de download. Mas o Personal Locker exige câmera e microfone para funcionar, sendo compatível apenas com iOS, Android e Windows 8 ou superior (não há versão para Mac no momento).

Nossa opinião

O antivírus tem boa performance na detecção de ameaças, a proteção em tempo real funciona bem e os recursos adicionais, como possibilidade de instalação em dispositivos iOS, Android e Mac, acesso ao gerenciador de passwords Intel TrueKey e ao Personal Locker tornam o LiveSafe da McAfee uma opção competitiva entre os antivírus pagos de destaque na atualidade.

O bom repertório de funcionalidades do antivírus se explica pelo fato de que o LiveSafe funciona como uma coletânea, que engloba McAfee AntiVirus Plus, Total Protection e Internet Security em um único produto, dando ao usuário acesso a extras, como o TrueKey e o Personal Locker.

Testes da AV-Test, entidade que realiza exames criteriosos sobre a performance dos antivírus no mercado, considera o McAfee entre as melhores alternativas disponíveis: o motor de busca de infecções da ferramenta atinge pontuações equiparáveis de rivais de peso, como Avira, Kaspersky e Bitdefender.

Outro ponto positivo para interessados no McAfee é que a licença, que permite instalação em um conjunto de outros dispositivos, é ilimitada: não há limite de número de aparelhos em que você pode aplicar o LiveSafe.

Embora tenha melhorado bastante depois da aquisição da Intel, a interface ainda fica atrás das alternativas disponíveis – tanto entre antivírus pagos quanto aos gratuitos. Incomoda também a relativa desorganização do McAfee para condensar todos os múltiplos recursos em uma única plataforma: para usar o Personal Locker, por exemplo, o usuário precisa logar na sua conta da McAfee para gerar um link de download e, aí sim, instalar o McAfee Central no computador ou celular para, enfim, configurar o Personal Locker.

Não seria estranho, por exemplo, que uma boa parte dos usuários simplesmente desconhecesse as possibilidades de armazenamento seguro na nuvem simplesmente porque o LiveSafe não menciona a ferramenta em lugar nenhum. Toda essa confusão não chega perto da lentidão das versões antigas do McAfee Security Center, de antes da aquisição da Intel.

Por mais que seja um bom antivírus por R$ 148, o McAfee LiveSafe não tem vida fácil, já que compete num cenário em que o consumidor tem opções de segurança que são gratuitas e oferecem bons níveis de proteção e performance. Uma forma de descobrir se um eventual investimento no LiveSafe é justificável é baixar a versão de avaliação da suíte, que oferece todos os recursos de forma gratuita, pelo período de 30 dias.

Prós
  • O McAfee LiveSafe é uma das suítes de segurança mais completas da atualidade
  • Personal Locker e TrueKey são ferramentas bem interessantes
  • Assinatura dá direito a instalação ilimitada em vários dispositivos
Contras
  • Preço afasta quem procura apenas um bom antivírus
  • Personal Locker devia ser mais integrado ao LiveSafe
  • Não há recurso de pasta criptografada local

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

McAfee, Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O antivírus tem boa performance na detecção de ameaças, a proteção em tempo real funciona bem e os recursos adicionais, como possibilidade de instalação em dispositivos iOS, Android e Mac, acesso ao gerenciador de passwords Intel TrueKey e ao Personal Locker tornam o LiveSafe da McAfee uma opção competitiva entre os antivírus pagos de destaque na atualidade.

Opinião dos usuários

Fórum

McAfee LiveSafe

Você ficou com alguma dúvida sobre Antivírus ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antivírus