Microsoft Minesweeper

Microsoft Minesweeper

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Microsoft Minesweeper, o campo minado com efeitos supreendentes

Raquel Freire
por Raquel Freire em 04/11/2013 11h08

Microsoft Minesweeper é o tradicional jogo Campo Minado para Windows 8. Na versão mais recente do sistema operacional, o game foi deixado de fora, mas a Microsoft desenvolveu uma edição para download gratuita, com efeitos e layout adaptados ao novo esquema gráfico.

O game tem quatro níveis de dificuldade: iniciante, com grade de 9×9 e dez minas; intermediário, cuja grade de 16×16 quadrados esconde 40 minas; avançado, com tamanho de 16×30 e 99 minas; e personalizado, no qual o usuário pode definir número de campos na altura, largura e quantidade de bombas. Neste esquema clássico, houve um upgrade nas animações e sons, mas a dinâmica, essencialmente lógico-matemática, permanece inalterada.

A grande diferença nesta versão são os modos “Aventura” e “Desafios Diários”. O primeiro consiste em um jogo de fases, que segue a lógica do campo minado mas com muitos outros atrativos. O jogador precisa atravessar o campo de uma ponta a outra, enfrentando uma série de desafios além das bombas. Monstros, paredes de pedra e animais perigosos estão pelo caminho, assim como tesouros, ferramentas e vidas extras.

Alguns itens vão para a fase seguinte, mas outros só valem durante a etapa corrente. Mais do que simplesmente não esbarrar em minas, o modo “Aventura” traz como objetivo ganhar pontos e premiações. O visual inspirado em filmes de caça ao tesouro, tipo Indiana Jones, dá uma graça a mais ao game.

Integração com Xbox

O modo “Desafios Diários” requer conexão com Xbox. Nele, o usuário recebe desafios todo dia, devendo completar determinado número de tarefas dentro do período de um mês para ganhar emblemas e competir com os amigos. Ao fazer a integração com o console, o jogador pode acompanhar as estatísticas das partidas, postar pontuações elevadas nos “Placares de Líderes” e obter conquistas.

Editando preferências

Configurar o Microsoft Minesweeper é bastante fácil. No canto inferior esquerdo da tela fica localizado o menu principal, que dá acesso a três janelas: fazer upgrade para conta premium, tutorial de como jogar e opções de jogo. Entrando na última, é possível editar características como alertas sonoros, animações, visualização de cronômetro e uso dos pontos de interrogação, entre outras, assim como restaurar as configurações e estatísticas.

O game é gratuito, mas é possível fazer upgrade para uma conta premium. A versão é livre de anúncios, dá mais moedas por completar desafios diários e proporciona reforços para os jogos no modo Aventura.

Se você tem Windows 8, faça o download do Microsoft Minesweeper e tenha a nova versão do Campo Minado em sua máquina!

Nossa opinião

Quem gosta de Campo Minado tem tudo para amar a nova versão do Microsoft Minesweeper. O modo clássico recebeu melhorias na medida certa, sem descaracterizar o jogo nem deixá-lo menos intuitivo. Os efeitos sonoros também mudaram sem que houvesse excessos, e justamente por isso os upgrades merecem elogios. A inclusão de um esquema visual alternativo, o tema jardim, foi muito bem vinda e trouxe leveza ao game.

Em termos de layout, o único problema é com a barra superior que ensina ao usuário a movimentar o tabuleiro. Quando o jogo é executado em dispositivo sem mouse, ela não some, dificultando muito a visualização do número de bombas restantes e do cronômetro nos níveis intermediário e avançado. E isso configura um problema grave de jogabilidade, porque saber a quantidade de minas que restam interfere diretamente nas jogadas.

O grande destaque desta versão está no modo Aventura. Ele consegue conciliar perfeitamente a dinâmica das fases com a graça do jogo de raciocínio, além de apresentar boa curva de evolução a cada etapa. As dificuldades apresentadas pelos monstros e outros obstáculos são mínimas – neste sentido, houve certa timidez da Microsoft em exigir um pouco mais do jogador -, mas a simples existência deles diverte.

A integração com Xbox também foi acertada, e os desafios diários entretêm bastante. O compartilhamento por meio de e-mail e SkyDrive também é legal, mas não ter opção das redes sociais mais populares deixa a funcionalidade menos útil.

Com poucas ressalvas e muitos acertos, o Microsoft Minesweeper para Windows 8 consegue agradar antigos jogadores e atrair novos. É sem dúvida um ótimo título para quem adora joguinhos de lógica e garante algumas horas de diversão.

Prós
  • Gratuito
  • Efeitos gráficos e sonoros atrativos
  • Fácil de usar
  • Movo aventura inovador
  • Integração com Xbox
Contras
  • Erro na barra de tutorial em dispositivos sem mouse
  • Não compartilha com Facebook ou Google+

Fotos

De Super Mario Bros. a Slender, conheça as melhores versões acessíveis para deficientes visuais de jogos tradicionais
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

Quem gosta de Campo Minado tem tudo para amar a nova versão do Microsoft Minesweeper. O modo clássico recebeu melhorias na medida certa, sem descaracterizar o jogo nem deixá-lo menos intuitivo. Os efeitos sonoros também mudaram sem que houvesse excessos, e justamente por isso os upgrades merecem elogios. A inclusão de um esquema visual alternativo, o tema jardim, foi muito bem vinda e trouxe leveza ao game.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de raciocínio ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de raciocínio