Multibeast

Multibeast

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Desenvolva o seu próprio Mac customizado com Multibeast

Felipe Velloso
por Felipe Velloso em 20/09/2013 16h52

Multibeast é um programa utilizado para a criação de computadores popularmente conhecidos como “Hackintosh”, juntando diferentes peças de PC para rodar o sistema operacional OSX. Desta maneira, você poderá criar o seu computador nas configurações desejadas por você (normalmente a um preço mais acessível) e ainda ter acesso ao sistema da Apple como se estivesse utilizando um verdadeiro Mac.

MultiBeast é uma solução necessária que deverá ser rodada logo após a instalação do OSX em sua máquina, permitindo que você dê boot em seu computador a partir de seu disco rígido. Ele contém duas formas diferentes de instalação “EasyBeast e User DSDT, ademais o programa também inclui diversas utilidades para sistema como recriar dados em caches, reparar permissões além de uma coleção completa de drivers, boot loaders, boot time config files e outros softwares úteis para o seu Hackintosh.

O programa vem em duas versões diferentes criadas especificamente para solucionar problemas ligados ao DSDT da sua máquina. Para os que não sabem, DSDT significa Differentiated System Description Table e é a principal tabela ACPI dentro da BIOS de determinado computador, sendo vital na hora de definir as interfaces entre arquivos ACPI do sistema operacional com o firmware apropriado.

A primeira versão do MultiBeast, conhecida como Easybeast, foi criada livre de aplicações DSDT, para qualquer sistema Intel Core ou Core2. Ela instala todos os arquivos essenciais para permitir que eu computador dê boots a partir do disco rígido. Funções de áudio, gráficos e rede devem ser habilitadas separadamente.

UserDSDT é o nome da segunda solução de instalação, funcionando de maneira minimalista em uma DSDT pré-editada. Coloque o arquivo DSDT.aml no desktop antes de começar a instalação, e deixe-o completar a operação.

Após a instalação do MultiBeast, você poderá opcionalmente instalar os demais drivers dentro da aba “Advanced Options” escolhendo itens como ethernet, som, gráficos e etc… Certifique-se de ler toda documentação fornecida por cada opção de instalação.

Nossa opinião

O Multibeast é um programa que é muito claro e simples quanto as tarefas que ele pode realizar. Apesar disso, instalar um sistema customizado nunca é uma tarefa fácil e erros de compatibilidade poderão destruir os seus planos de criação de um Hackintosh. Verifique previamente as configurações do seu hardware antes de instalar o programa e siga as indicações fornecidas pelo próprio Multibeast que você não terá problemas.

O Multibeast é um programa para usuários avançados que tenham o objetivo de criar um Hackintsoh, isto é, instalar um sistema operacional de um Mac em componentes comprados e montados pelo próprio usuário. Para que a criação desta máquina seja bem-sucedida, é necessário usar o Multibeast para criar uma nova ferramenta de boot, bem como instalar os diversos drivers necessários à instalação deste novo sistema.

Dado a especificidade deste programa, é muito difícil avaliá-lo de maneira crítica, já que ele é atualmente o único software do mercado que cumpre esta função, seja ela bem ou mal executada. De toda forma, dada a complexidade da operação, o Multibeast até é bem intuitivo e fácil de ser usado, com menus claros e um manual que explica bem suas capacidades e limitações.

A parte mais complicada na hora de criar um Hackintosh, ocorre justamente antes da utilização do Multibeast (fazendo parte dos problemas ligados ao iBoot), que serve mais para finalizar a instalação e dar melhor segurança ao novo sistema. Ainda sim, se você encontrar problemas de compatibilidade mais graves, ou se você tentar usar o Multibeast em hardwares que ainda não tiveram sua compatibilidade testada pelo programa, as chances são de você ter muita dor de cabeça e será obrigado a suar a camisa para resolver qualquer destes problemas.

 

Prós
  • Programa Simples e fácil de usar
  • Manual e explicações in-software claras e prestativas
  • Grande comunidade de usuários para lhe ajudar a resolver problemas
Contras
  • É um programa útil para um pequeno grupo de pessoas
  • Só existe ele como opção, o que dificulta na hora de criticá-lo
  • Tem muitos problemas de incompatibilidade com vários hardwares.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Tonymacx86

Lançamento

20/09/2013

Versão

4.2.1

Nossa Opinião

NOTA tt
6.5

O Multibeast é um programa que é muito claro e simples quanto as tarefas que ele pode realizar. Apesar disso, instalar um sistema customizado nunca é uma tarefa fácil e erros de compatibilidade poderão destruir os seus planos de criação de um Hackintosh. Verifique previamente as configurações do seu hardware antes de instalar o programa e siga as indicações fornecidas pelo próprio Multibeast que você não terá problemas.

Opinião dos usuários

Fórum

Multibeast

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais