Microsoft .NET Framework

Microsoft .NET Framework

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe .Net Framework, plataforma da Microsoft para executar aplicações

Henrique Duarte
por Henrique Duarte em 19/07/2013 12h00

O Microsoft .NET Framework é uma plataforma de desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Por ser multiplataforma, um código .NET pode funcionar corretamente em qualquer plataforma que suporte a linguagem.

A profunda ineração da LinQ - Cria projeções de dados SQL, XMLE data sets usando a mesma sintaxe - permite mais compatibilidade com navegadores mais popolures.

As mudanças feitas no Windows Presentation Foundation trouxeram mais qualidade para imagens e turbinaram a velocidade do PC, além de permitirem um novo controle para o web browser. O server é um conjunto de tecnologia que melhora o desempenho dos aplicativos e incrementa experiência do usuário com a internet.

Entretanto, sua importância vai além da programação, sendo o pacote necessário na execução de diversos conteúdos para o sistema operacional Windows, como jogos e, cada vez mais, páginas da web.

Por isso, independente de você ser programador ou não, é importante manter esse pacote de dados sempre atualizado para desfrutar do que há de novo no mundo de aplicativos e páginas da web.

Cabe lembrar que a versão 4.5 só está disponível para usuários do Windows 7 pra cima.

Nossa opinião

Mesmo quem não é desenvolvedor de software precisa ter o .NET Framework em seu computador. Assim, ao mesmo tempo que ele permite a execução de vários aplicativos necessários aos usuários, ele cria uma dependência incomum em outros sistemas operacionais.

Um ponto negativo das versões do .NET é que ele cria várias entradas na opção “Adicionar/Remover programas” do painel de controle. Isso não seria incomodo alguns se fosse possível desinstalar as versões anteriores sem problemas, o que não ocorre. Isso termina aumentando tanto a lista de aplicativos, como a quantidade de arquivos (que ninguém sabe onde ficam) dentro do disco.

Depois de instalado o .NET pode ser usado sem grandes complicações. Ele nem será mais percebido, a não ser que o usuário execute um programa que exija um runtime de uma versão superior. Nessa situação, o programa apenas sugere que seja feita a instalação da versão mais recente do Framework.

Mesmo sabendo da importância desse pacote, pois atualmente ele é um software essencial, não se pode negar que as maiores dificuldade para colocar o .NET em um computador são duas: primeiro, o instalador baixa um arquivo muito grande e segundo, ele ocupara mais espaço ainda depois de instalado.

A grande vantagem depois que se instala esse framework é que as mensagens de erro vindas de programas que precisam dele, praticamente desaparecem. Como cada dia mais desenvolvedores adotam essa plataforma, ele se torna um componente obrigatório.

Prós
  • Fácil de mexer
  • Muito útil
  • Aumenta a compatibilidade entre linguagens
Contras
  • Crianção de entradas
  • Pode apresentar falhas de segurança
  • Fragmenta-se em diversos programas, dificultando sua organização
  • Ocupa um espaço relativamente grande no HD.

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Lançamento

07/05/2014

Versão

4.5.2

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

Mesmo quem não é desenvolvedor de software precisa ter o .NET Framework em seu computador. Assim, ao mesmo tempo que ele permite a execução de vários aplicativos necessários aos usuários, ele cria uma dependência incomum em outros sistemas operacionais.

Opinião dos usuários

Fórum

Microsoft .NET Framework

Você ficou com alguma dúvida sobre Programações ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Programações