Orkut

Orkut

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Orkut encerra período para recuperar fotos e fica offline

Melissa Cruz Cossetti
por Melissa Cruz Cossetti em 08/08/2017 17h20

O Orkut foi uma rede social do Google, criada pelo então engenheiro da empresa Orkut Büyükkökten. Baseada em comunidades, perfil pessoal, fotos e mensagens de mural (scraps e depoimentos), a plataforma fez grande sucesso no Brasil. Desde sua criação em 2004, o site tinha mais de 50% dos usuários no Brasil, outros 20% na Índia, 17% nos Estados Unidos e o restante espalhado pelo mundo. Com o passar dos anos, a rede social perdeu o encanto. Os últimos membros se concentravam no Brasil e na Índia.

Mesmo sob protestos e abaixo assinado, a decisão partiu o coração dos brasileiros. O Orkut acabou e foi desativado no dia 30 de setembro de 2014.

Com o fim da rede social, o Google liberou um Arquivo de Comunidades com 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Mais tarde, esse arquivo também foi colocado offline. Atualmente, não é mais possível pesquisar nesse arquivo de comunidades.

Como recuperar as fotos do Orkut?

Não é mais possível baixar scraps, fotos, dados de perfil e outros detalhes do Orkut. Era preciso usar o Google Takeout até setembro de 2016. Recuperar suas fotos não era difícil e, provavelmente, os usuários fizeram backup em algum momento e podem ter esses arquivos no e-mail ou no próprio computador. 

aplicativo que importava fotos do Orkut para o Google+ também não funciona mais. O usuário pode ainda ter salvo todo o conteúdo do seu Orkut na nuvem: saiba como checar se os dados estão no seu Google Drive. Caso você não tenha feito backup, não tem mais volta. Os arquivos foram perdidos.

Adeus, Orkut

A plataforma do Google permitia criar e aceitar pedidos de amizade, checar datas de aniversário, enviar os famosos ‘scraps’, ou recados, postar fotos e participar de comunidades. Outro recurso que fez muito sucesso na rede social foi o Buddypoke, boneco interativo que representava os sentimentos do usuário e seu perfil. O Ortkut também tinha suporte para GIFs, recurso que só chegou ao Facebook depois — e foi acusado de "orkutizar a rede social".

Olá, Hello

Com o fim da rede social, Orkut Buyukkokten, o fundador do Orkut, lançou a HelloA proposta é de que os usuários se reúnam para trocar ideias sobre as suas paixões e interesses, de forma divertida e única. A expectativa no Brasil é grande, já que o Orkut foi encerrado por aqui sob protestos dos usuários.

"Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não “Gostos”. Eu inventei a hello para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões", explicou. Meses depois, a plataforma, que só funciona no celular, ganhou novas comunidades "sem donos".

Curiosidades

O Orkut contava com mais de mil aplicativos para os usuários escolherem e usarem na rede social — como hoje se usa no Facebook — entre os mais populares estão o já citado BuddyPoke e também o jogo social Colheita Feliz, modalidade também conhecida como "fazendinha" na plataforma.

Em 2008, a rede social passou a contar com uma ferramenta para bate-papo integrada. Antes, já funcionava com o Google Talk, de forma paralela. O recurso também é muito popular no site de Mark Zuckerberg e deu origem ao famoso Facebook Messenger, que também virou um aplicativo para celular.

Linha do Tempo

2004 — 24 de janeiro: Orkut é lançado online como rede social.

2005 — 5 de abril: ganha versão em português.

2008 —1 de abril: altera temporariamente a logo para o Dia da mentira.

                             a marca trazia a palavra "yogurt", fazendo uma piada com o nome.


            — 7 de agosto: Brasil passa a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos. 
            — 20 de dezembro: implementa sugestões de amigos na página inicial.
            — 30 de dezembro: ganha tema de Ano Novo como acontece com os Doodles do Google.


2011 — 17 de Maio: o Orkut ganhou um novo logotipo após sete anos de existência e uma leve mudança no visual. Seguiu com a tag "beta". 

Nossa opinião

O Orkut chegou ao fim. No 30 de setembro de 2014, o Google encerrou as atividades da rede social que foi um fenômeno no Brasil. O serviço permitia criar e aceitar pedidos de amizade, checar datas de aniversário, enviar os famosos ‘scraps’, ver e enviar fotos, além de participar de comunidades. Quem ainda sente saudade do Orkut, pode usar o Orkuti, rede social brasileira inspirada na do Google, que mantém as mesmas funcionalidades e versão Android. 

 

Prós
  • Não é mais possível acessar o arquivo de Comunidades
  • Não é mais possível baixar fotos no Google Takeout
Contras
  • A plataforma encerrou de vez em setembro de 2016

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Célio Azevedo

20 de Outubro de 2015
Fora PT ladrão!
avatar

Célio Azevedo

20 de Outubro de 2015
Fora PT ladrão!
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Lançamento

08/08/2017

Nossa Opinião

NOTA tt
10

Opinião dos usuários

Fórum

Orkut

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais