Os dois ou o inglês maquinista

Os dois ou o inglês maquinista

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Os dois ou o inglês maquinista: leia a divertida peça de Martins Pena

Milena Pereira
por Milena Pereira em 26/08/2013 10h44

Os dois ou o inglês maquinista é uma peça teatral de comédia em um único ato feita pelo autor brasileiro Martins Pena (1815 - 1848), considerado o Molière do Brasil. Patrono da Academia Brasileira de Letras, a obra do autor é profundamente marcada pela ironia baseada nas graças e desventuras da sociedade brasileira e de suas instituições.

Feita em 1845, a peça é sobre os meias-caras, ou seja, os africanos que entraram no Brasil ilegalmente pelos barcos dos traficantes. Nela, a rivalidade entre os ingleses ( que faziam o cerco marítimo no Atlântico Sul) também é bastante explorada.

Embora pareça trabalhar uma questão pontual, a comédia possui uma visão global e muito crítica sobre os indíviduos, desde seus costumes rotineiros até a organização da sociedade e do Império. Com bastante ironia, Martins Pena leva a política e as regras sociais como o carro chefe de seu texto. A relação entre brasileiros e estrangeiros também é retratada na obra, assim como a busca pelos privilégios do governo.

Ao todo são retratados 11 personagens, com destaque para Gainer, o comerciante inglês; Negreiro, um traficante de escravos; e Mariquinha, menina pura e casta. A peça possui diálogos curtos e bem humorados, amarrados por um assunto de importância histórica nacional. Tudo isso faz com que "Os dois ou o inglês maquinista" seja uma obra de leitura obrigatória. Baixe e tenha uma fonte de reflexão e boas risadas!

Confira o resumo do livro Os dois ou o inglês maquinista no Educação e prepare-se para o vestibular e para a prova do Enem.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura