OS X Mavericks

OS X Mavericks

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

OS X Mavericks é grátis e traz novidades para computadores da Apple

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 22/10/2013 18h46

O OS X Mavericks é a versão 10.9 do sistema desktop da Apple que já está disponível e é grátis. Ele traz uma série de recursos que buscam diminuir o consumo de energia, melhorar o desempenho e tornar seu uso e o usuário mais produtivo. Com a chegada de alguns aplicativos que só existiam no iOS, o sistema está mais integrado a esse sistema e pode simplificar a vida de quem usar Macs e gadgets da Apple. Conheças as novidades do novo OS X Mavericks.

Timer Coalescing

O OS X Mavericks vêm com o recurso Timer Coalescing. Ele agrupa operações menos complexas, e cria pequenos períodos de tempo. Com isso, faz com que a CPU economize energia. Com a atividade reduzida, o consumo de energia é bem menor e, além disso, esses pequenos períodos são imperceptíveis para o usuário e o resultado disso tudo é que o sistema passa a usar a energia com mais eficiência, sem comprometer o desempenho.

App Nap

Além do Timer Coalescing, o Mavericks traz o App Nap. Esse recurso ajuda a economizar energia quando você estiver trabalhando com vários apps ao mesmo tempo. Ele reconhece aplicativos que estão completamente oculto por outras janelas e que não estão em ação (tocando música, baixando arquivos ou checando e-mails, por exemplo). Baseado nisso, ele reduz a velocidade de processamento desses apps e assim que você começa a usá-los novamente, ele volta a funcionar a toda velocidade.

Tudo funciona discretamente e você nem vai perceber que esse processo aconteceu. O recurso também funciona da mesma maneira com as abas do Safari.

Memória comprimida

Para economizar memória RAM, o OS X pode ajustar a memória ativa, comprimindo algumas informações que não estão sendo usadas. Funciona assim: quando o Mac se aproxima da utilização da capacidade máxima de memória, ele compacta os dados de aplicativos inativos automaticamente, deixando mais memória disponível.

Economizador de energia do Safari

Um dos maiores vilões no consumo de energia para quem navega na Internet é a exibição de animações usando plug-ins, pois eles consomem muita energia e podem diminuir a duração da bateria. O novo recurso Economizador de Energia do Safari sabe distinguir o que você quer ver e o que você não quer. Assim, se o conteúdo estiver em destaque, ele é reproduzido como sempre. Caso contrário, o Economizador de Energia do Safari dá uma pausa. Você verá uma visualização estática que só será executada quando você clicar nela.

iTunes com reprodução HD

O mecanismo de reprodução de vídeo do OS X Mavericks melhora a eficiência no consumo de energia da reprodução de vídeo com resolução HD no iTunes. Ele aproveita melhor o hardware gráfico do Mac e consegue reduzir a frequência do acesso ao disco. Com isso, você pode assistir programas em HD e filmes em tela cheia no iTunes, mesmo que o computador não esteja ligado na tomada.

Abas e tags no Finder

O Finder recebeu algumas melhorias no novo sistema, as duas principais são o uso de abas, que facilita a visualização e transferência de arquivos entre pastas diferentes e o recurso que permite adicionar tags (etiquetas) em documentos armazenados no computador ou na nuvem do iCloud, o que facilita a organização e a procura de documentos.

iBooks

Assim como outros programas presentes no iOS, o iBooks ganhou uma versão para OS X. Por conta disso, tudo que você faz no seu gadget, também pode fazer no Mavericks ao sincronizar sua conta Apple. Você passa a ter seus livros no computador, pode fazer e ver anotações e também pode começar a ler um livro no iPhone ou iPad e depois continuar no Mac.

Apple Maps

Quem também acabou de chegar ao OS X foi o Apple Maps. Com ele você pode explorar o mundo e obter informações sobre pontos de interesse locais, como restaurantes e hotéis. Ele traz navegação 3D e integração com rotas visualizadas no smartphone. E agora os mapas são integrados ao Mail, ao Contatos e ao Calendário. Assim, sempre que você vir um endereço, pode visualizá-lo em um mapa com facilidade.

Calendar

O calendário teve seu visual todo repaginado. Agora com rolagem contínua, você pode passar pelas semanas e meses, visualizando a última metade de um mês e a primeira metade do outro. Com o Inspetor de Eventos você recebe sugestões de endereços e a amostra da localização de eventos no mapa. Além disso, ele calcula o tempo do deslocamento e mostra a previsão do tempo na data marcada. Usando o Apple Maps, você pode ver rapidamente para onde ir, quanto tempo levará para chegar lá e, se precisa levar um guarda-chuva.

Segurança

O recurso chaves do iCloud reúne senhas de diversos serviços, armazenando nomes de usuário e senhas de sites em diversos dispositivos com criptografia AES de 256 bits e preenchem informações automaticamente, permitindo o login por meio de um único local. Com ele também é possível também guardar informações de cartão de crédito para pagamentos online. O recurso vem comum gerador de senha que sugere senhas únicas e difíceis de adivinhar.

Notificações

Tudo que é bom e funciona está sendo levado do iOS para o OS X, e o Notificações é um desses recursos que está chegando e ficando cada dia melhor. Com as Notificações, você fica por dentro do que acontece e mais, você resolva tudo sem sair do app em que está. Você pode responder a uma chamada com vídeo do FaceTime, a uma mensagem ou excluir um e-mail diretamente de uma notificação. Você também pode fazer assinaturas em seus sites preferidos para receber notícias e outras informações, mesmo se o Safari não estiver aberto. Para completar, se sair de perto do seu Mac, quando você voltar vai encontrar um resumo de todas as notificações que chegaram nesse meio tempo.

Múltiplos monitores

Agora você pode aproveitar todos os monitores conectados ao seu Mac. Não há mais monitor primário e secundário. Nessa versão do sistema, cada um tem sua própria barra de menu e o Dock está disponível na tela em que você estiver trabalhando. Com isso, você pode executar um app em tela cheia em cada um ou ter várias janelas de apps em execução em qualquer monitor. Também é possível exibir uma área de trabalho em um monitor e um aplicativo em tela cheia no outro.

Para facilitar o gerenciamento de tudo isso, você pode usar o Mission Control. Com ele fica fácil levar o que você quer para onde quiser. Você pode, por exemplo, levar tudo para o outro lado da sala, usando o AirPlay e a Apple TV, podendo transformar sua TV HD em um monitor sem fios.

Não perca tempo e aproveite para atualizar seu OS X, é só baixar OS X Mavericks grátis para Mac.

Nossa opinião

Diferente do que tem acontecidos em alguns sistemas operacionais, não há nenhuma grande mudança nessa versão do OS X. A Apple está empenhada em melhorar o sistema e aumentar a integração com o iOS. Tudo isso é bastante positivo, pois demonstra a preocupação da empresa em levar um sistema cada dia mais completo aos seus usuários, ao mesmo tempo que unifica a experiência entre seus dispositivos.

Isso não significa que não exista novos recursos nessa versão. Muito pelo contrário: no topo da lista estão as adições de Mapas e iBooks - dois aplicativos vindos diretamente do iOS. Essa migração de apps do sistema móvel para o OS X, até o momento, tem sido muito positiva. Um das melhores novidades foram os acréscimos feitos no Finder, principalmente o recurso de tags e abas. Eles ajudam muito a organizar melhor os desktops e também dão uma repaginada no recurso, que até então, era bem inferior em relação aos gerenciadores de arquivos de outros sistemas.

O foco do OS X Mavericks é a economia de energia e boa parte dos recursos inovadores voltados para essa tarefa fazem seu trabalho sem precisar da intervenção do usuário. Desses, o app Nap é o único que pode atrapalhar um pouco, mas o sistema permite que você escolha por não usá-lo em um determinado programa. Embora seja preciso fazer isso em cada aplicativo, ao menos, é possível resolver a situação.

O suporte a múltiplos monitores não é um recurso novo em sistemas operacionais, mas no OS X ele tem sido muito comentado. A função torna possível aproveitar ao máximo o uso de várias telas, fornecendo um ambiente de trabalho totalmente independente em cada monitor, com sua própria barra de menu e dock,

Infelizmente, algumas funcionalidades mudaram de localização e comportamento, como as opções de acessibilidades, o que pode atrapalhar um pouco os primeiros momentos de uso do sistema. Outro problema do SO está no fato de o Mail ainda não estar funcionando tão bem integradi com contas do Gmail - o que é muito ruim, pois parecia que dessa vez a Apple finalmente iria deixar o app pronto para lidar com o e-mail do Google.

Prós
  • Boas melhorias no sistema
  • Continua aumentando a integração com o iOS
  • Recebeu Mapas e iBooks
  • Finder aprimorado com tags e abas
  • Bons e personalizáveis recursos de economia de energia
  • Gratuito
Contras
  • Mail ainda não está funcionando tão bem com contas do Gmail
  • Algumas funcionalidades mudaram de localização e comportamento

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

22/10/2013

Versão

10.9.3

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

Diferente do que tem acontecidos em alguns sistemas operacionais, não há nenhuma grande mudança nessa versão do OS X. A Apple está empenhada em melhorar o sistema e aumentar a integração com o iOS. Tudo isso é bastante positivo, pois demonstra a preocupação da empresa em levar um sistema cada dia mais completo aos seus usuários, ao mesmo tempo que unifica a experiência entre seus dispositivos.

Opinião dos usuários

Fórum

OS X Mavericks

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais