Outlook

Outlook

8.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Outlook: 'novo Hotmail' é o serviço de email da Microsoft

TechTudo
por TechTudo em 01/03/2016 10h12

O Outlook.com é o serviço de email online desenvolvido pela Microsoft, que possui aplicativo para iOS e Android. Antes o serviço era conhecido como Hotmail, mas mudou de nome e de visual. O modo de entrar no Outlook não mudou com essa alteração e, é possível fazer o login com o mesmo do antigo webmail. Assim como qualquer produto do gênero, ele permite enviar e receber mensagens eletrônicas, mas tem como destaque o acesso rápido a outros aplicações online criados pela gigante de software. Use no navegador  ou faça o download do app do Outlook.com no celular, saiba mais sobre todas as versões.

O serviço é diferente do Outlook 2016, antigo Outlook Express, que é um software que pertence ao pacote Office 365, com outros recursos e finalidade. O Outlook 2016 é uma atualização do software, que já passou pelas versões Outlook 2010, 2013, 2007.

Versão para Android e iOS

O aplicativo Outlook.com é uma excelente solução para quem quer ter todas as suas contas de e-mail acessíveis em apenas um lugar, com uma divisão clara, sem confundir os serviços. E quem usa uma conta do Outlook, tem uma ferramenta decente para dispositivos móveis. O serviço é um bom concorrente do Gmail, desenvolvido pelo Google. O design tem uma semelhança com o Gmail que impressiona. Isso é bom para o usuário, que diminui o tempo de aprendizado. Sem dúvida, ele é realmente intuitivo. Qualquer pessoa que já usou serviço de e-mail no celular terá enorme tranquilidade.

Nossa opinião

Baseado em outro produto da Microsoft, o Windows 8, o Microsoft Outlook é apresentado ao mercado com muitas melhorias em comparação ao seu antecessor, o Hotmail. Entre elas, destaque para filtragem de spam que é realmente muito precisa e também para a capacidade de armazenar arquivos grandes através do OneDrive.

A caixa de entrada foi projetada para o melhor aproveitamento da experiência do usuário. Ao integrá-lo às suas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn), as últimas publicações dos contatos irão aparecer ao ler seus e-mails. Isso dá a chance de ter mais conteúdo para retornar a mensagem para eles.

Algo que faz falta mas também não chega a comprometer o produto, é a pouca possibilidade de personalização da interface, com escolha de temas de fundo. Porém, sua apresentação é muito satisfatória. A versão gratuita apresenta banners de propaganda, que podem desagradar aos mais exigentes.

Outro recurso oferecido pelo software que facilita muito quem utiliza outros serviços é a possibilidade de adicionar outras caixas, como a de Gmail ou de servidores Exchange. Assim, você pode ler e responder as mensagens de todas as contas, agrupando todas suas caixas em uma única interface. Vale a pena baixar Outlook!

Já o aplicativo Android e iOS tem um visual minimalista, o aplicativo é leve e roda suavemente. Durante nosso testes, usando o Moto X 2014 e o iPad mini de primeira geração, em nenhum momento ele apresentou lentidões ou travamento.

Mas, nem tudo são flores neste aspecto. Alguns textos não se adaptam ao formato de tela, criando uma barra de rolagem horizontal que quebra o design, no caso das telas de smartphones, que são menores que dos tablets, claro.

Algumas escolhas de usabilidade não foram felizes. Ao entrar na caixa de entrada, o app divide os emails recebidos entre “Prioritário” e “Outros”. Deste modo, não há como ver todas as mensagens juntas em uma linha cronologicamente organizada. Felizmente, há uma opção nas configurações do app que “desliga” esta pasta prioritária.

Porém, depois disso, não há como ver em destaque quais são as mensagens mais importantes. Não foi encontrado um meio termo, onde é possível ver as mensagens prioritárias separadamente, e ao mesmo tempo visualizar todos os emails juntos.

Em nossos testes, detectamos um bug bizarro. Ao apagar uma conversa, aparece na parte de baixo uma opção para voltar atrás, e recuperar a mensagem deletada. Até aí tudo bem. Entretanto, ao tocar nessa opção, o tal email não retorna para a tela. Para que ele apareça novamente, é necessário trocar de pasta e voltar para a “Caixa de Entrada” novamente.

Outro recurso interessante do Microsoft Outlook é que ele cria uma pasta separada para que os arquivos anexados, ou do OneDrive, possam ser visualizados facilmente, sem se misturar aos textos das mensagens. Parabéns aos desenvolvedores por essa decisão de usabilidade. Aliás, também é possível inserir uma conta do Dropbox para acessar pelo aplicativo.

Prós
  • Interface simples
  • Variedade de imagens e ilustrações
  • Conteúdo organizado em categorias
  • Possibilidade de recuperar mensagens apagadas
Contras
  • Pouca possibilidade de personalização da interface
  • Não possui acesso IMAP
  • Publicidade na versão gratuita

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Lançamento

17/07/2013

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

Baseado em outro produto da Microsoft, o Windows 8, o Microsoft Outlook é apresentado ao mercado com muitas melhorias em comparação ao seu antecessor, o Hotmail. Entre elas, destaque para filtragem de spam que é realmente muito precisa e também para a capacidade de armazenar arquivos grandes através do OneDrive.

Opinião dos usuários

Fórum

Outlook

Você ficou com alguma dúvida sobre E-mails ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-mails