Pai contra mãe

Pai contra mãe

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Leia Pai contra mãe, um clássico realista de Machado de Assis

Daniel Ribeiro
por Daniel Ribeiro em 02/08/2013 14h33

Pai contra mãe é um conto escrito por Machado de Assis, publicado em 1906,  com fortes tendências realistas e que aborda o tema da escravidão no Brasil.

Narrado em terceira pessoa, a obra expõe a pobreza e a miséria do Rio de Janeiro durante o Império, contando o drama da história de Cândido Neves, um caçador de escravos fugidos. Com este cenário macabro e seu protagonista sombrio, o autor consegue mostrar todas sua genialidade fazendo uma profunda crítica social e moral do país.

Curto, mas extremamente interessante e perspicaz, este conto é um ótimo exemplo do porque Machado de Assis precisa ser lido pelos que o desconhecem e relido pelos seus fãs.

Como funciona

Pai contra mãe apresenta o lado sinistro da capital carioca durante o século XIX, em fins do Segundo Império. Enfrentando graves dificuldades financeiras, Cândido, o protagonista do conto, é um caçador de escravos fugidos que tem sofrido cada vez mais com a escassez de serviços.

Quando está prestes a abandonar seu filho recém nascido na Roda dos Enjeitados para que ele não morresse de fome, o caçador encontra uma escrava grávida que fugiu para que sua criança nascesse em liberdade. Desenvolvendo esta premissa, Machado de Assis mostra o drama da miséria humana, analisando conflitos éticos e morais através dos perfis psicológicos de seus personagens e de uma forte crítica social.

O conto está em domínio público e o seu texto integral está disponível gratuitamente. Baixe Pai contra mãe e acesse o conteúdo de forma fácil em computadores ou dispositivos móveis, ou visualize-o no formato PDF.

Confira o resumo do livro Pai contra mãe no Educação e prepare-se para o vestibular e para a prova do Enem.

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura