Papel de Parede: Roberto Carlos

Papel de Parede: Roberto Carlos

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

O Rei Roberto Carlos, agora em seu desktop

TechTudo
por TechTudo em 13/07/2010 17h39

O cantor e compositor, Roberto Carlos Braga, conhecido como Roberto Carlos ou ainda Rei Roberto Carlos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim no dia 19 de abril de 1941. Ao longo de sua brilhante trajetória, vendeu mais de 120 milhões de álbuns, colecionando prêmios e fãs por todo o mundo. Hoje, é o artista latino-americano com maior número de discos vendidos e um dos maiores representantes da música brasileira de todos os tempos.

Infância

Nascido no interior do Espírito Santo, Roberto Carlos é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Dona Laura Moreira Braga. A família morava numa casa modesta no bairro do Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim. Os demais membros da família eram: Lauro Roberto Braga, Carlos Alberto Braga e Norma Moreira Braga, a qual Roberto Carlos carinhosamente chamava Norminha.

roberto carlos Apelidado na infância como “Zunga”, Roberto Carlos ainda criança aprendeu a tocar violão e piano. A princípio com sua mãe, e mais tarde no Conservatório Musical de Cachoeiro de Itapemirim. Seu ídolo na época era Bob Nelson, um artista brasileiro que cantava músicas country e vestia-se como cowboy.

Incentivado pela mãe, Roberto Carlos cantou pela primeira vez em um programa infantil na rádio de sua cidade, aos nove anos. A música era o bolero “Amor y más amor”, que se tornou sucesso na programação da rádio. Como prêmio do primeiro lugar na rádio, o Rei recebeu balas, fato que recordou anos depois e foi relatado na obra "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo.Roberto Carlos tornou-se assim presença assídua do programa todos os domingos.

Início da carreira

Na segunda metade dos anos cinqüenta, Roberto Carlos mudou-se para Niterói, no Rio de Janeiro. Seguindo a tendência da época, o jovem mergulhou no novo ritmo musical, o Rock, e passou a ouvir artistas como Elvis Presley, Bill Haley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry.

roberto carlos Em 1957, o colega de escola Arlênio Lívio, levou Roberto Carlos para conhecer um grupo de amigos que fazia reuniões na Rua do Matoso, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Lá conheceu Sebastião (TIM) Maia, Edson Trindade, José Roberto “China” e Wellington. Ao lado de Arlênio, Trindade e Wellington, Roberto Carlos formou seu primeiro conjunto musical, chamados “The Sputnicks”. Certa vez, precisou da letra de “Hound Dog”, e conheceu o grande fã de Elvis Presley daquela turma, Éramos (Carlos) Esteves. A figura, que se tornaria mais tarde o maior parceiro musical do rei, juntou-se ao grupo e com ele passou a se apresentar em vários clubes e festas da cidade.

A Jovem Guarda

O ano de 1960 foi o ano da Jovem Guarda. Roberto Carlos investiu no ritmo rock, a música jovem da época, e obteve um estrondoso sucesso. Lançou o hit “Splish Splash” em 1962, e ao lado do amigo Erasmo, compôs diversas canções que marcaram época. Músicas como “Parei na contramão”, “É Proibido Fumar” e “O Calhambeque” não saiam das rádios e nem da boca do povo.

wallpaper roberto carlos Em 1965, começou a apresentar um programa de TV, denominado Jovem Guarda, ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa. O programa popularizou ainda mais o movimento e consagrou o cantor, transformando-o em um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira.

Durante esse período, Roberto Carlos gravou diversos discos ao lado do grupo e individualmente, e participou de diversos shows de TV e festivais. Músicas como “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno”, “Eu Sou Terrível”, “Como é Grande o Meu Amor por Você” e “Por isso eu Corro Demais” marcaram a época.

roberto carlos No final dos anos 60, o estilo musical do Rei ganhou novos contornos. Os temas juvenis, típicos da Jovem Guarda, deram lugar a um estilo mais maduro e romântico. A mudança ficou evidente no álbum “Roberto Carlos” (1969). Entre os sucessos deste LP estão as canções “As Curvas da Estrada de Santos”, “Sua Estupidez” e “As Flores do Jardim da Nossa Casa”.

A fase romântica

papel de parede roberto carlos A década de 70 foi marcada pelo fim da Jovem Guarda e pela consolidação de Roberto Carlos como um dos principais intérpretes românticos do Brasil e do mundo. O cantor foi o artista brasileiro que mais vendeu discos no país. Muitas de suas músicas foram gravadas por artistas internacionais como Julio Iglesias, Caravelli e Ray Conniff.

Os principais sucessos do período foram “Ana”, “Vista a Roupa Meu Bem”, “Detalhes”, “Amada Amante”, “A Montanha”, “Rotina” e “Proposta”, “Café da Manhã”, “Cavalgada”, “Além do horizonte”, “Jesus Cristo”, que marcou a aproximação de Roberto Carlos com a religião, e “Lady Laura”, dedicada a mãe do cantor.

fase romantica roberto carlos Em 24 de dezembro de 1974, a Rede Globo exibiu um programa especial do cantor, e obteve um enorme índice de audiência. A partir daquele ano, o programa foi então veiculado anualmente, sempre no final do ano.

O reconhecimento internacional

Em 1981, Roberto Carlos gravou seu primeiro disco em inglês e fez diversos shows internacionais. Pouco mais tarde, lançou álbuns em espanhol, italiano e francês. No ano seguinte, recebeu da gravadora CBS o prêmio Globo de Cristal, destinado aos artistas que ultrapassam a marca dos 5 milhões de discos vendidos internacionalmente.

Em 1988, foi premiado com o Grammy de Melhor Cantor Latino-americano e um ano depois, atingiu o topo da parada latina da Billboard.

roberto carlos Hoje com mais de cinqüentas discos gravados e um mundo de fãs aos seus pés, o rei Roberto Carlos segue firme em sua trajetória, cantando, e encantando milhares de pessoas, no Brasil e no mundo.

Personalize seu PC

Se você é fã de Roberto Carlos, mostre como é grande o seu amor pelo Rei com os Papéis de Parede: Roberto Carlos. Uma homenagem a brilhante trajetória deste grande artista. São diversas imagens de todas as fases da carreira de Roberto Carlos na resolução de 1024x768 para personalizar o seu desktop. Escolha uma imagem e clique com o botão direito sobre ela para definir como papel de parede.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Desconhecido

Lançamento

13/07/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Papéis de parede ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Papéis de parede