A Pata da Gazela

A Pata da Gazela

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe e leia A Pata da Gazela, um clássico de José de Alencar

Daniel Ribeiro
por Daniel Ribeiro em 24/05/2013 09h48

A Pata da Gazela é um pequeno romance que narra um triângulo amoroso na alta sociedade brasileira, escrito por José de Alencar e publicado em 1870.

Em um pouco mais de 60 páginas, o célebre autor descreve a disputa de Horácio e Leopoldo pela conquista da bela e rica Amélia. Retratando de forma irônica a aristocracia carioca do século XIX, a obra é uma clara homenagem à fábula “O leão amoroso” de Jean de La Fontaine e no conto “A Cinderela”.

Com uma narrativa rápida, leve e de alta qualidade, este agradável livro é uma obra-prima que não pode deixar de ser lida.

Como funciona

Se passando no Rio de Janeiro durante o século XIX, capital do Império do Brasil, o romance A Pata da Gazela conta a rivalidade de Horácio e Leopoldo pelo amor da linda Amélia.

Enquanto um se apaixona ao ver a delicadeza de um par de botas da donzela, o outro passa a desejá-la ao ver seu sorriso e uma parte de seu rosto. A partir deste argumento, José de Alencar desenvolve a história indagando se o amor deve ser guiado pelo estético ou pela alma.

A obra, em domínio público, está disponibilizada gratuitamente em seu texto integral, revisado e diagramado por uma parceira entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura.

Acessando o endereço do site, é possível ler o livro por lá mesmo, podendo controlar o zoom da apresentação, copiar o romance para um arquivo de PDF para o seu computador, tablet ou smartphone, ou ainda imprimir todo o seu conteúdo ou somente determinadas páginas.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura