PhotoSuite

PhotoSuite

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça PhotoSuite: um editor de imagens com ferramentas avançadas

Marcela Vaz
por Marcela Vaz em 04/11/2013 10h01

O PhotoSuite é um poderoso editor de imagem para smartphones e tablets com o sistema operacional Android. O aplicativo tem ferramentas inspiradas no Photoshop e oferece recursos para editar com camadas, fazer montagem de fotos, adicionar filtros, escrever texto, mudar cores, selecionar partes e mudar a posição da imagem.

Ferramentas

O menu principal fica na lateral da tela e é acionado através do botão com o ícone do app. Nele, existem as opções para criar novo projeto (new), abrir projetos recentes (recent), salvar (save), salvar como (save as), importar imagem da galeria, Google Drive ou servidor do app (import), editar imagem capturada na hora com a câmera (capture), exportar em formato JPG (export) e compartilhar via e-mail e redes sociais (share).

Ao criar um novo projeto, você pode escolher as dimensões da folha e a cor do plano de fundo. A dimensão padrão é de uma folha A4, mas ela pode ser alterada para o tamanho que você quiser. O plano de fundo pode ser removido na interface de edição, ao selecionar a camada correspondente no menu inferior da tela.

É também no menu inferior que ficam algumas opções para adicionar filtros (f) à imagem e deixá-la, por exemplo, em preto e branco, mais iluminada, com bastante contraste entre as cores ou incrementar o visual com texturas, cores quentes e até mesmo um tom esverdeado, fazendo a pessoa da foto parecer o Hulk.

Além disso, os filtros ser selecionados no menu superior à direita, através de um simples botão, que contém também as opções de cortar, copiar, colar e preencher uma parte selecionada com a cor em evidência.

Como editar fotos

As imagens são dispostas no plano de fundo em camadas. Por isso, para fazer uma mudança em uma imagem específica, é preciso selecionar a camada correspondente.

Sendo assim, use o menu inferior e toque na fotografia em que deseja fazer alterações. Se houver muitas imagens na tela e isso prejudicar a edição, você pode abrir o menu de camadas e tocar no botão com ícone de olho para ocultar a visualização de uma ou mais camadas.

A seleção de uma parte específica da foto é feita através da ferramenta pontilhada que fica no menu lateral. Toque na imagem para efetivar a seleção. Com isso, você pode, por exemplo, preencher apenas a parte selecionada com uma cor diferente.

Para mudar a cor em evidência, toque nela e escolha um das opções que surgirem na tela. A ferramenta pincel (brush) serve para adicionar elementos decorativos à imagem, como estrelas, folhas etc.

Para girar, use a ferramenta de movimento, que é a primeira opção do menu lateral. Com a ferramenta selecionada, toque na fotografia e faça movimentos. Para somente mover a imagem para os lados, basta arrastá-la.

Para cortar a foto e eliminar partes indesejadas, use a ferramenta de corte (crop). Com o crop selecionado, toque nas laterais para selecionar apenas a parte que deve ser mantida.

Retorne ao menu principal pressionando o botão de seta no menu superior. Não se esqueça de confirmar o corte durante a mudança de tela.
A adição de texto à imagem é feita através da opção com ícone “T”, localizada no menu lateral. Toque-a e comece a escrever na caixa de texto. Arraste o texto para a parte da fotografia que desejar.

Para salvar o projeto em formato JPG, como uma foto, é preciso exportá-lo. As opções para salvar apenas armazenam o projeto no seu formato de edição. Os arquivos salvos e exportados são enviados para a galeria do aparelho. Baixe PhotoSuite e edite fotos no Android com alta qualidade!

Nossa opinião

PhotoSuite é um editor de imagem para Android que oferece várias ferramentas para você fazer correções e incrementar suas fotos. O usuário que conhece os recursos do Photoshop familiariza-se rapidamente com as ferramentas deste aplicativo.

Este app vai além das opções básicas de edição – como corte, copiar, colar, adicionar texto, fazer marcações e adicionar elementos decorativos, e disponibiliza filtros inspirados nos do Photoshop para você incrementar as fotografias. Além disso, o software trabalha com edição em camadas, o que facilita bastante o gerenciamento das imagens em uma fotomontagem, por exemplo.

A interface é totalmente voltada à boa usabilidade para o usuário. Os menus estão evidentes na tela e as ferramentas são claras, representadas por ícones. O editor amador pode encontrar alguma dificuldade na utilização das ferramentas, mas a página de download de PhotoSuite no TechTudo explica, em detalhes, a função de cada ferramenta. Além disso, o usuário acostumado ao Photoshop se identifica rapidamente com o aplicativo.

As ferramentas funcionam muito bem e cumprem com suas funções. Mesmo em uma tela restrita, como a de smartphones, é possível editar imagens. Em tablets, com tela de mais polegadas, a edição fica ainda mais prática. O compartilhamento da foto só pode ser feita através de serviços que leiam JPG, por isso não é possível compartilhar as imagens salvas como projeto.

Prós
  • Oferece várias ferramentas de edição
  • Ótima interface, focada na boa usabilidade para o usuário
Contras
  • Está em inglês

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Mobile Systems

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

PhotoSuite é um editor de imagem para Android que oferece várias ferramentas para você fazer correções e incrementar suas fotos. O usuário que conhece os recursos do Photoshop familiariza-se rapidamente com as ferramentas deste aplicativo.

Opinião dos usuários

Fórum

PhotoSuite

Você ficou com alguma dúvida sobre Editores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Editores